Uruguai, Chile e Equador definem seus campeões nacionais

Nacional, Santiago Morning e El Nacional se consagraram campeões neste final de semana recheado de futebol. As equipes chilena e equatoriana estarão na Libertadores 2020, em março, já a representante uruguaia garantiu vaga para a Libertadores 2021, em setembro.

Nacional campeão uruguaio após vencer o Fénix por 5×0

Neste domingo (20), o futebol feminino uruguaio conheceu o seu campeão de 2020: o Nacional, que conquistou seu quinto título após vencer o Fénix por 5×0 no Estádio Charrúa, com gols de Esperanza Pizarro (2x), Sofía Ferrada (2x) e Sabrina Soravilla

O Nacional não era campeão desde 2011, ano em que conquistou um bicampeonato, além disso, conseguiu impedir um tetracampeonato do seu maior rival, o Peñarol, que ficou com a vice. Apesar do título só vir na última rodada, a “grande final” aconteceu já na primeira rodada da segunda fase, quando o Nacional venceu o Peñarol por 2×0 e manteve a invencibilidade até o final do torneio.

Esse título foi consequência de um bom investimento feito pelo clube, que se tornou o primeiro uruguaio a firmar contratos profissionais com as suas jogadoras, um passo fundamental para a manutenção de um projeto competitivo. O time de Diego Testas jogou 13 partidas e venceu 12, empatando apenas na primeira rodada da primeira fase.

Esperanza Pizarro foi a artilheira do campeonato com 20 gols e brilhantes atuações, sendo escolhida também a craque do campeonato e se credenciando para jogar nos campos mundo afora. “Estou muito contente, foi um campeonato excelente, com todo o trabalho que se viu refletido no campo e como artilheira. O elenco trabalhou muito, tudo o que se viu foi treinado, e as companheiras deram tudo o que podiam de acordo com o planejamento de Diego (Testas)” disse a jogadora através de um vídeo na conta oficial do clube no Twitter.

O TRICAMPEONATO BOÊMIO

Santiago Morning é tricampeão chileno e garante vaga na Libertadores

O Santiago Morning segue mantendo sua hegemonia no futebol feminino chileno e levantou mais um caneco: o terceiro consecutivo. No Estádio Sausalito, as boêmias derrotaram a tradicional Universidad de Chile por 2×0 com direito a gol “de letra” de Yenny Acuña (16″). O segundo gol foi marcado por Karen Araya (86″), quando La U pressionava demais pelo empate e abriu um buraco em sua defesa.

As tricampeãs garantiram mais um título e a vaga na Libertadores 2020, que será jogada em março de 2021 na Argentina, sem grandes problemas, com 100% de aproveitamento e mostraram porque dominam o futebol chileno há 3 anos. Foram 7 vitórias na primeira fase, além de derrotarem o Colo-Colo nas semifinais. 

A treinadora Paula Navarro viu suas comandadas abrirem o placar em Viña del Mar logo aos 16 minutos, com Yenny Acuña, que recebeu a bola dentro da área na perna direita, que não é a boa, mas logo resolveu o problema com um belo arremate de letra que deixou a goleira sem defesa. Aos 86 minutos, Karen Araya chutou de fora da área, por cima da goleira e sacramentou a vitória.

EL NACIONAL, CAMPEÃO DA SUPERLIGA

El Nacional conquista seu primeiro título no futebol feminino

A segunda-feira (21) também teve campeão no continente mais querido do mundo: o El Nacional conquistou seu primeiro título equatoriano após derrotar o poderoso Ñañas por 2×1 (5×1 no agregado), em jogo disputado no Estádio Olímpico Atahualpa.

No jogo de volta da grande final da Superliga, Nayeli Bolaños abriu o placar para as “criollas” após lançamento de Erika Garcia, tocando na saída da goleira adversária. Já na reta final da partida, Siany Arroyo foi derrubada na área e Maireth Pérez empatou a partida, mas o relógio não estava favorável ao Ñañas. Aos 85 minutos, o golpe final: Pero Garcia fez o segundo e garantiu a festa do El Nacional alguns minutos antes do apito final.

Apesar do primeiro título do El Nacional, este foi o bicampeonato de Wendy Villón, treinadora que também foi campeã em 2019 com o Deportivo Cuenca, após derrotar também o Ñañas na final. Além do campeonato, a atacante Madelin Riera também comemorou a artilharia do torneio com 20 gols marcados.

Confira as equipes classificadas até o momento para a Copa Libertadores 2020, que será jogada em março de 2021 na Argentina:

1.Corinthians (BRA), 2. Boca Jrs (ARG), 3. Ferroviária (BRA), 4. Avaí/Kinderman (BRA), 5. Santiago Morning (CHI), 6. Independiente Santa Fé (COL), 7. América de Cali (COL), 8. Libertad (PAR), 9. Sol de América (PAR), 10. El Nacional (EQU), 11. Universitário (PER) e 12. Peñarol (URU).

Restam ainda 4 vagas a serem definidas!

Twitter: @mathguima526

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Corinthians reverte desvantagem, bate Flamengo/Marinha e está na final do Brasileiro