O sonho de ter uma final brasileira pela primeira vez na história da Libertadores foi adiado na noite desta quinta-feira. O Iranduba da Amazônia acabou sendo derrotado nos pênaltis para as colombianas do Atlético Huila e irá disputar o terceiro lugar da competição.
As brasileiras ainda saíram na frente, com Mayara, mas Martelli empatou no segundo tempo. Após o 1×1, o time colombiano venceu por 3×1. Para o Iranduba, apenas Camilinha marcou. Andressinha, Monalisa e Kelen, não marcaram. Entre as colombianas; Carmen, Eliana e Fabiana, deram a vitória para o Hulia, que em em sua primeira participação na competição está na final.
Esta será a segunda vez que uma equipe colombiana irá disputar a final da Libertadores. Em 2013, o Formas Íntimas enfrentou o São José e perdeu por 3×1.
Atlético Huila é a 8a equipe que alcança a final em sua primeira participação. Se junta ao Santos e Universidad Autonoma (PAR) em 2009, São José e Colo-Colo (CHI) em 2011, Foz Cataratas em 2012, Ferroviária em 2015 Sportivo Limpeño (PAR) em 2016, Audax em 2017.
O Atlético Huila enfrenta o Santos na final, neste domingo, 22h30, pelo horário brasileiro de verão