Brasil e Espanha empatam em partida disputada

Fotos: Lucas Figueiredo/CBF

O estádio José Rico Pérez, na Espanha, foi o palco do confronto entre Brasil e Espanha, em partida amistosa que terminou em empate por 1×1. Os gols da partida foram marcados por Alexia Putellas, para a Espanha, e Geyse, para o Brasil. 

A partida começou de forma surpreendente. As brasileiras, contrariando a todos, iniciou a partida pressionando a saída de bola das espanholas, que, por sua vez, encontravam dificuldades em construir as jogadas. Tal postura fez com que os primeiros minutos da partida se mostrassem equilibrados e sem chances claras de gols. 

Foi, então, aos sete minutos da etapa inicial que tudo mudou. Após uma falta boba, de muito longe do gol canarinho, que a capitã espanhola, Alexia Putellas, colocou a Espanha em vantagem no marcador. A falta que, até então, era distante e despretensiosa desviou na barreira e tirou a goleira Lorena da jogada. Tirando o zero do placar. 

O gol marcado por Alexia mudou o ritmo da partida. O Brasil, que marcava em bloco alto no campo de defesa da Espanha, pareceu sentir o golpe e baixou suas linhas. Com isso, as espanholas foram ganhando espaço e confiança para trabalhar suas jogadas.

Aos 15 minutos, após boa troca de passes do ataque espanhol, Pina finaliza de fora da área, mas sem direção, facilitando a defesa de Lorena. A Espanha chegou novamente, desta vez, com Aitana, que  finalizou forte de dentro da área, mas parou em Lorena, que fez ótima defesa. 

O Brasil tentou responder com Geyse após um contra-ataque rápido puxado pela própria atacante. Porém, a finalização acabou sendo em cima de Paños, que facilmente fez a defesa. A jogada de Geyse pareceu acordar a Seleção Brasileira, que passou a buscar mais o ataque e assumir o controle do jogo. Ao assumir está postura o Brasil acabou dando espaço para os contra-ataques, que quase foi aproveitado por Amaiur, mas a finalização da espanhola passou a direita do gol de Lorena.

Fotos: Lucas Figueiredo/CBF

O primeiro tempo da seleção deixou claro alguns problemas no modelo de jogo. A equipe canarinha apresentou dificuldades no setor esquerdo de campo. A lateral esquerda, Tamires, não se mostrou em uma tarde muito inspirada e não conseguiu produzir, nem ofensivamente quanto defensivamente. Outro fator que destoou foi a participação de Duda Santos. A meio-campista não conseguiu criar boas jogadas ofensivas e acabou cometendo vários erros técnicos no decorrer da partida. 

A Seleção Brasileira chegou ao empate após bela jogada pelo lado esquerdo do campo, com Ary e Kerolin. A meio-campista conseguiu um cruzamento rasteiro que encontrou Geyse, aos 39 minutos, dentro da área. A atacante brasileira girou em cima da defensora espanhola e, desequilibrada, empatou a partida. Angelina em chute de fora da área tentou tirar o empate do marcador, mas a finalização saiu em cima de Paños que facilmente fez a defesa. 

O segundo tempo começou como boa parte da primeira etapa. A Espanha tinha a posse de bola, mas não ameaçava a meta de Lorena. Aos 6 minutos da etapa complementar o domínio espanhol quase resultou em gol, após uma chegada perigosa pelo lado esquerdo. Esther finalizou cruzado, levando perigo ao gol de Lorena.

No segundo tempo, os dois treinadores começaram a fazer mudanças em suas equipes. O que fez com que o ritmo da partida caísse, mas sem mudar o enredo do jogo. Foi só aos 26 minutos do segundo tempo que surgiu uma oportunidade de maior perigo. Após uma bela triangulação espanhola, a atacante Esther obrigou Lorena a fazer uma ótima intervenção, mantendo o placar em 1×1. A Espanha permaneceu no ataque e chegou novamente com perigo, mas a finalização passou a esquerda de Lorena. 

Quando a partida se encaminhava para o fim, um escanteio em favor da Espanha quase tirou o empate do placar. O desempate só não aconteceu por uma boa intervenção da goleira Lorena e de uma boa cobertura da zagueira Antônia, que afastou o perigo da meta brasileira. 

O jogo se mostrou um bom teste para a Seleção Brasileira e revelou alguns pontos que precisam ser melhorados, como o jogo aéreo defensivo e o lado esquerdo da Seleção. Agora o próximo desafio da Seleção Brasileira será diante da Hungria, na segunda-feira, 11, no Pinatar Arena Football Center. 

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
CBF altera as datas dos amistosos contra a Argentina