Áustria e Suíça protagonizam uma rivalidade na região alpina e farão suas estreias na Eurocopa Feminina pelo grupo C. Para as austríacas, a estreia em torneios oficiais, enquanto a Suíça jogou a Copa do Mundo em 2015, sendo eliminada pelo Canadá na fase de oitavas de final.
O confronto tem ampla vantagem da Suíça. Em oito jogos, seis vitórias, um empate e apenas uma vitória austríaca.
Antes da partida, jogadoras e treinadores das duas seleções falaram a imprensa sobre as expectativas para esse jogo. Inicialmente pelo lado suíço:
Particularmente, não espero um jogo físico, pois se trata de um clássico. Conhecemos as jogadoras austríacas, pois muitas delas atuam na Frauen Bundesliga. Nina Burger é a jogadora a ser observada por nós. (Martina Voss-Teckelenburg, treinadora da Suíça)
A emoção está crescendo e estamos ansiosas para isso. Talvez amanhã haverá mais nervos, mas vou tentar descansar e me distrair. (Lia Wälti, meio-campista suíça)
A tensão é a mesma quando estávamos para estrear na Copa do Mundo. Muita coisa mudou de dois anos para cá e precisamos começar bem nesse primeiro jogo, pois o grupo é bem equilibrado. (Caroline Abbé, zagueira e capitã da Suíça)
Pelo lado austríaco, otimismo e uma dúvida para a partida:
Tem sido uma longa espera! A equipe está em boa forma fisicamente e também bem coesa. Fizemos uma boa partida contra a Dinamarca antes da competição e estamos bem otimistas quanto a nossa participação na Eurocopa. A Suíça têm muita qualidade e experiência, são favoritos para o jogo, mas podemos sair com um bom resultado. (Dominik Thalhammer, treinador da Áustria)
Estou indo bem e meu joelho está fazendo um bom progresso. Há apenas uma sessão de treinamento e tomarei uma decisão. Não posso dizer nada com certeza no momento. Trabalhamos há meses e agora estamos na fantástica posição de jogar ou primeiro jogo da história do nosso país na Eurocopa Feminina. Será um jogo com equilíbrio e precisamos estar concentradas para dar o nosso melhor. (Viktoria Schnaderbeck, meio campista austríaca)
A partida será realizada às 13h no estádio De Adelaarshorst em Deventer. A arbitragem será da alemã Bibiana Steinhaus.