Finais da Copa do Brasil Feminina acontecem nos dias 17 e 19 de dezembro

A imagem contém o escudo da Copa do Brasil Feminina e de cada lado uma jogadora da equipe da ADEF e uma da equipe de Taboão Magnus

Por: Júlia Castro – Empório do Futsal Feminino

A Copa do Brasil de Futsal Feminino está chegando a sua última fase: a grande decisão. As equipes de Taboão Magnus e APCEF/ADEF se enfrentam em busca do caneco.

Entendendo o formato da Copa do Brasil Feminina

A competição nacional é organizada pela Confederação Brasileira de Futsal (CBFS) e objetiva a participação de 1 clube por estado, indicados pelas Federações Estaduais, mais os 5 campeões das ligas regionais do ano anterior à sua realização, totalizando no máximo 32 equipes. Entretanto, esse número total dificilmente é alcançado, tendo em vista que nem todas as Federações possuem campeonatos regionais ou realizam indicações de equipes.

O campeonato é dividido em 4 fases, sendo todas elas de mata-mata, com jogos de ida e volta. A primeira fase é classificatória, sendo regionalizada em busca de facilitar a logística das equipes. A segunda fase já é quartas de final. Em seguida temos as semifinais e a grande final, que define quem fica com o caneco. A fase de quartas de final e semifinal têm os confrontos definidos por meio de sorteio público.

A equipe campeã da Copa do Brasil de Futsal Feminino garante vaga na Supercopa Magnus de Futsal.

O início da Copa do Brasil de Futsal 2020

  Inicialmente a edição atual contaria com 17 equipes de 4 regiões do Brasil. No entanto, devido à pandemia de Covid-19, quatro equipes abriram mão de disputar o torneio: ACEF Associação Copag Esportiva de Futsal (TO), Associação Malgi de Esportes (RS), Associação Mundo Moderno de Futsal (ES) e Clube Atlético Desportivo – CAD (MA)

A competição nacional teve sua primeira fase iniciada em outubro por causa dos adiamentos causados pela pandemia, contando com 13 equipes, todas indicadas pelas respectivas Federações Estaduais. Das cinco regiões brasileiras, somente a Norte não teve representante no torneio e a região Sul foi aquela com o maior número de equipes participantes. Os confrontos foram os seguintes:

Female Futsal (SC) x Uniped Pato Branco (PR)

ADTB (PR) x Cianorte Futsal/Baterias Júpiter (PR)

Associação Desportiva Sanrosé (SC) x Guarapuava Futsal Feminino (PR)

Taboão Magnus (SP) x São José Futsal Feminino (SP)

Uirapuru/Cáceres/Faipe (MT) x Sinop Futebol Clube (MT)

Classificaram-se para a segunda fase as equipes: Female, Cianorte, Guarapuava, Taboão Magnus, Uirapuru/Faipe.

A segunda fase: quartas de final

As equipes APCEF/ADEF (DF) e Barcelona Futebol Clube (SE)  e Rocket Power Futsal Clube (SE) entraram direto na segunda fase da edição atual da Copa do Brasil,  devido às desistências já mencionadas. Com as equipes classificadas da primeira fase mais essas três formaram-se novos confrontos. 

As equipes Barcelona e Rocket Power se enfrentaram logo de cara e o Barça brasileiro levou a melhor, garantindo vaga nas quartas de final. Taboão Magnus, atual campeã da competição, também garantiu a vaga ao derrotar o time de Guarapuava. A ADEF foi ao Mato Grosso enfrentar a equipe de Uirapuru/Faipe e também se classificou. A Female, ao derrotar o time de Cianorte, campeão da Copa do Brasil de Futsal Feminino 2018, ficou com a outra vaga para as semifinais.

O penúltimo passo: semifinais

As equipes classificadas para a terceira fase da competição foram Barcelona, ADEF, Taboão Magnus e Female. Por meio de sorteio, o Barcelona enfrentou a ADEF e o outro duelo ficou por conta de Taboão Magnus e Female.

Em partidas dignas de semifinais não tiveram jogos fáceis. A ADEF, equipe de Brasília, suou a camisa para vencer os dois jogos contra o Barcelona, enquanto na outra semi Taboão e Female empataram na ida e novamente na volta, levando a segunda partida para a prorrogação, onde a equipe paulista conseguiu um golzinho e garantiu a vaga na final. Ufa! Haja fôlego!

https://twitter.com/EmporiodoFSF/status/1337541179303464964?s=20

Mãos na taça: a grande final

A finalíssima da Copa do Brasil de Futsal Feminino será disputada pelas equipes ADEF (DF) e Taboão Magnus (SP). 

A competição teve sua primeira edição realizada em 2017. Essa é a primeira vez que  a ADEF chega à final do campeonato. Taboão, por sua vez, defende o título conquistado no ano passado e marca presença em sua terceira final consecutiva, tendo sido vice campeão em 2018.

Os jogos ocorrerão hoje às 20h, horário de Brasília, com transmissão nas redes da TV Atual, e no sábado (19/12) às 13:15. O segundo jogo será transmitido pelo SporTV e pela CBFS TV nas plataformas da TV NSports.

Os dois confrontos serão realizados na casa da equipe paulista, no ginásio Zé do Feijão, por questões de logística e devido às situações de covid-19 na capital federal, casa da ADEF. 

Redes sociais do empório do futsal feminino: @emporiodofsf no twitter, instagram e facebook

Fontes:

Equipes participantes e sorteio da 1ª e 2ª fases da Copa do Brasil de Futsal Feminina (cbfs.com.br)

Após sorteio, estão definidos os mandos de quadra da 1º e 2º fase da Copa do Brasil Feminina (cbfs.com.br)

CBFS disponibiliza datas da 1º fase da Copa do Brasil de Futsal Feminina

A CBFS divulga datas e horários das finais da Copa do Brasil Feminina

Substituição de clube na Copa do Brasil de Futsal Feminina (cbfs.com.br)

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Estaduais Femininos: Mixto vence o VF4 e fatura o Paraibano de maneira inédita