Inglaterra bate Alemanha na prorrogação e conquista Eurocopa pela primeira vez

Foto: Divulgação/UEFA

A Inglaterra é campeã da Eurocopa 2022. As inglesas levaram a melhor sobre a Alemanha por 2 a 1, após a prorrogação, neste domingo (31), em Wembley. Toone abriu o placar do lado inglês, mas viu Magull empatar para as alemãs e levar a decisão para a prorrogação. No prolongamento, Chloe Kelly brilhou e foi o nome do gol que deu o primeiro título da Eurocopa para as inglesas.

O JOGO: Antes mesmo do início da partida, a Alemanha perdeu sua referência técnica: Popp sentiu uma lesão muscular ainda no aquecimento e deu lugar a Lea Schuller no time titular. Com a bola rolando, as inglesas começaram melhor e tiveram a primeira chance logo aos três minutos após Williamson acionar Kirby, que levantou para a área para White cabecear e a goleira Frohms defender. Mas, o jogo era bem aberto. Aos 24 minutos, as alemãs tiveram a chance de marcar. Após cobrança de escanteio, a bola ficou pipocando dentro da pequena área e a goleira inglesa Earps defendeu em cima da linha para impedir o gol da Alemanha. Já aos 37, a Inglaterra chegou com Mead, que recebeu na linha de fundo e cruzou para White bater por cima do gol, desperdiçando a grande chance da primeira etapa, que terminou sem gols.

Já no segundo tempo, as alemãs começaram melhor. Logo aos dois minutos, Wasmuth recebeu, chutou firme, mas parou na defesa de Earps. Aos quatro minutos, Wasmuth de novo apareceu acionando Magull, que chutou e viu a bola passar muito próximo da trave da meta inglesa. Notando a crescente alemã no jogo, a técnica Sarina Weigman fez logo duas alterações: entraram Ella Toone e Alessia Russo nos lugares de Kirby e White, respectivamente. E não demorou muito para a estrela de Ella Toone brilhar. Aos 16, Walsh fez grande lançamento para Toone, que ganhou da marcação na velocidade e saiu cara a cara com Frohms. Com muita frieza, a atacante tocou por cima, encobriu a goleira e abriu o placar para a explosão de mais de 87 mil torcedores presentes em Wembley, que decretou o mais novo recorde de público da Eurocopa, seja feminina ou masculina.

Com a vantagem no placar, a Inglaterra se preocupou em defender-se das investidas das alemãs no ataque. Aos 20, a primeira grande chance: Magull fez boa jogada pela direita, chutou e acertou a trave. No rebote, Schuller bateu para a defesa de Earps. A Alemanha seguiu tentando, mas esbarrando na defesa inglesa. Até que, aos 33 minutos, conseguiu o empate. Wassmuth fez jogada pela direita, cruzou para dentro da área e Magull apareceu dentro da área para vencer a marcação e tocar para o fundo da rede: 1 a 1 em Wembley. Após o gol de empate, o ritmo do jogo caiu e nada que as equipes fizeram mudou o cenário: 1 a 1 e decisão levada à prorrogação.

No quesito físico, as duas seleções sentiram bastante a prorrogação. Poucas oportunidades foram criadas, mas – já aos cinco minutos da etapa final da prorrogação, saiu o gol do título inglês. Após cobrança de escanteio, a bola pingou dentro da área alemã e sobrou na pequena área para Kelly, que precisou finalizar duas vezes para marcar, explodir Wembley e garantir o primeiro título inglês na Eurocopa. 

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Atlas confirma favoritismo e sai na frente contra o Querétaro