Jogadoras dos Estados Unidos abrem processo contra a USSoccer

As 28 atletas da seleção americana de futebol abriram na última sexta-feira, dia 08, um processo contra sua federação, alegando discriminação de gênero por parte da entidade.

Segundo o processo, a organização dá tratamento diferente a elas, não apenas pagando menos, mas também dando menores condições de treinamento, viagens e tratamento médico.

Em 2016, cinco atletas já haviam saído em defesa da igualdade de gênero no futebol no país, alegando que a seleção campeã mundial de 2015 ganhou premiação 40% menor que a masculina, que chegou apenas ás oitavas de final da Copa do Mundo de 2014. Na época, o NY Times noticiou que um atleta da seleção masculina ganhava cerca de 5 milhões de dólares num amistoso, mesmo se o resultado do jogo fosse uma derrota. Já uma jogadora, ganhava cerca de 1.600 dólares apenas se o resultado fosse uma vitória.

Sabe-se, porém, que cada um dos times tem um acordo financeiro diferente com a federação, que ainda não respondeu publicamente ao processo por parte do grupo das atletas, lideradas por algumas das principais jogadoras do mundo, como Carli Lloyd e Alex Morgan.

Segundo o processo, um representante da US Soccer, em 2016, adimitiu que “existe uma prática de desigualidade de gênero”, argumentando que “as realidade do marketing fazem com que as mulheres não mereçam ter a mesma remuneração que os homens”. O documento do processo argumenta que há provas que a seleção feminina superou a masculina naquele ano.

Confira um trecho do processo:

A Federação Us Soccer é a única e comum empregadora dos homens e mulheres atletas de futebol profissional que atuam pela Seleçãode Futebol dos Estados Unidos de futebol. Apesar do fato das mulheres e os homens serem convocados para desempenharem o mesmo trabalho, terem a mesma responsabilidade em seus times e participarem de competições internacionais pelo seu empregador comum, a US Soccer, as jogadoras têm constantemente recebido menos do que seus colegas homens. Isso acontece mesmo que sua performance seja superior ao dos atletas masculinos – considerando que, as mulheres ao contrário dos homens, foram campeãs mundiais.

Processo das jogadoras da Seleção Feminina

Confira abaixo o processo completo (em inglês)

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Definidas as semifinais da Copa Ouro