Libertadores: Corinthians goleia e Ferroviária se classifica de forma antecipada

Foto: Staff Images Woman/ CONMEBOL

Comandadas de Arthur Elias se impõem e vencem a primeira na Libertadores; Ferroviária vence a segunda e se classifica de forma antecipada para o mata-mata.

Corinthians e Ferroviária fizeram neste domingo (16) o segundo jogo na Libertadores. As alvinegras mostraram todo seu poderio ofensivo e goleou o Always Ready por 5×0. Os gols do duelo foram marcados por Gabi Portilho (2x), Adriana, Vic Albuquerque e Juliete. Já a Ferroviária mostrou, mais uma vez, consistência defensiva e, com gol de Rafa Mineira, venceu o Defensor Sporting por 1×0 e conseguiu, com seis pontos, a classificação antecipada à segunda fase da competição. 

Embora tenham vencido seus jogos, Corinthians e Ferroviária tiveram enredos diferentes em seus jogos. Ficando, portanto, somente a vitória como um denominador comum. Com a vitória, o Corinthians chegou a três pontos e decidirá a classificação ao mata-mata em confronto direto contra o Olimpia. A equipe alvinegra, por ter melhor critério de desempates, tem a vantagem do empate. 

Já a situação da Ferroviária é mais cômoda. Com duas vitórias, as Guerreiras Grenás decidirão, na última rodada, a liderança do grupo B diante do Boca Juniors. Para conseguirem a liderança, a Ferroviária precisa vencer as argentinas já que levam desvantagem nos critérios de desempate. 

Chocolate alvinegro

Como era de se esperar, o Corinthians começou o confronto contra o Always Ready pressionando e buscando se impor. O volume ofensivo da equipe logo surtiu efeito e, aos 20 minutos, as alvinegras já venciam por 2×0, com dois gols de Gabi Portilho aproveitando boas jogadas pelo setor esquerdo. 

Mesmo com a vantagem, as Brabas do Timão continuaram pressionando e, aos 27 minutos, Adriana aproveitou bom cruzamento da direita para ampliar o marcador. Poucos minutos depois, o Corinthians teve um pênalti marcado a seu favor após toque de mão. A atacante Vic Albuquerque foi para a cobrança e, com muita categoria, transformou o placar em goleada. 

Com muita força ofensiva e bastante solidez defensiva, o Corinthians pouco correu riscos no duelo e dominou a partida. O gol que deu números finais ao duelo foi marcado por Juliete aproveitando o ótimo contra-ataque do Timão, aos 11 minutos da etapa final. Após o quinto gol, o treinador Arthur Elias mudou a equipe e, com isso, o ritmo de jogo caiu. Entretanto, não o suficiente para que as brasileiras corressem risco. Com isso, o placar não foi alterado até o final da partida. 

Classificação grená

A exemplo da primeira rodada, a Ferroviária começou se impondo e dominando as adversárias. Este domínio permaneceu durante todo o primeiro tempo, onde as Guerreiras Grenás empurraram o Defensor para seu próprio campo e criaram boas jogadas. Entretanto, o último terço se mostrou, mais uma vez, um problema para a equipe de Araraquara que não conseguiu converter suas oportunidades em gols. 

A meia atacante Mylena Carioca e a atacante Laryh foram as atletas que tiveram as chances mais claras da primeira etapa, mas pararam na defesa adversária e na trave. Com isso, o primeiro tempo permaneceu sem gols e deixou a partida aberta para a segunda etapa. 

O volume de jogo no primeiro tempo pareceu motivar a Ferroviária para o segundo tempo. A equipe de Jéssica Lima voltou para a etapa complementar disposta a transformar as oportunidades criadas em números no placar. Aos 7 minutos, Rafa Mineira colocou a vantagem da Ferroviária no placar após bela finalização no ângulo da goleira Ubal. 

Com o resultado a seu favor, as Guerreiras Grenás passaram a controlar os espaços e, consequentemente, o ritmo do jogo e não correram riscos defensivamente. As mudanças de Jéssica buscaram dar mais consistência defensiva e, ao mesmo tempo, mais velocidade na fase ofensiva e, a exemplo do primeiro tempo, criaram boas jogadas e não conseguiram transformá-las em gols.

Próximos duelos

Em busca dos objetivos na competição, Corinthians e Ferroviária voltam a campo na próxima quarta-feira (19). A Ferroviária enfrenta o Boca Juniors, às 17h, horário de Brasília,  no estádio Chillogallo, em jogo que valerá a liderança do grupo B. Já o Corinthians enfrentará o Olimpia, também na quarta-feira, às 19:15h, no estádio Chillogallo, em jogo que vale a classificação para o mata-mata. 

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
DE PRIMEIRA #79 – Precisamos falar de Saki Kumagai