América de Cali: sem a principal artilheira, campeão colombiano quer seguir os passos das compatriotas e atuais campeãs

O América de Cali chega à Libertadores como o grande campeão da Liga da Colômbia, título inédito para a equipe. O time, que fica sediado em Cáli, tem uma média de pouco mais de 20 anos, o que mostra que as jogadoras são extremamente jovens e com um incrível potencial pela frente.

A equipe fez uma ótima campanha na Liga Colombiana e só perdeu dois jogos durante toda a competição. Curiosamente, as duas derrotas vieram nos segundos jogos da semifinal e da final, após a equipe garantir uma vantagem na primeira partida do confronto. Na final, contra mais de 30 mil torcedores que encheram o Estádio Atanasio Girardot, o America mesmo com a derrota para o Independiente Medellín por 2×1, ficou com o título inédito

A grande baixa fica por conta da atacante Linda Caicedo, artilheira máxima da edição nacional deste ano com 7 gols, não poderá participar porque ainda não completou os 16 anos, idade mínima para disputar um torneio profissional. Atualmente a atleta está com 14 anos.

Com apenas 14 anos, Linda Caicedo, artilheira da competição não poderá disputar a Liberta. Competição permite participação acima de 16 anos (Foto: America Cali)

O futebol feminino da Colômbia, que por muitos anos foi a segunda força do continente, acabou perdendo a força nos últimos tempos. Seleções como Chile e Argentina emergiram, o que deixou as colombianas para trás por conta de um envelhecimento da geração anterior. A vitória do jovem América de Cáli mostra não só o crescimento do potencial do futebol jogado lá em termos de clubes, mas também prevê um futuro melhor para as nossas vizinhas.

Data de criação: 15 de setembro de 2016
Nivel de competitividade: 3 / 5
Como se classificou para Liberta: Campeão colombiano de 2019
Numero de participações: Estreante
Destaque do time: Catalina Usme
Projeção na competição: Briga por semifinais

A meia e capitã Catalina Usme é uma das lideranças técnicas da equipe (Foto: @DiablasRojas)

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
CBF divulga mais detalhes sobre o Brasileiro Feminino sub-20