CBFS divulga novo campeonato para o futsal feminino adulto em 2021

Imagem decorativa com a logo do Novo Futsal Feminino Brasil, campeonato da CBFS

Por: Júlia Castro – Empório do Futsal Feminino

Com o crescimento do futsal feminino no país, a Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) anunciou que em 2021 promoverá o NFFB – Novo Futsal Feminino Brasil, uma nova competição nacional de rendimento para a modalidade na categoria adulta. Foi divulgado também a data da Taça Brasil de Futsal 2020, adiada por conta da pandemia.

Entendendo o formato do NFFB

Apesar de ainda não ter divulgado o regulamento, as equipes participantes e a forma de disputa detalhada, a CBFS anunciou que o Novo Futsal Feminino Brasil contará com 12 equipes e terá 4 fases distribuídas ao longo de 8 meses. Na primeira, todos os times jogarão contra todos em turno único e os 8 melhores se classificarão para as quartas de final que, junto com as semifinais e a final, será disputada em jogos de ida e volta. O vencedor terá vaga garantida na Supercopa de Futsal Feminino.

As inscrições das equipes serão realizadas através de formulário específico via Federações. A CBFS declarou que terão prioridade as equipes participantes da Copa do Brasil Feminina e aquelas que participaram da extinta Liga Futsal Feminina e ainda estão em atividade. 

A Liga Futsal Feminina foi a principal competição organizada pela Confederação Brasileira de Futsal para a categoria de mulheres entre os anos 2005 e 2014. A maior campeã é a Female (SC) com seis títulos. O Barateiro Futsal (SC) foi a equipe campeã da última edição.

O que isso significa para o futsal feminino

  Segundo a CBFS, a criação de um novo campeonato a ser disputado ao longo de 8 meses visa aumentar o calendário das equipes que investem no futsal feminino, melhorando a programação anual, possibilitando negociar mais transmissões e dar mais visibilidade à modalidade de forma que agrade ao público e aos patrocinadores. Isso parece ser um indício de que finalmente a Confederação está voltando seu olhar para o esporte de mulheres que, por muito tempo, tem recebido menos atenção do que deveria para desenvolver todo o potencial de crescimento que já demonstrou possuir em diversos momentos.

O futsal feminino é marcado em sua grande maioria por competições de curta duração, que acontecem ao longo de alguns poucos finais de semana ou em uma semana de jogos seguidos. Isso dificulta a formulação de um planejamento anual, captação de recursos, ganho de visibilidade, manutenção da estrutura necessária para o desenvolvimento de um trabalho contínuo e manutenção de contratos com as atletas. A soma de tudo isso dificulta, ainda mais, para que as equipes se dediquem cada vez mais ao futsal de mulheres. Por isso, a criação de competições de longa duração, especialmente a nível nacional, o estabelecimento de um calendário bem organizado para a modalidade e a transmissão dos jogos em boa qualidade são essenciais para alavancar a modalidade, ganhar visibilidade e possibilitar melhores condições de trabalho para todas as pessoas nela envolvidas, bem como alcançar novos públicos e patrocinadores.

Novas datas para a Taça Brasil de Futsal

A Confederação Brasileira de Futsal anunciou no início desta semana a projeção de calendário para o primeiro trimestre de 2021. Este conta apenas com competições referentes à temporada de 2020 adiadas pela pandemia do Covid-19, dentre elas a Taça Brasil Sicredi Adulto Feminino Divisão Especial, que acontecerá em Brasília-DF entre os dias 21 e 27 de março. A equipe campeã desta competição garante vaga para a edição de 2021 da Supercopa de Futsal Feminino.

Existe também no calendário a projeção de um amistoso internacional feminino entre os dias 09 e 10 de fevereiro.

Redes sociais do Empório do Futsal Feminino no instagram, facebbok e twitter @emporiodofsf
https://twitter.com/EmporiodoFSF

Fontes:

A CBFS divulga nova competição feminina para o ano de 2021

A CBFS divulga calendário do primeiro semestre de 2021

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Brasileiro Feminino A2: Athletico PR e Ceará são os finalistas