Holandesas e estadunidenses empatam em 1×1 e se aproximam da classificação para as oitavas de final da Copa do Mundo Feminina.
O Sky Stadium foi o palco do confronto entre Estados Unidos e Holanda, em jogo válido pela segunda rodada do grupo E da Copa do Mundo Feminina. O duelo que aconteceu na noite desta quarta-feira (26), terminou com o placar empatado em 1×1. Os gols do jogo foram marcados por Jill Roord, em favor das holandesas, e Lindsey Horan, marcou para as americanas.
Com o resultado, Estados Unidos e Holanda chegam a 4 pontos no grupo E e encaminham a classificação para o mata-mata da competição. Na próxima rodada, a Holanda enfrenta o Vietnã e os Estados Unidos jogam contra Portugal, ambos os jogos acontecem na terça feira (01), e tanto as americanas quanto as holandesas jogam por um empate para se classificar para a próxima fase.
O jogo
No duelo mais esperado do grupo E, foram as americanas quem começaram tomando a iniciativa do jogo e, logo aos nove minutos, DeMelo recebeu dentro da área e finalizou de primeira, mas a bola saiu à esquerda do gol holandês. O volume americano persistiu e, três minutos mais tarde, Crystal Dunn finalizou de fora da área, mas a bola ficou fácil para a goleira Domselaar, que fez a defesa sem dificuldade.
A resposta holandesa veio, de forma precisa, aos 17 minutos da primeira etapa. Jill Roord recebeu na entrada da área e com um domínio aliado a uma rápida finalização colocou as holandesas em vantagem no marcador. Apesar do gol sofrido, as estadunidenses não se abalaram e logo foram ao campo de ataque em busca do gol de empate. Entretanto, as conclusões das jogadas se mostraram um problema para as americanas.
Aos 30 minutos da etapa inicial, a Holanda quase ampliou o placar com Bloodworth finalizando com muito perigo de fora da área. O arremate acabou passando por cima do gol defendido por Naeher, que se esticou, mas não alcançou a bola. Ainda no primeiro tempo, Lindsey Horan tentou levar perigo ao gol holandês, mas a finalização saiu sem perigo para Domselaar.
O segundo tempo começou com as americanas pressionando em busca do gol de empate. Entretanto, foi somente aos 17 minutos que Lindsey Horan, de cabeça, conseguiu converter a insistência americana em gol. O empate logo nos primeiros minutos da segunda etapa fez com que as estadunidenses se lançassem em busca do gol da virada. Aos 22 minutos, Alex Morgan foi acionada em profundidade e finalizou na saída da goleira holandesa, mas a arbitragem assinalou impedimento da camisa 13 e invalidou o lance.
Passado o susto do gol anulado, a Holanda conseguiu equilibrar as ações e inibir que os Estados Unidos persistissem pressionando. Por outro lado, as holandesas, quando tinham a bola, não conseguiram ameaçar a meta de Naeher. Com isso, uma nova chance de perigo saiu somente aos 37 minutos. Trinity Rodman recebeu nas costas da zaga holandesa e finalizou de perna esquerda, mas a bola caprichosamente saiu à esquerda do gol holandês.
Nos minutos finais do confronto, os Estados Unidos voltaram a pressionar as holandesas e quase chegaram ao gol da virada com Sophia Smith. Entretanto, a finalização da americana não ganhou o caminho do gol. A partida, portanto, terminou sem que o placar fosse alterado e, consequentemente, o empate persistiu até o apito final do confronto.
A um empate do mata-mata
Com 4 pontos conquistados nas duas primeiras rodadas, Estados Unidos e Holanda estão a um empate de alcançarem suas vagas para o mata-mata da competição. Isso porque Vietinã e Portugal se enfrentam na madrugada desta quinta-feira (27) e na última rodada enfrentam Estados Unidos e Holanda. Portanto, desde que não percam na partida final do grupo, holandeses e estadunidenses avançarão ao mata-mata.
A última e decisiva rodada está marcada para terça-feira (01), às 04h, no horário de Brasília. A Holanda joga contra o Vietnã e os Estados Unidos enfrentam Portugal na rodada que encerra o grupo E.