Por: Júlia Castro – Empório do Futsal Feminino
No último final de semana, entre os dias 4 e 6 de dezembro, aconteceram as fases finais da Liga Nacional de Futsal Feminino (LNFF). O Stein Cascavel Futsal Feminino, time do Paraná, sagrou-se campeão após vencer a Liga AIFA/Águias do Sol/Pref. Indaiatuba, equipe de São Paulo.
As quartas de final da Liga Nacional de Futsal 2020
Para abrir bem o final de semana recheado de futsal feminino, na sexta-feira (04/12) ocorreram os confrontos das quartas de final da LNFF. Os 4 jogos dessa fase foram divididos entre as sedes de Araraquara-SP e Marília-SP, e contaram com partidas acirradas, dignas de um “haja coração” e inclusive com direito à prorrogação.
Em Araraquara, Ferroviária/Araraquara (SP) e ASF UNICEP São Carlos (SP) abriram a rodada com um jogo disputado no qual a equipe da casa saiu vencedora pelo placar de 3 a 1, com gols de Bia, Bruna e Amanda. Rafa foi quem marcou pelo São Carlos.
No segundo jogo da noite nesta sede a Unifafibe Bebedouro (SP) foi derrotada, em partida emocionante até os últimos minutos, pela Liga AIFA/Águias do Sol/Pref. Indaiatuba (SP) pelo placar de 4 a 3. Os gols da equipe vencedora foram marcados por Thais Oliveira (2x), Bia e Rúbia. Já os gols de Bebedouro ficaram por conta de Sara e Gabi (2x).
Em Marília foi noite de prorrogação. Começou com um verdadeiro duelo entre São José Futsal Feminino (SP) e Stein Cascavel (PR). A tradicional equipe paulista foi pra cima da equipe paranaense, que contratou várias estrelas da Seleção Brasileira de futsal feminino para disputar a competição, e arrancou o empate no tempo normal por 2 a 2, com gols de Juliana e Eduarda para o São José e Luiza e Diana para o Stein. No entanto, na prorrogação não teve jeito, Nega, pivô da seleção, marcou e garantiu a classificação da equipe de Cascavel-PR.
Já o último jogo das quartas foi entre Marília/Fundação Jaú (SP) e Associação Female Futsal (SC) e também foi vencido na prorrogação. Após empate por 1 a 1 no tempo normal, a equipe de Chapecó-SC marcou duas vezes no tempo extra e garantiu a vaga na semifinal. Os gols do jogo foram de Dedeia para a equipe paulista e Ana Luiza (2x) e Luisa Mayara para a equipe catarinense.
Com isso os confrontos das semifinais ficaram definidos da seguinte forma: de um lado a Female enfrentando o Stein Cascavel e de outro a Ferroviária jogando contra a Liga AIFA/Águias do Sol/Pref. Indaiatuba.
Semifinais de jogos disputadíssimos
No sábado (05/12) a bola rolou pelas semifinais. No primeiro jogo do dia, Female (SC) e Stein Cascavel (PR) se enfrentaram pela segunda vez dentro da Liga Nacional 2020. Diferente do primeiro confronto que rolou ainda na fase de grupos e que foi vencido pela equipe catarinense por 6 a 0, na semifinal, em jogo mais equilibrado, o Stein levou a melhor. A goleira Re e Tampa marcaram uma vez cada e garantiram a vitória por 2 a 0 e a classificação da equipe para a final.
Na outra semi a Ferroviária (SP) enfrentou a Liga AIFA/Águias do Sol/Pref. Indaiatuba (SP) em um jogo de destaque para as goleiras que não deixaram passar nada! O tempo normal ficou 0 a 0 e o placar se manteve na prorrogação, levando a decisão para uma emocionante disputa de penalidades. Haja coração! Júlia, Rúbia e Thais converteram para Indaiatuba e Débora e a goleira Bia marcaram para a Ferrinha. Com isso, a Liga AIFA garantiu a segunda vaga para a grande final.
A disputa pela tão sonhada taça
A grande final da Liga Nacional de Futsal Feminino 2020 aconteceu no domingo, dia 6 de novembro, entre Stein Cascavel (PR) e Liga AIFA/Águias do Sol/Pref. Indaiatuba (SP).
A equipe paranaense, contando com um quarteto titular de estrelas da seleção brasileira, incluindo Amandinha, eleita seis vezes consecutivas a melhor jogadora do mundo, era a favorita pelo duelo. Do outro lado, a equipe paulista vinha com uma incrível campanha dentro da LNFF, tendo feito jogos disputados e emocionantes rumo ao momento mais importante do campeonato.
A partida terminou com o placar de 8 a 1 para o Stein, que se sagrou campeão da Liga Nacional 2020. Os gols da equipe vitoriosa foram marcados por Nega, Diana, Luiza, Amandinha (2x), Tampa (2x) e Jackeline. O gol de honra de Indaiatuba foi de Taís.
A campanha campeã
O Stein Cascavél disputou 6 jogos ao longo do campeonato, tendo perdido apenas 1 partida. Pela fase de grupos, que foi regionalizada, venceu as equipes ADTB Telêmaco Borba (PR) na primeira rodada em jogo acirrado pelo placar de 6 a 4 e UNIDEP Futsal Pato Branco (PR) na segunda rodada por 5 a 2. Na terceira e última rodada, foi derrotada pela Female (SC) por 6 a 0, tendo sido seu pior jogo na competição. Depois disso, como vimos, foram só vitórias: tirou o São José nas quartas, a própria Female na semi e colocou as duas mãos na taça após vencer o Indaiatuba na grande final. Tampa foi a artilheira do time na LNFF.
Premiações e homenagens
Após a final, o prêmio de melhor atleta e melhor treinador da Liga Nacional 2020 foram entregues. O primeiro ficou com Tampa, artilheira da equipe campeã, e o segundo foi para as mãos de Edson, treinador da equipe vice-campeã.
Houve também uma homenagem a Maria Cristina de Oliveira, que foi a primeira treinadora da Seleção Brasileira de Futsal Feminino, e a Vanda Cristina Sanches, que há mais de duas décadas vem lutando pelo futsal feminino no Brasil.