Nos pênaltis, Canadá se torna o quarto campeão olímpico no futebol feminino

Foto: LOIC VENANCE/ AFP

Esta foi a primeira decisão nas penalidades máximas e as canadenses fazem história ao ganhar o ouro olímpico em sua primeira final

Em final inédita nos Jogos Olímpicos, Canadá e Suécia decidiram o ouro olímpico nesta sexta-feira, 06, e, nos pênaltis, ganhando por 3 a 2, as canadenses coroaram a sua campanha com a primeira medalha de ouro na história da modalidade no Torneio. Uma das favoritas da competição, a Suécia errou diversas cobranças de pênalti e também desperdiçou muitas oportunidades no tempo regulamentar.

O Canadá se torna a quarta seleção campeã dos Jogos Olímpicos, se juntando aos Estados Unidos, que tem quatro ouros olímpicos, Alemanha e Noruega. O futebol feminino está presente na maior competição esportiva desde 1996, chegando em Tóquio para a sua sétima edição.

O JOGO

A partida foi marcada pelo equilíbrio de ambas as seleções, com uma leve superioridade das suecas,que ainda no primeiro tempo abriram o placar com Blackstenius, aos 34 minutos. Já na volta do intervalo, a seleção sueca é melhor, e encontrou a seleção canadense fragilizada e sem criar muitas oportunidades, até que aos 21 minutos, um pênalti foi marcado a favor das canadenses e Fleming empatou.

Mesmo melhor durante o segundo tempo, a Suécia não conseguiu empatar e o placar persistiu até o final da prorrogação e a decisão do ouro olímpico foi decidida pela primeira vez nos pênaltis e, duas viradas, uma a favor da seleção sueca, que começou perdendo, após Asllani errar a primeira cobrança e viu a seleção canadense aproveitar nas alternadas, levando o ouro olímpico. E vencendo de forma invicta.

O CAMINHO DA CAMPEÃ OLÍMPICA

Até a chegada para as Olimpíadas, a seleção comandada pela jovem técnica Bev Priestman, de 35 anos, teve muitos altos e baixos, e na primeira fase foi a segunda colocada do grupo E, que contava com a Grã- Bretanha e as anfitriãs japonesas. Nas quartas de final, enfrentou o Brasil e eliminou a seleção canarinha nos pênaltis por 4 a 3. Na semifinal, eliminaram as atuais campeãs mundiais, as Estadunidenses, ganhando por 1 a 0.

E A SUÉCIA?

A seleção sueca chegou à esta final como uma das favoritas a conquistar o ouro olímpico, e fez uma campanha impecável: foram 05 vitórias em 05 vitórias, ganhando dos Estados Unidos na primeira rodada por 3 a 0, e se classificou com a melhor campanha no grupo G, considerado um dos grupos mais difíceis na primeira fase.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Conmebol divulga a data do sorteio da Libertadores de 2021