Com direito a susto, Suécia vence África do Sul e estreia na Copa do Mundo com vitória

Foto: Divulgação/ Twitter/ FIFAWWC

Suecas dominam boa parte do jogo, mas saem atrás do placar e conquistam a virada apenas nos minutos finais da partida.


A madrugada deste domingo (23), marcou o confronto entre Suécia e África do Sul, pela primeira rodada do grupo G da Copa do Mundo Feminina. A partida que aconteceu no Sky Stadium terminou com vitória sueca, de virada, por 2×1. Os gols do jogo foram marcados por Fridolina Rolfö e Amanda Ilestedt, em favor da Suécia. Hilda Magaia marcou para as sul-africanas. Na próxima rodada, as suecas enfrentam a Itália e a África do Sul joga contra a Argentina.

O jogo

O duelo começou com as duas equipes buscando se impor diante das adversárias. A primeira chance mais clara de perigo saiu aos seis minutos de jogo com Kholosa Biyana aproveitando belo cruzamento da direita. A camisa 19 dominou e, de perna esquerda, finalizou por cima da meta sueca. A Suécia tentou responder logo na sequência, mas erros no último terço de campo impediram que as suecas levassem perigo à meta defendida por Swart. 

Aos quinze minutos de jogo, a África do Sul voltou a assustar. Desta vez, com Refiloe Jane recuperou a bola na intermediária ofensiva, levantou a cabeça e finalizou de longe. A bola desviou na defesa adversária e quase encobriu Musovic, mas a bola acabou caindo na rede superior. 

Faltando quinze minutos para o intervalo, Suécia e África do Sul protagonizaram um jogo de muita transição. De um lado, as suecas com a posse de bola buscando atacar pelas laterais. Do outro, as sul-africanas apostando nas transições rápidas para tirar o zero do marcador, mas tanto Suécia quanto África do Sul pecaram nas finalizações de suas jogadas. 

Os minutos finais da primeira etapa foram de muita superioridade da Suécia, que pressionou a equipe sul-africana e teve em uma finalização de fora da área de Rubensson a principal chance de perigo da reta final da primeira etapa. A África do Sul ainda teve tempo de responder, mas Kgatlana desperdiçou um promissor contra-ataque, com isso a partida foi para o intervalo empatada. 

O segundo tempo começou com a África do Sul se arriscando mais no campo de ataque e após lançamento em profundidade, a defesa sueca errou e Kgatlana finalizou para o gol de Musovic, que não conseguiu defender. No rebote, Magaia não perdoou o erro sueco e colocou a África do Sul em vantagem no marcador. 

As suecas sentiram o gol sofrido e não conseguiram, nos quinze primeiros minutos da segunda etapa, devido aos erros no último terço do campo, exercer o mesmo domínio do primeiro tempo. Por outro lado, o gol deu mais confiança a equipe da África do Sul que continuou levando perigo em seus ataques diretos. 

Aos vinte e um minutos da segunda etapa, a Suécia conseguiu boa jogada pela direita que resultou em cruzamento de Kaneryd buscando Blackstenius. A camisa 11 não alcançou, mas a bola acabou chegando em Rolfö que finalizou desequilibrada e a bola desviou em Ramalepe e morreu no fundo das redes sul-africana. 

Os quinze últimos minutos da partida foram de uma Suécia mais dominante, a exemplo da primeira etapa, mas, diferente dos primeiros quarenta e cinco minutos iniciais, as sul-africanas, devido ao cansaço, não conseguiram contra-atacar. Com isso, o final do jogo foi disputado apenas no campo de ataque sueco. Porém, erros na finalização das jogadas impediram que a Suécia chegasse ao gol da virada. 

Quando o relógio do jogo se aproximava dos quarenta e cinco minutos da primeira etapa, um escanteio fechado da Suécia achou Ilestedt na risca da pequena área. A camisa 13 foi mais alto que a defesa sul-africana e testou firme para decretar a virada da Suécia na partida.

Próxima rodada

A segunda rodada do grupo G terá a Argentina enfrentando a África do Sul, às 21h, de quinta-feira (27), enquanto a Suécia joga contra a Itália, às 04:30h, de sábado (29). Ambas as partidas acontecem no horário de Brasília e terão cobertura do Planeta Futebol Feminino.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Brasileiro Feminino sub-20: Internacional e Flamengo saem na frente do primeiro jogo da semifinal