De virada, Santos vence São Paulo e segue líder no Brasileiro

Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

Na tarde deste domingo (6), o Santos venceu, de virada, o São Paulo por 2 a 1, em jogo disputado na Arena Barueri pela sétima rodada do Brasileiro. O Tricolor abriu o placar com a meia Natane, de falta, e as Sereias viraram com Amanda Gutierres e Larissa. Destaque também para a presença da técnica da seleção brasileira, Pia Sundhage, que esteve acompanhando o clássico ao lado da coordenadora de competições femininas da CBF, Aline Pellegrino, a auxiliar técnica Bia Vaz e o técnico da seleção sub-20, Jonas Urias.

Com o resultado, o Santos volta a vencer e segue líder no Brasileiro, com 18 pontos conquistados. O São Paulo, por sua vez, estaciona nos 10 pontos na oitava colocação. Na próxima rodada, o Tricolor recebe a Ponte Preta, em Cotia, na quarta (9), às 17h. Já as Sereias vão até o Martins Pereira encarar o São José, no mesmo dia, às 15h.

O JOGO

Primeiro tempo do Tricolor: Sob forte calor, a partida começou truncada e com muitas faltas cometidas pelos dois times. Apenas aos 14 minutos a primeira boa chance do jogo e foi do São Paulo, quando, pelo lado esquerdo, a atacante Jaque notou a goleira Michelle adiantada, bateu cruzado e viu a bola explodir no travessão. No lance seguinte, outra boa oportunidade do São Paulo. Dessa vez com Glaucia, que arriscou de canhota da entrada da área, a goleira santista se atrapalhou e espalmou pra trás, mas conseguiu em dois tempos evitar o que seria o primeiro gol da partida, depois Tayla completou afastando a bola mandando pra linha de fundo. Aos 18 minutos, a partida foi paralisada após uma pequena confusão entre Glaucia e Bia Menezes. A jogadora santista tentou impedir uma cobrança rápida de lateral da atacante tricolor, que não gostou, perdeu a cabeça e empurrou Bia Menezes. Pelo empurrão, Glaucia tomou o primeiro amarelo do jogo. Quem também foi amarelada foi a santista Erikinha, que não gostou da atitude de Glaucia e foi cobrar a jogadora, assim também sendo advertida com o cartão. 

Apesar de ter maior posse de bola, o Santos não conseguia furar a alta marcação do Tricolor, que impedia as Sereias de criar boas chances. Apertando a saída de bola santista, o Tricolor voltou a ter boa chance de marcar aos 41 minutos, quando a lateral santista Giovanna errou passe, o São Paulo foi rápido com Glaucia, que recebeu, avançou e bateu firme da entrada da área para a bela defesa de Michelle. Já para o Santos, a única clara oportunidade criada só saiu aos 47, com Thaisinha, que armou boa jogada pela direita cruzando para Cristiane, que desperdiçou a chance batendo pra fora.

Segundo tempo emocionante com virada santista: O São Paulo voltou tendo boas chances. Logo no primeiro minuto da segunda etapa, grande oportunidade após um levantamento pra dentro da área, a defesa santista falhou e a bola sobrou nos pés de Duda, que, da entrada de áreas, bateu de voleio e viu a bola explodir no travessão, em um lindo lance. No minuto seguinte, mais uma boa chegada do São Paulo, após boa enfiada de bola entre a defesa santista, Duda recebeu frente a frente com a goleira Michele, que desperdiçou a chance ao bater tirando da arqueira, que saiu da meta fechando o ângulo. Aos 9 minutos, enfim, o gol tricolor, após cobrança de falta perfeita de Natane no ângulo direito, sem chances para defesa da goleira Michele: 1 a 0 São Paulo.

Depois do gol do Tricolor, o Santos até tentou esboçar uma reação e subiu ao ataque, mas foi o São Paulo que teve nova oportunidade de marcar. Aos 20, Jaque recebeu belo passe, invadiu a área, ganhou da defesa santista e chutou, mas a bola pegou no braço de Day Silva: pênalti para o São Paulo, em marcação polêmica da arbitragem. Na cobrança, Glaucia desperdiçou ao bater pra fora e vê a bola passar rente a trave esquerda. O pênalti desperdiçado pelo São Paulo deu gás as Sereias, que seguiram tentando empatar a partida, mas ainda sem criar boas chances. Até que aos 34, boa chance das Sereias da Vila: belo cruzamento de Giovanna, mas desperdiçada por Amanda Gutierres, que, dentro da pequena área, cabeceou pra fora. As Sereias não desistiram e seguiram pressionando. Aos 36, as santistas chegaram ao empate, depois que Ketlen deu um belo passe para Larissa invadir a área e cruzar para Amanda Gutierres, na pequena área e livre, cabecear para os fundos das redes: 1 a 1 na Arena Barueri, em jogada semelhante a anterior desperdiçada pela mesma Amanda. 

O São Paulo então foi em busca de voltar a ficar em vantagem no placar e até conseguiu, após cruzamento, a zagueira Lauren mandou para os fundos das redes, mas a arbitragem marcou impedimento na jogada e anulou o gol, em um outro lance que gerou polêmica no jogo. Do outro lado, o Santos também seguiu pressionando e tentou a virada, até que, já nos acréscimos, aos 46 minutos, conseguiu: Cristiane cobrou escanteio rasteiro na primeira trave, a defesa do São Paulo não conseguiu afastar e viu a bola, já dentro da pequena área, bater na coxa da santista Larissa e morrer nos fundos das redes assinalando 2 a 1 para o Santos. Ainda nos minutos finais, o São Paulo buscou o empate, mas nada que fosse suficiente para tirar a virada e triunfo das Sereias da Vila.

Outros resultados – 7ª rodada

Audax 0-0 Minas Icesp

Ferroviária 0-1 Grêmio

Vitória 0-3 Internacional

Palmeiras 2-1 Avaí/Kindermann

Ponte Preta 0-1 São José

Iranduba 1-3 Flamengo

Segunda-feira – 7 de Setembro

19h00 – Corinthians x Cruzeiro

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Portugal x Espanha: Duelo Ibérico marca estreia lusitana em Eurocopas