São Paulo e Cruzeiro ficam no empate e seguem invictos no Campeonato Brasileiro Feminino

Foto: Gustavo Martins/ Cruzeiro

Em Cotia, São Paulo e Cruzeiro fazem um jogo com muitas oportunidades pela 3ª rodada do Brasileirão Feminino.

O São Paulo recebeu, neste domingo (12), em Cotia, o Cruzeiro em jogo válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo terminou com o placar empatado em 2×2. A equipe Celeste saiu na frente com Vitória Calhau e Vanessinha, Rafa Travalão e Naná empataram o confronto para o Tricolor Paulista. 

Com o resultado, São Paulo e Cruzeiro chegam a cinco pontos e seguem sem perder na competição. O Tricolor Gaúcho ocupa a 6ª posição, enquanto as Cabulosas vem logo atrás, levando desvantagem nos critérios de desempate, na 7ª colocação. 

Primeira etapa

Mesmo jogando fora de casa, o Cruzeiro começou o duelo, diante do São Paulo, com mais posse de bola e, consequentemente, ocupando o campo de ataque. O Tricolor Paulista, por sua vez, passou a buscar nos contra-ataques uma alternativa para ameaçar o gol Celeste. 

Foram as Cabulosas, como são conhecidas as atletas do Cruzeiro, que criaram a primeira oportunidade de gol do jogo. A camisa 10, Byanca Brasil, levantou uma bola venenosa, que cruzou toda a extensão da área são-paulina, e terminou carimbando a trave da goleira Carla. O Tricolor respondeu pouco tempo depois com Aline Millene finalizando de fora da área e obrigando a goleira celeste, Taty Amaro, a fazer boa defesa. 

O embate entre as equipes foi marcado por muitas transições e boas oportunidades para os dois lados. Aos 16 minutos, Micaelly, ex-Cruzeiro, fez linda jogada individual e quase colocou em prática a lei do ex em Cotia, mas a camisa 11 finalizou fraco. O placar do jogo só foi alterado aos 26 minutos com Vitória Calhau aproveitando belo cruzamento de Byanca Brasi e colocou as Cabulosas em vantagem. 

Com o placar em vantagem, o Cruzeiro baixou suas linhas e passou a apostar no jogo de transição utilizando a velocidade de suas atacantes. Com isso, a equipe Tricolor passou a ficar com a bola e, consequentemente, ocupou o campo de ataque, mas não conseguiu ameaçar o gol de Taty Amaro. Foi, somente, no fim da etapa inicial que o São Paulo conseguiu levar perigo ao gol da equipe visitante. Naná e Dudinha tiveram boas oportunidades de empatar o duelo, mas acabaram pecando na finalização. 

Segunda etapa

Precisando correr atrás do resultado, o São Paulo voltou para o segundo tempo dominando a posse de bola, mas, novamente, encontrou dificuldades em envolver a defesa adversária e, assim, chegar à área rival. Já o Cruzeiro, por sua vez, continuou apostando nas transições rápidas para chegar ao gol defendido por Carla. 

Foi em uma transição rápida, puxada por Vanessinha, que a equipe celeste chegou ao segundo gol. A camisa 7 recebeu em sua intermediária defensiva, disparou em velocidade, e só parou nas redes da goleira são-paulina após finalização cruzada. O Tricolor tentou responder o gol sofrido na sequência, mas, após finalização de Micaelly, parou em Taty Amaro. 

Aos 23 minutos da etapa complementar Micaelly e Rafa Travalão fizeram uma ótima triangulação que resultou na finalização cruzada da camisa 33 que terminou no fundo das redes da goleira cruzeirense. O primeiro gol de Rafa Travalão no Campeonato Brasileiro de 2023 diminuiu o placar e colocou a equipe paulista de volta no jogo. 

Os minutos seguintes foram de um Cruzeiro acuado por um São Paulo em busca do gol de empate e, também, pelo desgaste físico proporcionado pelas constantes transições da equipe mineira. Já o Tricolor buscou aproveitar o bom momento para empatar o duelo. 

Aos 32 minutos, Glaucia achou Vivian sozinha na entrada da pequena área, mas  a camisa 20 hesitou na hora de concluir a jogada e acabou desperdiçando ótima chance de igualar o duelo. Vendo a vantagem em risco, o Cruzeiro, buscou controlar o jogo no campo de ataque, mas, após bela antecipação da zaga Tricolor, a bola sou pra Naná disputar em velocidade. A atacante são-paulina aproveitou indecisão da goleira Taty Amaro e, com uma bela finalização por cobertura, colocou a igualdade no marcador. 

Os minutos finais do confronto foram de um Tricolor buscando o gol que daria a vitória em casa e um Cruzeiro fechado visando uma bola para sair de Cotia com os três pontos. A partida, entretanto, terminou sem que houvesse um vencedor.

Próxima Rodada

As duas equipes voltam a campo no próximo domingo (19). O São Paulo recebe a equipe do Internacional, em Cotia, às 19 horas, enquanto o Cruzeiro joga na Arena Jacaré, em Sete Lagoas, às 17 horas, ambos os duelos acontecem no horário de Brasília. 

Tanto São Paulo quanto o Cruzeiro vão para a 4ª rodada sem saber o que é perder na atual edição do Campeonato Brasileiro.  

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
4ª rodada da fase de grupos da Women's Champions League. Créditos: Divulgação/Arsenal
4ª rodada da fase de grupos da Women’s Champions League: equipes tradicionais ameaçadas de eliminação