Supercopa de Futsal Feminino: Leoas da Serra e CATS Taboão Magnus em busca do título

Neste sábado 15, as duas equipes entram em quadra visando representar o Brasil na Libertadores de Futsal, que será realizada em setembro, na Bolívia.

Por: Victória Cristina – Empório do Futsal Feminino

O que é a Supercopa de Futsal?

A Supercopa feminina foi criada em 2018 pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) com objetivo de reunir as campeãs da Taça Brasil de Clubes e Copa do Brasil de Futsal Feminino do ano anterior, para definir o time que irá representar o Brasil na Copa Libertadores. A competição, que nos outros anos foi realizada em dois confrontos, dessa vez contará com jogo único.

De olho no histórico da competição

Em 2018, as Leoas da Serra (Campeão da Copa do Brasil) e a Female Futsal (Campeão da Taça Brasil de Futsal Feminino) se enfrentaram em duas partidas, ida e volta, tendo sido 3×3 em Lages/SC e 2×2 em Chapecó/SC. As Leoas da Serra levaram o título após vencer por 4×2  na prorrogação.

Em 2019, o Cianorte (Campeão da Copa do Brasil Feminina) e a Female Futsal (Campeão da Taça Brasil) disputaram a Supercopa em jogos de ida e volta. O primeiro jogo ficou 3×3 em Chapecó/SC e o segundo em  Cianorte/PR entregou o título às paranaenses após vencer por 2×0. 

Em 2020, Taboão da Serra (Campeão da Copa do Brasil), que hoje se chama CATS Taboão Magnus, e Leoas da Serra (Campeão da Taça Brasil) também  competiram em formato de ida e volta, sendo o primeiro jogo 1×2 em Taboão/SP e no segundo, em Lages/SC, as catarinenses levantaram a taça após vencer por 4×1, tornando-se bicampeãs. 

Definição das equipes para a Supercopa de Futsal Feminino 2021

A edição da Supercopa Feminina de 2020 sagrou as Leoas da Serra como campeãs. Em situações normais, o clube estaria classificado para a Libertadores de Futsal 2020, porém, devido à situação da pandemia do coronavírus no mundo, a Conmebol cancelou a edição do ano passado. A partir disso, a Confederação Brasileira de Futsal enviou uma solicitação à entidade sul-americana, solicitando que o Brasil fosse contemplado com mais uma vaga na edição deste ano, assim as campeãs de 2020 e 2021 teriam vagas garantidas. No entanto, a solicitação não foi aceita devido ao possível aumento de vagas para as demais Confederações. A CBFS decidiu então realizar o confronto entre as equipes vencedoras da Supercopa de Futsal Feminino de 2020 e 2021 para decidir a representante brasileira na Libertadores 2021.

Em 2020, o CATS Taboão Magnus venceu a Copa do Brasil de Futsal Feminino. A Taça Brasil 2020, por sua vez, foi cancelada devido ao Decreto nº 41.849 do DF, sede da edição, que determinou que todas as atividades e eventos de qualquer natureza fossem suspensos devido aos índices de casos de contaminação da covid-19.

Com a ausência de um adversário para o Taboão Magnus, a CBFS decidiu que a indicação para a Libertadores de Futsal Feminino, em cumprimento ao Regulamento dos Certames Nacionais, será definida em jogo único,entre o clube campeão da Supercopa Feminina 2020 (Leoas da Serra/SC) e da Copa do Brasil Feminina 2020 (Taboão Magnus/SP).

Clássico da Serra: CATS Taboão Magnus e Leoas da Serra. 

Como uma  das maiores rivalidades do cenário do futsal feminino nacional, o chamado “Clássico da Serra” está de volta e a qualidade técnica das equipes garante aos telespectadores uma das partidas com o mais alto nível da modalidade. Taboão e Leoas já disputaram três títulos nacionais e o time de Lages/SC levou a melhor em dois deles. No próximo sábado, as taboanenses têm a chance de empatar o número de vitórias em confrontos nacionais, além de poder disputar pela primeira vez um campeonato de nível continental.

Melhores do mundo frente a frente: jogadora x técnica

De um lado, Amandinha. A camisa dez das Leoas foi eleita 7 vezes a melhor jogadora de futsal do mundo. Pequena de altura, com seus 1,58 cm, Amanda é gigante dentro e fora de quadra, representa com orgulho a modalidade e é o nome do futsal mundial. Do outro, Cris Souza. A  treinadora do  CATS Taboão Magnus há mais de dez anos foi eleita a melhor técnica de futsal feminino do mundo. Cris tem um estilo de jogo único, aproveita o elenco e aposta na coletividade, usando bem os espaços e costuma confundir os adversários. Cris tentando parar Amandinha, e Amandinha tentando achar um espaço na tática da Cris são as apostas para o jogo. 

A edição da Supercopa de Futsal Feminino 2021  ocorrerá  no sábado dia 15/05 às 11h, no ginásio  Jones Minosso em Lages/SC (definido por sorteio). O confronto será no formato de jogo único, com transmissão ao vivo da TVNsports e da Bandsports.

Confira abaixo a entrevista do Empório do Futsal Feminino com a treinadora Cris Souza.

Na imagem temos o escudo do Empório do Futsal Feminino, os símbolos do twitter, facebook e instagram e o user do empório nessas redes sociais: @emporiodofsf
Twitter: @emporiodofsf

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
DE PRIMEIRA #92 – Os 16 Clubes do Brasileirão 2021