Bicampeãs! Palmeiras vence Santos e conquista mais um Paulistão Feminino

Foto: Fabio Menotti/Palmeiras

Em um jogo cheio de emoção, Bia Zaneratto e Ary Borges marcam e Palmeiras conquista o Bicampeonato Paulista. 

O Allianz Parque foi o palco do confronto entre Palmeiras e Santos. O duelo foi válido pelo segundo jogo da final do Campeonato Paulista e terminou com vitória palmeirense por 2×1. Os gols da partida foram marcados por Bia Zaneratto e Ary Borges, em favor do Palmeiras. Ketlen descontou para o Santos. Com isso, o Palmeiras chegou ao seu segundo título do Campeonato Paulista. 

O duelo que resultou no bicampeonato palmeirense contou com 20.071 espectadores, recorde de público do Palmeiras no futebol feminino. Com isso, o Palmeiras superou os 11.450 torcedores que detinham o antigo recorde.

Primeira etapa

Como era de se esperar, a finalíssima começou com o Palmeiras buscando se impor diante da sua torcida. Logo na primeira jogada, Bia Zaneratto recebeu na área, levantou a cabeça e encontrou Júlia Bianchi dentro da área. A meio-campista palmeirense empurrou para o fundo das redes, mas foi marcado o impedimento de Bia Zaneratto e, portanto, o gol acabou sendo anulado. 

Precisando da vitória, o Santos encontrou dificuldade em criar suas jogadas nos minutos iniciais e, como única alternativa, abusou dos lançamentos em profundidade, mas sem eficiência. Por outro lado, o Palmeiras quando foi ao ataque chegou com muito perigo. Aos 8’, Bia Zaneratto cobrou escanteio na primeira trave e encontrou Bruna Calderan. A lateral alviverde desviou, mas a bola acertou a rede pelo lado de fora. Aos 10’, o Palmeiras chegou novamente com perigo com Bia Zaneratto após bela jogada individual, mas a finalização saiu assustando o gol santista. 

Pouco tempo depois, aos 13’, Gi Fernandes pegou rebote dentro da área e obrigou a goleira Amanda a fazer ótima intervenção para manter o zero no placar. A jogada de Gi Fernandes foi o lance que o Santos precisava para entrar, de vez, no jogo. A equipe santista, passado os 15’ da etapa inicial, conseguiu controlar melhor as ações. O reflexo disso veio pouco tempo depois com Brena aproveitando rebote de Cristiane dentro da área, mas o impedimento foi marcado e o gol acabou sendo anulado. 

Nos minutos finais do primeiro tempo, Byanca Brasil recebeu em profundidade, cruzou rasteiro, a zaga santista afastou mal e Bia Zaneratto chutou forte obrigando a goleira Camila Rodrigues a fazer boa intervenção. A equipe santista, também, conseguiu ameaçar a meta de Amanda na reta final da primeira etapa. Fernanda aproveitou falha do sistema defensivo palmeirense e achou belo cruzamento para Cristiane. A camisa 11 cabeceou firme, mas a bola saiu assustando a goleira palmeirense. 

Segundo tempo

Precisando da vitória, o Santos começou a segunda etapa pressionando. Aos 2’, Bia Menezes cobrou falta na cabeça de Gi Oliveira que cabeceou sozinha por cima do gol de Amanda. Apesar do susto inicial, o Palmeiras conseguiu ficar com a bola no segundo tempo e diminuiu o ímpeto ofensivo da equipe santista. Entretanto, com a bola, o Palmeiras pouco criou ofensivamente.

Aos 16’ o Santos chegou novamente aproveitando bola parada. Desta vez, após escanteio batido na área, Gi Oliveira conseguiu desviar a bola, mas sem fazer com que ela ganhasse a direção do gol. O que se viu na segunda etapa foi um duelo tático entre as duas equipes. Em um raro momento de perigo claro do Palmeiras, Bia Zaneratto foi acionada em velocidade, invadiu a área e finalizou sem chances para a goleira Camila e tirou o zero do placar. Mesmo com a vantagem a seu favor, o Palmeiras aproveitou o gol de Bia para seguir pressionando e, após belo lançamento de Bruna Calderan, Ary Borges saiu em velocidade, invadiu a área e finalizou forte para a defesa de Camila. No entanto, a bola rebateu na defesa santista e sobrou para a camisa 8 do Palmeiras empurrar para o gol vazio e ampliar a vantagem alviverde. 2×0. 

Precisando virar a partida e com o relógio contra, o Santos se lançou ao ataque. Após cruzamento da direita de Thaisinha, Katlen, que havia acabado de entrar, foi mais alto que a defesa palmeirense e testou firme, sem chances para a goleira Amanda. Com o placar em 2×1, os minutos finais reservaram fortes emoções. Aos 39’ o Palmeiras quase ampliou o placar com Duda Santos. A meio-campista alviverde aproveitou boa jogada de Patrícia Sochor e Carol Baiana para finalizar da entrada da área, mas a bola acertou o travessão de Camila. Com isso, a partida terminou com vitória e título palmeirense por 2×1. 

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Com frieza, Lyon vence Wolfsburg e vai para mais uma semifinal da Champions. Veja os gols