Vai começar o Brasileiro Feminino A1 de 2024

Foto: Nayra Halm / Staff Images

A principal competição do futebol feminino brasileiro se inicia nesta sexta-feira, 15, com 3 jogos, dentre eles, a atual vice- campeã, Ferroviária

E vai ser dada a largada para a edição de 2024 do Brasileiro Feminino Neoenergia! As atuais campeãs, as Brabas do Timão, vão em busca de manter uma hegemonia na competição, e chegar ao sexto título, agora com um novo comando técnico. Temos também um estreante: o Fluminense, vice-campeão do Brasileiro Feminino A-2.

A maior competição do futebol feminino nacional tem algumas novidades importantes: a principal delas é o aumento da premiação, que passa a ser de 1,5 milhão para o campeão e 750 mil para o vice, um reajuste de 25% em comparação com o prêmio de 2023.

Além disso, todas as equipes recebem 300 mil pela participação, e os custos da arbitragem, hospedagem, testes e transportes, ao todo, serão 25 milhões de reais para a realização do Torneio Nacional.

HISTÓRIA DA COMPETIÇÃO

O Brasileiro Feminino é uma das competições que vem sendo disputada há mais tempo, desde 2013 e chega para a sua décima segunda edição. Em todos estes anos, somente um time de fora do estado de São Paulo foi campeão, o Flamengo, na edição de 2016.

Um dos estados mais estruturados na modalidade, tem uma forte hegemonia na conquista dos títulos, somando 10 dos 11 disputados. Veja a lista de campeões:

5x- Corinthians

2x- Ferroviária

1x- Centro Olímpico, Rio Preto, Flamengo e Santos.

EDIÇÃO DE 2024

A edição de 2024 terá o mesmo formato dos anos anteriores: as 16 equipes se enfrentam entre si na primeira fase, em jogos únicos e os oito melhores avançam para o mata-mata, que são disputados em partidas de ida e volta. Os 04 piores são rebaixados para o Brasileiro Feminino A2 do ano seguinte e os finalistas se classificam para a Libertadores Feminina.

As 16 equipes são distribuídas da seguinte maneira: as 12 remanescentes da edição anterior do Brasileiro Feminino e os semifinalistas do Brasileiro Feminino A2.

Estas são as equipes da edição de 2024:

REMANESCENTES DA A1 DE 2023: Corinthians (SP), Ferroviária (SP), Santos (SP), São Paulo (SP), Flamengo (RJ), internacional (RS)Cruzeiro (MG), Palmeiras (SP), Avaí/Kindermann (SC), Grêmio (RS), Real Brasília (DF) e Atlético (MG).

SEMIFINALISTAS DA A2: RB Bragantino (SP), Fluminense (RJ), Botafogo (RJ) e América (MG).

A competição se inicia nesta sexta-feira, 15, e tem a final prevista para o dia 22 de setembro, com uma parada para a disputa dos Jogos Olímpicos. Estas são as datas de cada fase:

PRIMEIRA FASE: 15.03- 27.06

QUARTAS DE FINAL: 16.08- 26.08

SEMIFINAIS: 30.08-09.09

FINAL: 16.09- 22.09

Lembrando que a competição pode sofrer alteração dos horários, a depender do mandante do jogo ou até mesmo da emissora que vai transmitir (Globo ou TV Brasil).

A primeira rodada se inicia nesta sexta-feira, 15, com 03 jogos:

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Chicago Red Stars e Washington Spirit vencem e carimbam vaga na semifinal dos playoffs da NWSL