Espanha domina, mas Japão esbanja eficiência para conquistar o primeiro lugar do grupo C e Zâmbia vence a primeira na Copa do Mundo Feminina

Foto: Divulgação/ FIFAWWC/ Twitter

Encerrando a primeira fase do grupo C, japonesas, demonstrando muita efetividade, derrotam as espanholas e Zâmbia sofre, mas derrota a Costa Rica.

A madrugada desta segunda-feira (31), marcou o fim da primeira fase do grupo C. No confronto que definiu a liderança do grupo, as japonesas derrotaram as espanholas por 4×0. Os gols do jogo foram marcados por Hinata (2x), Ueki e Tanaka. Com este resultado, o Japão garantiu a primeira colocação, com 100% de aproveitamento. No outro confronto do grupo, a Zâmbia venceu a Costa Rica por 3×1. Mweemba, Banda e Kundananji marcaram para as zambianas, Herrera descontou para as costarriquenhas. Com isso, Zâmbia garantiu a terceira colocação do grupo. 

Nas oitavas de final, as japonesas, que terminaram em primeiro no grupo, enfrentam a Noruega e a Suíça terá pela frente a vice-colocada Espanha. As partidas do mata-mata estão previstas para acontecer no próximo sábado (05).

Eficiência japonesa 

O Sky Stadium foi o palco do confronto entre Japão e Espanha, que definiu a liderança do grupo C. A partida começou com as espanholas, dentro de suas características, dominando a posse de bola e empurrando as japonesas para o seu campo de defesa. Entretanto, apesar de ter domínio territorial, a Espanha não conseguiu envolver e ameaçar a defesa japonesa, que, por sua vez, se postava muito bem sem a bola e buscava transitar rápido em seu momento ofensivo. Foi em uma dessas transições ofensivas que o Japão chegou pela primeira vez com perigo e abriu o placar. Aos 11 minutos, Endo achou belo passe nas costas da zaga espanhola para Hinata, entrando em velocidade. A camisa 7 japonesa dominou e, na saída de Misa, colocou o Japão em vantagem. 

Apesar do gol sofrido, a Espanha não se abalou e continuou dominando as ações do jogo, mas sem conseguir obrigar a goleira Yamashita a trabalhar. Foi então, aos 28 minutos que, após um passe errado, o Japão encaixou outro contra-ataque certeiro. Hinata arrancou em velocidade, tocou para Ueki que dominou, cortou para dentro e finalizou para o gol. A bola desviou em Hernandez e encobriu Misa, que nada pôde fazer para impedir que as japonesas ampliassem o marcador em sua segunda finalização na partida. 

A primeira chegada de perigo da Espanha aconteceu somente aos 35 minutos. Battle foi a linha de fundo e achou belo cruzamento para Hermoso, que cabeceou por cima da meta de Yamashita. Quatro minutos mais tarde, um novo erro de passe espanhol fez com que o Japão balançasse as redes pela terceira vez no jogo. Ueki achou belo passe para Hinata, que finalizou com muita qualidade para ampliar o marcador na terceira finalização japonesa no confronto, 3×0.

O segundo tempo começou com o mesmo enredo da primeira etapa: A Espanha com mais posse e o Japão buscando manter a efetividade nos contra-ataques. A primeira chegada de perigo do jogo, desta vez, foi da seleção espanhola. Battle recebeu pela esquerda, invadiu a área e finalizou com perigo, mas a bola acabou saindo à esquerda de Yamashita. 

Com 3×0 no placar, a partida perdeu o ritmo intenso da primeira etapa e passou a ser disputado nas intermediárias com as duas equipes negociando os espaços. Com isso, uma nova oportunidade de gol saiu somente na reta final do confronto. Aos 36 minutos, Tanaka escapou em velocidade, driblou a zagueira espanhola e marcou um belo gol. O quarto do Japão no jogo. 

Já nos acréscimos, as japonesas voltaram a ameaçar através de cobrança de falta, mas a bola acabou passando por cima do gol de Misa. Com isso, a partida terminou com vitória japonesa por 4×0 e liderança, com 100% de aproveitamento, do grupo C.

Vitória de Zâmbia

O FMG Stadium Waikato foi o palco do confronto entre Costa Rica e Zâmbia. Apesar das duas equipes não terem mais chances de classificação ao mata-mata, o confronto foi bem movimentado e, logo aos 2 minutos, Mweemba aproveitou cobrança de escanteio para colocar a Zâmbia na frente do marcador. 

O gol logo no início deu a Zâmbia tranquilidade e confiança para pressionar e, portanto, ficar mais com a bola no campo ofensivo. Aos 28 minutos, Banda foi derrubada na área e a árbitra do confronto assinalou pênalti em favor das zambianas. A própria Banda foi para a cobrança e ampliou o marcador para 2×0. Zâmbia continuou no campo ofensivo e dez minutos mais tarde, em uma falta traiçoeira, quase ampliou o marcador. 

A primeira oportunidade da Costa Rica na partida aconteceu somente aos 40 minutos, depois de uma pressão na área de Zâmbia. Entretanto, as costarriquenhas acabaram acertando a trave e no rebote a defesa adversária. A boa oportunidade de diminuir o marcador fez a Costa Rica pressionar nos minutos finais, mas erros na finalização fizeram com que o marcador permanecesse em 2×0. 

Na volta do intervalo a pressão costarriquenha continuou e, logo no primeiro ataque, o placar foi alterado. Herrera contou com erro defensivo da arqueira de Zâmbia e, de cabeça, diminuiu o marcador. Com o gol, a Costa Rica se lançou ao ataque em busca de empatar o duelo e, aos 7 minutos, Alexandra Pinell foi derrubada na área, mas um impedimento do ataque costarriquenho fez com que o pênalti fosse anulado. 

A pressão da Costa Rica continuou ao longo de toda a segunda etapa e, aos 23 minutos, Herrera balançou as redes adversárias, mas um novo impedimento invalidou o lance. Com isso, o placar permaneceu em 2×1. Apesar do volume ofensivo, as costarriquenhas não conseguiram igualar o duelo e, nos acréscimos, Kundananji aproveitou contra-ataque rápido para ampliar o placar para a Zâmbia, 3×1. Com o resultado, as zambianas conquistam sua primeira vitória na atual edição da Copa do Mundo. 

Rumo às oitavas

Com a primeira fase tendo chegado ao fim, Japão e Espanha são as classificadas do grupo C para o mata-mata da competição. As japonesas enfrentarão, nas oitavas, a seleção da Noruega, que passou em segundo lugar no grupo A, no sábado (08), às 02h. Já a Espanha, vice-colocada no grupo C, enfrentará a Suíça, também no sábado, às 05h. Quem vencer avança para as quartas de final da Copa do Mundo Feminina.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Com gol solitário de Laryh, Ferroviária vence em casa o Santos por 1×0