As Leoas Laranjas aplicaram mais uma goleada na competição e chegam como favoritas contra a seleção dos Estados Unidos
Se alguém pensou que a Holanda tiraria o pé na última rodada da fase de grupos contra a China, se enganou. Em partida bastante movimentada, a seleção holandesa venceu as chinesas por 8 a 2, gols de Shanice van de Sanden, Lineth Beerensteyn (2x), Lieke Martens (2x), Vivianne Miedema (2x) e Victoria Pelova pela Holanda e de Shanshan Wang e Yanwen Wang pela China.
A Holanda poupou Miedema, que estava com dores leves, e Stefanie Van der Gragt, devido ao cartão amarelo.
Leia mais: Estados Unidos e Austrália ficam no empate sem gols
O JOGO
No primeiro minuto, Danielle van de Donk já tentou um lançamento para Beerensteyn, mas a goleira chinesa chegou bem para pegar a bola. Em seguida, Van de Sanden passou a bola para Lynn Wilms, que cruzou rasteiro tranquilo para a defesa de Shimeng Peng. Aos sete minutos, uma cobrança de falta de Shanshan Wang para Sari van Veenendaal espalmar e tirar da área.
Aos 12 minutos, Jackie Groenen encontrou bem Van de Sanden, que não desperdiçou a oportunidade, driblou a goleira e abriu o placar para a Holanda. Dez minutos depois, Van de Sanden cruzou bem para Martens, mas seu chute foi interceptado por Luo Guiping. Em seguida, Shanshan Wang pegou rebote, mas bateu para longe do gol. Aos 28 minutos, Shanshan Wang ficou de cara com Veenendaal e empatou a partida para a China.
Aos 37 minutos, Beeresteyn recebeu lançamento longo e finalizou no canto de Shimeng Peng. Nos acréscimos, duas grandes chances: Martens cabeceou para o gol, mas Shimeng Peng defendeu, e Beerensteyn aproveitou lindo cruzamento de Van de Donk para colocar a Holanda de novo na frente.
No início do segundo tempo, Martens recebeu cruzamento de Kika van Es, e cabeceou na parte baixa do gol, sem chances para a goleira. Em seguida, algumas chances de finalização com Victoria Pelova, Van de Donk e Beeresteyn, porém sem sucesso. Aos 20 minutos, Miedema finalizou da entrada da área, convertendo mais um gol para as holandesas. Em seguida, Liu Jing cruzou para Wang Wanyen diminuir para a China.
Aos 25 minutos, Martens finalizou por baixo das pernas da goleira e marcou o sexto gol da Holanda. Logo, Pelova também marcou o dela com um chute de média distância. Cinco minutos depois, Miedema marcou outro gol após cobrança de escanteio de Jansen. No final da partida, a camisa 9 ainda tentou chute de fora da área, passando perto do gol chinês.
Com o resultado desse e das partidas das rodadas anteriores, a Holanda se classifica e enfrentará os Estados Unidos nas quartas de final da competição, nesta sexta-feira às 6h (horário de Brasília) no Kashima Stadium. Já a China é eliminada e volta para casa.
Ficha Técnica:
Escalações:
Holanda: Van Veenedaal; Wilms (van Es 46′), Janssen, Nouwen (Dekker 73′), Van Dongen; Roord (Pelova 46′), Van de Donk (Miedema 62′), Groenen; Van de Sanden (Jansen), Martens, Beeresteyn. Técnica: Sarina Wiegman.
Gols: Van de Sanden (12′), Beerensteyn (37′, 45+2′), Martens (47′, 70′), Miedema (65′, 76′), Pelova (71′).
China: Shimeng Peng; Mengwen Li, Yuping Lin, Xiaoxue Wang, Luo Guiping (Wang Ying 27′); Shuang Wang, Lina Yang, Yan Wang (Jing Liu 59′), Xin Zhang; Shanshan Wang, Yuyi Xiao (Yanwen Wang 59′). Técnico: Jia XiuQuan
Gols: Shanshan Wang (28′), Yanwen Wang (69′)