Reconstruir para reconquistar: o lema das Sereias da Vila para a temporada 2020

Depois de um 2019 decepcionante dentro e fora de campo, a diretoria do Santos promoveu uma verdadeira revolução no elenco das Sereias da Vila. Dezoito jogadoras, entre elas a lateral-direita Maurine, a volante Angelina e as centroavantes Glaucia e Sole Jaimes, referências da equipe na última temporada, deixaram o clube. Em contrapartida, quinze atletas foram contratadas. Outras seis subiram da base. O destaque dentre as novidades, obviamente, não poderia ser outro, mesmo que se trate de uma velha conhecida da torcida: a atacante Cristiane, bicampeã da América pelo Peixe em 2009 e 2010, retornando ao clube nove anos depois de sua última passagem pela Vila Belmiro.

Cristiane tem 46 gols em 29 jogos com a camisa santista
Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SFC

Cris, que vestirá a camisa 11 das Sereias nesta temporada, não escondeu a alegria durante sua apresentação, no último dia 20 de janeiro. E seus objetivos neste retorno são bem claros. “Acho que todo esse carinho, esse respeito comigo, a maneira como eles conversaram comigo também, fizeram com que eu retornasse pra cá para ajudar a alavancar mais uma vez o nome do clube, que a gente sabe que dentro do futebol feminino tem uma história muito bonita. A gente sente que ele tem que voltar a estar no topo, como sempre esteve”.

Quem também está de volta ao clube depois de uma longa passagem pelo futebol coreano é Thaisinha. “Foram 7 anos (no Red Angels) e 7 títulos. Todos os meus objetivos lá foram cumpridos”, disse a atacante de 27 anos. “Pesou a vontade de estar perto da minha família. Eu já tinha pensado em voltar para o Brasil em 2017, mas não deu muito certo. Tô bem feliz, tô bem realizada de estar de volta pra casa”. Além de Cristiane a Thaisinha, retornam ao time das Sereias a zagueira Tayla, a lateral Giovanna e a volante Erikinha.

“O elenco está exatamente do jeito que foi planejado, do jeito que eu queria”, disse o técnico Guilherme Giudice –
Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/SFC

Efetivado no comando da equipe desde setembro de 2019, após a polêmica saída da técnica Emily Lima, Guilherme Giudice sentiu que as mudanças para a nova temporada deveriam ser mais profundas. “O planejamento iniciou desde o ano passado, quando terminou o Campeonato Paulista. Ficamos ouvindo os outros clubes anunciando, falando de planejamento, e nós resolvemos fazer um trabalho mais quieto, junto com o Alessandro (Rodrigues, gerente do futebol feminino do Peixe) e o presidente (José Carlos Peres), que deu todo o suporte para essa renovação. Contar com todas essas atletas, que foram bem escolhidas pela comissão, é de muito valor pra gente e isso aumenta muito a expectativa. O elenco está exatamente do jeito que foi planejado, do jeito que eu queria”, vibrou o treinador, que promoveu seis atletas das “Sereinhas”, o time Sub-17 santista, para o time profissional: Nicole Marussi, Sassá, Laura Valverde, Luana, Analuyza e Gi Fernandes.

Outro detalhe que chama a atenção no renovado elenco alvinegro é a quantidade de jogadoras que vieram do Flamengo/Marinha, semifinalista do Brasileiro Feminino de 2019: cinco atletas. A zagueira Day Silva, a lateral esquerda Fê Palermo, as meias Bia Menezes e Gaby Soares, além da atacante Laryh, eleita a Craque da Galera do campeonato do ano passado.

Curiosamente, a estreia do Santos na temporada será contra o Flamengo/Marinha, neste sábado, 08/02, às 17h, em partida válida pela primeira rodada do Brasileirão. O jogo, a princípio, estava marcado para a Vila Belmiro, onde as Sereias atuaram apenas uma vez na temporada 2019. O presidente do Santos, José Carlos Peres, disse que a tendência é que o time feminino volte a jogar a maioria das suas partidas na Vila, atribuindo o “veto” aos jogos de 2019 ao antigo treinador do time masculino do Peixe, Jorge Sampaoli. Entretanto, mesmo com todo o discurso do mandatário santista, a partida foi transferida para o estádio Ulrico Mursa. As fortes chuvas nos últimos dias e o cuidado com o gramado da Vila, que será utilizado na segunda-feira pelo time masculino em partida contra o Botafogo de Ribeirão Preto, foram as justificativas da diretoria alvinegra para a alteração.

Elenco das Sereias da Vila para a temporada 2020

Goleiras: Michelle, Nicole e Camila Jesus

Zagueiras: Tayla, Nath Rodrigues, Taynara, Day Silva e Sassá

Laterais: Giovanna, Fe Palermo, Fran Bonfanti e Katielle

Meias: Brena, Erikinha, Bia Menezes, Gaby Soares, Rita Bove, Nicole Marussi, Luana e Laura Valverde

Atacantes: Cristiane, Ketlen, Thaisinha, Laryh, Amanda Gutierres, Maria Dias, Analuyza e Gi Fernandes

A goleira Paty Nardy anunciou sua aposentadoria como jogadora e agora é treinadora de goleiras das Sereias

Deixaram o clube: a goleira Kemelli; as zagueiras Carol Arruda, Cida e Gi; as laterais Dani Silva, Maurine e Leila; as meias Sandrinha, Monique Peçanha, Angelina, Alanna, Kelly, Patrícia Sochor, Bebel e Claudia Soto; as atacantes Sole Jaimes, Glaucia e Paola Villamizar

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Barcelona supera Chelsea no placar agregado e vai a mais uma final de Women’s Champions League