Pia Sundhage: “Muito Orgulhosa!”

Foto: Thais Magalhães/ CBF

Ao completar 03 anos sob o comando da Seleção Brasileira, a treinadora sueca se torna a primeira técnica a conquistar a Copa América

https://twitter.com/CopaAmerica/status/1553590274525388801

30 de julho de 2022 é um dia que ficará na memória da técnica Pia Sundhage. Além do seu primeiro título oficial sob o comando da Seleção Canarinha, completou 03 anos que está à frente do Brasil, além de se tornar a primeira técnica a conquistar tal feito, ela também conseguiu fazer com que o Brasil não sofresse nenhum gol em 6 jogos disputados.

Sobre ter a defesa mais sólida do Torneio, a técnica disse: ” É sempre muito bom fazer algo que ninguém conseguiu fazer antes. Não ceder gols é impressionante e isso se deve a uma defesa sólida com jogadoras experientes como a Tamires. Temos jogadoras mais jovens na frente da última linha e, para mim tem sido fantástico vivenciar a Copa América”.

Apesar de ter uma defesa sólida, o Brasil teve vários problemas durante a partida contra a Colômbia, e Pia entende que a seleção brasileira poderia ter atuado melhor “Não conseguimos manter a posse no meio de campo. Elas roubaram a bola nesse setor e nós não mudamos o ponto de ataque para usar as alas e alargar o campo. A Colômbia fez um ótimo jogo e foi muito inteligente ao recuperar a bola, ir ao ataque e nos pressionar”.

Mesmo comemorando o título, a técnica já pensa nos próximos passos, principalmente com dois grandes desafios: a Copa do Mundo em 2023 e as Olímpiadas, em 2024: “O principal é o aspecto tático, especialmente quando começamos o jogo e em relação ao ataque. A defesa é sólida e fomos bem nisso durante a partida, mas precisamos ser mais táticas e ter mais capacidade de mudar essa tática”.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Escócia x Portugal: No duelo das zebras do grupo, a briga é pela sobrevivência