Repescagem para Copa do Mundo 2023: confrontos e datas

Foto: Fifa.com

Nos próximos dias, dez seleções entrarão em campo em busca das últimas três vagas que restam para a tão sonhada Copa do Mundo 2023. O torneio mais imponente do futebol feminino, que nesta edição tem como países sede a Austrália e a Nova Zelândia, aguarda para conhecer as suas últimas classificadas.

Este torneio de tiro curto será disputado nas cidades de Auckland e Hamilton, na Nova Zelândia, e conta com equipes das seis confederações filiadas à FIFA que não conseguiram se classificar diretamente pelos seus respectivos torneios continentais.

Como funciona a repescagem?

A repescagem é a derradeira chance de classificação para a Copa do Mundo. Desta forma, contando com dez participantes, o torneio foi dividido em três grupos, sendo os grupos A e B com três equipes cada, já o C conta com quatro times.

As quatro seleções melhores ranqueadas pela FIFA se tornaram as cabeças de chave da competição, já as seis demais foram sorteadas de forma a definir a composição dos grupos.

Grupo A: Portugal (cabeça de chave), Camarões e Tailândia.
Grupo B: Chile (cabeça de chave), Haiti e Senegal.
Grupo C: Taipé Chinês (cabeça de chave), Papua-Nova Guiné (cabeça de chave), Panamá e Paraguai.

Apenas uma seleção de cada grupo se classifica para a Copa do Mundo.

Quais jogos estão por vir?

Grupo A: Portugal, Camarões e Tailândia.

18/02 – Camarões x Tailândia – 03h (hora de Brasília)
Ambas seleções estiveram presentes nas últimas duas edições da Copa do Mundo, mas, desta vez, só uma seguirá com chances de alçar seu terceiro torneio consecutivo. Camaronesas e tailandesas nunca se enfrentaram antes, este será o primeiro confronto da história dos dois países. O Waikato Stadium será o palco deste jogo que abre o grupo A.

22/02 – Portugal x Camarões ou Tailândia – 03h30 (hora de Brasília)
Em busca de se classificar pela primeira vez a uma Copa do Mundo, a seleção portuguesa, por ser cabeça de chave, enfrentará o vencedor do confronto entre Camarões e Tailândia, para decidir quem fica com a tão sonhada vaga.

A equipe campeã desta partida irá compor o grupo E da Copa junto com Estados Unidos, Vietnã e Holanda. E fará sua grande estreia no dia 23 de julho contra a seleção holandesa na cidade de Dunedin, Nova Zelândia.

_____________________________________________________________________________

Grupo B: Chile, Haiti e Senegal

17/02 – Haiti x Senegal – 22h (hora de Brasília)
Esta será a partida inaugural desta repescagem, haitianas e senegalesas duelarão no North Harbour Stadium. Esta será a primeira vez em que as duas seleções irão se enfrentar em toda história e nada melhor que neste primeiro encontro já esteja em jogo a permanência para disputa de uma vaga para a Copa do Mundo.

21/02 – Chile x Haiti ou Senegal – 22h (hora de Brasília)

A seleção chilena enfrentará o vencedor do confronto entre Haiti e Senegal. As sul-americanas, que estrearam em mundiais em 2019 na França, almejam se classificar para sua segunda copa consecutiva.

O vencedor desta partida do dia 21 de fevereiro irá compor o equilibrado Grupo D da Copa do Mundo, junto às seleções da Inglaterra, Dinamarca e China. Sendo assim, estreando no dia 22 de julho diante da Inglaterra na cidade de Brisbane, Austrália.

_____________________________________________________________________________

Grupo C: Taipé Chinês (cabeça de chave), Papua-Nova Guiné (cabeça de chave), Panamá e Paraguai.

18/02 – Taipé Chinês x Paraguai – 22h (hora de Brasília)
Abrindo o Grupo C, será o momento de asiáticas e sul-americanas se enfrentarem em busca de se manterem vivas na competição. O Paraguai, que é treinado pelo técnico brasileiro Marcelo Frigério, enfrentará a equipe de Taipé Chinês no Waikato Stadium. Esta também será a primeira vez que essas duas seleções se enfrentam.

19/02 – Papua-Nova Guiné x Panamá– 03h (hora de Brasília)
Este será mais um confronto inédito desta repescagem e marcará o encerramento da primeira fase de jogos classificatórios. Papua-Nova Guiné e Panamá medirão suas forças no North Harbour Stadium.

22/02 – Taipé Chinês ou Paraguai x Papua-Nova Guiné ou Panamá– 22h (hora de Brasília)
O Waikato Stadium será o palco que irá reunir os vencedores de ambos jogos preliminares. Assim, a última vaga será preenchida sendo possível conhecer, de fato, as trinta e duas seleções classificadas para a Copa do Mundo da Austrália e Nova Zelândia.

E é deste último confronto que sai o adversário da seleção brasileira para a estreia da Copa do Mundo, que irá acontecer no dia 24 de julho em Adelaide, Austrália. O país que se classificar irá compor o Grupo F junto com o Brasil, França e Jamaica.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Corinthians goleia Grêmio e se mantém 100% no Brasileirão