Ferroviária domina do inicio ao fim e termina com tabu de três anos

Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA

A Fonte Luminosa foi o palco do duelo entre Ferroviária e Internacional, válido pela 4a rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto marcou o encontro do, então, segundo colocado, a Ferroviária, contra o primeiro colocado, Internacional. O jogo teve como resultado vitória das guerreiras grenás por 2×0. Os gols da partida foram marcados por Luana Menegardo e Fany Gauto.

A partida começou com o Internacional tendo a primeira ação de perigo. Após lançamento de Isa Haas, a camisa 10, Duda, escorou de cabeça e achou Nenê. A atacante colorada invadiu a área e finalizou fraco, parando na goleira Luciana. A Ferroviária logo respondeu com Fany Gauto, que recebeu no lado direito e cortou para dentro, gerando espaço para um belo chute, que foi desviado e encobriu a goleira Mayara, porém a bola acertou o travessão.

Os primeiros lances pareciam indicar o que estaria por vir, um confronto aberto e com boas oportunidades de lado a lado. Porém, o que se viu foi um pouco diferente. A Ferroviária, jogando em casa, passou a ficar mais com a posse de bola e a empurrar a equipe do Internacional para o seu próprio campo, fazendo com que as coloradas tivessem que ameaçar o gol de Luciana apenas nos contra-ataques.

Nos trinta minutos iniciais, o que se viu foi uma Ferroviária apostando muito na individualidade de suas jogadoras. Eudimilla, aberta pela direita, criava boas oportunidades no um contra um, porém uma demora na tomada de decisão fazia com que a atleta perdesse a oportunidade de um ataque mais promissor. Foi então, que, após uma cobrança de lateral Eudimilla conseguiu uma ótima jogada individual e finalizou, mas a bola acabou passando por cima do gol defendido por Mayara.

O ímpeto das donas da casa não diminuiu. E, aos 34 minutos, Mylena Carioca conseguiu uma finalização cruzada que passou por toda a extensão da área, mas não encontrou ninguém para tirar o zero do placar. Foi então, dois minutos depois, que o volume da equipe de Araraquara apareceu no marcador. Eudimilla bateu escanteio, do lado direito, na segunda trave e encontrou Luana Menegardo, que, de perna esquerda, empurrou para o gol, sem chances para Mayara. Tirando, assim, o zero do marcador.

Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA

Após o gol sofrido, as coloradas tentaram sair um pouco mais para o jogo. Em uma cobrança de escanteio, a lateral esquerda, Isabela, foi mais alta que todo mundo e cabeceou firme, mas a bola não tomou o rumo do gol e passou levando perigo. Em uma das poucas oportunidades da equipe colorada na partida. O Inter parecia querer o gol de empate e continuou pressionando. Maiara recebeu dentro da área, girou e finalizou de perna direita, mas a bola saiu fraca, facilitando para a defesa de Luciana.

O jogo parecia ir para o intervalo com vitória por 1×0 para a Ferroviária. Porém, aos 45 minutos, Eudimilla recebeu pelo lado direito e partiu para a jogada individual. A atacante, recém-chegada a equipe grená, passou por duas adversárias e encontrou Fany Gauto. A atacante, de fora da área, não teve dúvida e soltou uma bomba, no ângulo esquerdo de Mayara, aumentando a vantagem das guerreiras grenás. O resultado fazia justiça ao que se viu em campo.

O Segundo tempo começou no mesmo ritmo do primeiro. A Ferroviária ficava com a bola e buscava ampliar o marcador. Na primeira jogada de perigo da etapa complementar, Mylena Carioca achou Laryh, a atacante escorou para Ingryd que finalizou, de fora da área, levando perigo a meta de Mayara.

As coloradas tentaram responder com Maiara, de fora da área, mas a finalização saiu sem forças e a goleira Luciana fez a defesa sem maiores dificuldades. Eudimilla em bola parada também levou perigo após cobrança de falta, mas o jogo permaneceu sem ter o placar alterado.

Passado os minutos iniciais da etapa final, o que se viu foi um Inter com muita dificuldade na criação de jogadas. Após erro defensivo da Ferroviária, Millene invadiu a área e escorou para Fabi Simões, a atacante colorada finalizou, mas a bola passou por cima do gol de Luciana.

Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SA

Com a vantagem no marcador, a Ferroviária passou a ficar mais com a posse de bola e a controlar as ações do jogo. Diminuindo, assim, as chances de sofrerem pressão da equipe colorada. Tal postura fez com que o ritmo da partida caísse. Foi só aos 30 minutos da etapa complementar que o Internacional voltou a ameaçar com Duda, batendo falta de longe, mas sem levar perigo ao gol de Luciana. Foi a Ferroviária, que nos acréscimos, que quase ampliou o placar, com Laryh finalizando de fora da área, mas a bola acabou saindo.

Com o resultado a Ferroviária segue sem perder na competição. Além dos três pontos, as guerreiras grenás conseguiram quebrar um tabu de três anos sem vencer as equipes do Rio Grande do Sul. Já o Internacional com a derrota perdeu a invencibilidade e a oportunidade de se isolar na liderança do Brasileirão.

As equipes já entram em campo no próximo fim de semana. A Ferroviária vai a São José dos Campos enfrentar o São José, no sábado, as 15 horas. Enquanto o Internacional recebe o Red Bull Bragantino, também no sábado, as 16 horas.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Brasileiro Feminino A2: O que você precisa saber sobre as quartas de final?