Austrália surpreende ao golear o Canadá e Nigéria garante vaga no mata-mata depois de empatar com a Irlanda

Foto: Divulgação/ FIFAWWC/ Twitter

Nigerianas e australianas conquistam os resultados necessários para avançar às oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. 

A manhã desta segunda-feira (31), marcou o fim da primeira fase do grupo B, com os confrontos entre Austrália e Canadá e o duelo entre Nigéria e Irlanda. No duelo mais surpreendente do grupo, a Austrália goleou as canadenses por 4×0. Os gols do jogo foram marcados por Raso (2x), Fowler e Catley. Já o confronto entre Nigéria e Irlanda terminou empatado em 0x0. Com os resultados, a Austrália avança como a primeira colocada e a Nigéria é a vice-líder do grupo B. As classificadas, aguardam agora a definição do grupo D para saberem quem serão as adversárias nas oitavas de final da competição. 

Chocolate australiano 

Precisando vencer para se classificar ao mata-mata, a Austrália começou tomando a iniciativa da partida. Logo aos 8 minutos de jogo, o volume das anfitriãs se refletiu no placar com Raso finalizando de dentro da área canadense para colocar as australianas em vantagem. Quatro minutos mais tarde, nova investida da Austrália obrigou Sheridan a fazer importante intervenção na finalização de Raso. 

Com 1×0 no placar, o Canadá saiu um pouco mais pro jogo e buscou ocupar o campo ofensivo, mas erros no último terço do campo impediram que chances claras de gols fossem criadas. Aos 33 minutos, a Austrália voltou a assustar e, após confusão na área, a bola sobrou para Mary Fowler que, com o gol praticamente vazio, dobrou a vantagem australiana. Entretanto, a arbitragem, com o auxílio do VAR, anulou a jogada por impedimento. Contudo, no minuto seguinte, após cobrança de escanteio, Raso marcou seu segundo gol no jogo e o segundo da Austrália na partida. 

Com 2×0 contra, o Canadá precisava reagir e empatar o duelo para se qualificar ao mata-mata da competição. Entretanto, as canadenses não encontraram meios para envolver a defesa australiana nos primeiros 45 minutos. Com isso, a partida foi para o intervalo sem que o placar fosse alterado. 

Na volta do segundo tempo, o Canadá voltou buscando pressionar as australianas, mas continuava pecando no último terço. Aos 11 minutos, Foord foi lançada em profundidade, invadiu a área e achou Fowler na risca da pequena área. A camisa 11 não desperdiçou e marcou o terceiro da Austrália no jogo. 

A primeira chegada de perigo do Canadá na etapa complementar veio após erro no meio de campo da Austrália. Viens, então, disparou em velocidade e achou belo passe para Rose, que dominou e obrigou a goleira Arnold a fazer importante intervenção. Não demorou para que a Austrália respondesse. Fowler brigou com a defesa canadense e conseguiu finalizar, mas a bola acabou acertando a trave. No rebote, a zaga do Canadá afastou o perigo. 

Já na reta final de partida, Viens finalizou de fora da área e quase diminuiu para o Canadá. Entretanto, Arnold bem posicionada desviou a bola para escanteio. Nos acréscimos, Fleming derrubou Gorry na área. A árbitra da partida marcou pênalti. Catley foi para a cobrança e, com tranquilidade, transformou a vitória australiana em goleada. Com isso, a Austrália garantiu a liderança do grupo com 6 pontos e avançou para as oitavas de final. 

Classificação nigeriana 

O Suncorp Stadium foi o confronto entre Irlanda e Nigéria, válido pela terceira rodada do grupo B. A partida começou com as irlandesas criando a primeira oportunidade de perigo aos 9 minutos através de escanteio cobrado na direção do gol. A resposta nigeriana não demorou e, após contra-ataque rápido, Oshoala finalizou com perigo, mas a bola se perdeu em linha de fundo. 

Os minutos seguintes foram marcados por muito equilíbrio e sem oportunidades claras de gols para as duas equipes. Uma nova chance de perigo, portanto, saiu somente aos 35 minutos em favor da Irlanda, mas a tentativa acabou parando em Nnadozie. 

Na segunda etapa, o equilíbrio entre as equipes persistiu até os 5 minutos, quando Kanu aproveitou ótimo cruzamento para cabecear e obrigar Brosnan a fazer importante defesa. Poucos minutos mais tarde, Oshoala, de dentro da área, tentou tirar o zero do placar, mas acabou finalizando pra fora. 

Passados os sustos, a Irlando conseguiu equilibrar as ações do jogo e passou a inibir os ataques nigerianos. Por outro lado, as irlandesas encontraram dificuldade em criar boas jogadas e, consequentemente, ameaçar o gol de Nnadozie. Com isso a partida seguiu sem chances claras de gols durante boa parte do segundo tempo. Com isso, o confronto terminou com o placar de 0x0 e a Nigéria avançou ao mata-mata com 5 pontos. 

A espera dos adversários 

Com a classificação assegurada, Nigéria e Austrália aguardam a definição dos adversários das oitavas de final que saem do grupo D. Inglaterra, Dinamarca e China estão na disputa por duas vagas e decidem na terça-feira (01) quem avança para as oitavas de final.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Jogadoras do Vitória/PE comemoram permanência na A-1 do Brasileiro