Com vitória, Japão e Espanha garantem vaga antecipada no mata-mata da Copa do Mundo Feminina

Foto: Divulgação/ FIFAWWC/ Twitter

Japonesas e espanholas dominam seus jogos e mantém 100% na Copa do Mundo após vencerem respectivamente Costa Rica e Zâmbia.

Na madrugada desta quarta-feira (26), chegou ao fim a segunda rodada do grupo C da Copa do Mundo Feminina. As partidas que decretaram o término da penúltima rodada foram Japão e Costa Rica, Espanha e Zâmbia. Os confrontos tiveram como resultado vitória japonesa por 2×0 e goleada espanhola por 5×0. Com isso, Japão e Espanha conquistaram, de forma antecipada, vaga para as oitavas de final do Mundial. No último confronto da primeira fase japonesas e espanholas se enfrentam para decidir quem será o líder e vice-líder do grupo. 

100% Japão

O Forsyth Barr Stadium foi o palco do confronto entre Japão e Costa Rica. A partida que teve domínio durante os 90 minutos do Japão terminou com as orientais vencendo as costarriquenhas por 2×0. Os gols do jogo foram marcados por Naomoto e Fujino. Com o resultado, o Japão soma 6 pontos e se mantém com 100% de aproveitamento no Mundial. 

A primeira chance de perigo do confronto surgiu aos 7 minutos com Mina Tanaka. A camisa 11 aproveitou cobrança de escanteio para de cabeça assustar a meta defendida por Solera. Aos 12 minutos, Kumagai, também de cabeça, obrigou a arqueira costarriquenha a fazer boa intervenção. As japonesas criaram boas oportunidades de gols, através de jogadas bem trabalhadas, mas esbarraram em uma atuação segura da arqueira Solera. 

Apesar do bom jogo da goleira costarriquenha, o volume japonês se fez presente no placar aos 25 minutos com Naomoto. A camisa 8 recebeu bom passe pelo setor esquerdo, invadiu a área e finalizou cruzado para colocar do domínio japonês no marcador. Mesmo com a vantagem no placar, o Japão continuou pressionando e depois de boa jogada individual de Fujino, a camisa 15 invadiu a área e finalizou forte para dobrar a vantagem japonesa. 

Os minutos finais da primeira etapa foram de um dominante Japão buscando ampliar o marcador, mas erros na finalização das jogadas impediram que a vantagem fosse aumentada. Com isso, o duelo foi para o intervalo com vitória das japonesas por 2×0. 

Com 2×0 no placar, as japonesas mantiveram o ímpeto, da primeira etapa, em busca de ampliar o marcador e ameaçaram duas vezes. A primeira através de uma finalização da entrada da área que parou em Solera e a segunda com um chute de dentro da área após cobrança de escanteio que passou a direita da meta costarriquenha. Já na reta final de partida, Solera precisou aparecer outra vez para impedir que o Japão chegasse a seu terceiro gol depois de finalização de fora da área. Com isso, a partida terminou com vitória japonesa por 2×0 e classificação às oitavas de final garantida de forma antecipada. 

Goleada espanhola

O Eden Park foi o palco do confronto entre Espanha e Zâmbia. A partida terminou com vitória das espanholas por 5×0. Os gols do jogo foram marcados por Abellera, Hermoso (2x) e Redondo (2x). O resultado, manteve a Espanha com 100% de aproveitamento no Mundial e, também, garantiu, de forma antecipada, classificação para o mata-mata da competição. 

O jogo, como era de se esperar, foi dominado pela Espanha do início ao fim. Logo aos 3 minutos, Alexia Putellas levou perigo a meta de Sakala. Entretanto, a finalização da espanhola passou por cima do gol. Pouco tempo depois, Alexia fez um cruzamento em direção a área, a goleira de Zâmbia afastou mal e, no rebote, Salma finalizou por cima da meta de Sakala. 

Não demorou para que a pressão espanhola surtisse efeito. Aos 9 minutos, uma ótima jogada trabalhada da Espanha resultou em uma bela finalização de Teresa Abelleira para inaugurar o marcador. Logo na sequência, Alexia achou belo cruzamento para Jennifer Hermoso que, com o gol praticamente vazio, escorou para dobrar a vantagem espanhola na partida. 

Com 2×0 no marcador, as espanholas passaram a administrar o confronto. Com isso, uma nova chance de perigo surgiu somente aos 30 minutos da primeira etapa com Aitana finalizando de dentro da área, mas a bola saiu à esquerda da meta de Sakala. Aos 38 minutos de jogo, Hermoso recebeu cara a cara com a goleira e balançou as redes, mas a arbitragem anotou impedimento da atacante espanhola e invalidou o lance. Ainda na primeira etapa, Aitana, da risca da pequena área, obrigou Sakala a fazer ótima intervenção impedindo que o placar fosse alterado ainda na primeira etapa. 

O segundo tempo começou com a Espanha tomando a iniciativa do duelo. Entretanto, a primeira oportunidade de perigo saiu somente aos 7 minutos da segunda etapa. Aitana aproveitou cruzamento vindo da esquerda e cabeceou firme, obrigando a goleira de Zâmbia a defender em dois tempos. 

Foi só aos 29 minutos da etapa complementar que a Espanha transformou a vitória em goleada. Alba Redondo foi acionada em velocidade, ganhou da zagueira adversária e driblou a goleira para ampliar a vantagem espanhola para 3×0. Três minutos mais tarde, Hermoso marcou seu segundo gol na partida depois de boa jogada pela esquerda que resultou em bola na trave. No rebote, a camisa 10 não perdoou e marcou o quarto gol do jogo. 

Apesar do placar elástico, a Espanha continuou pressionando e obrigando a goleira Sakala a trabalhar. Aos 83 minutos, uma finalização de Hermoso quase ampliou, novamente, o placar, mas a bola acabou explodindo no travessão. O quinto e último gol do jogo saiu aos 42 minutos com Alba Redondo aproveitando bom cruzamento pela direita. A camisa 17 dominou, driblou a zagueira e marcou o quinto gol da partida. Nos minutos finais, Sakala voltou a aparecer com mais uma bela defesa após cabeçada de Redondo. Com isso, a partida terminou com vitória das espanholas por 5×0.  

Classificou, mas não acabou

Apesar da classificação de Japão e Espanha já confirmadas para as oitavas de final, as duas equipes possuem pela frente a última rodada da fase de grupos que decidirá o primeiro e segundo colocados. A partida acontece na segunda-feira (31), às 04h, horário de Brasília, e quem vencer assegura a primeira colocação do grupo. Em caso de empate, são as espanholas, devido ao saldo de gols, quem leva vantagem. Costa Rica e Zâmbia também vão a campo na segunda-feira, às 04h, para definir quem será a terceira e quarta colocadas.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Estaduais Femininos: Flamengo conquista o heptacampeonato carioca