Por: Júlia Castro – Empório do Futsal Feminino
O futsal feminino brasileiro teve representantes ocupando pelo menos uma das três primeiras posições em todas as categorias dedicadas às mulheres da maior premiação de futsal do mundo: o Futsalplanet Awards.
O que é o Futsal Awards?
O Futsalplanet Awards é a maior premiação dentro do futsal mundial, equivalente ao prêmio de melhores do mundo da FIFA (Federação Internacional de Futebol) no campo. A primeira edição ocorreu em 2000, considerando apenas a modalidade praticada por homens. Foi somente em 2007 que a categoria de melhor jogadora do mundo foi incluída e o futsal feminino ganhou espaço dentro da premiação.
Atualmente o Futsal Awards conta com doze categorias, dentre as quais a de melhor arbitragem engloba homens e mulheres, sete são totalmente voltadas para o masculino e quatro são direcionadas especificamente para as mulheres: melhor jogadora do mundo, melhor goleira, melhor treinador ou treinadora de clube feminino e melhor clube de futsal feminino.
Dentro de cada categoria dez pessoas são indicadas e ao final os três primeiros lugares são escolhidos através de votação. Os votantes são pessoas de todo o mundo, de dentro do futsal, selecionadas pela Futsal Planet (futsal experts, como denominado por eles). Cada pessoa vota nas suas cinco indicações dentro de cada categoria em ordem de preferência. A primeira posição recebe cinco pontos, a segunda quatro e assim por diante. Ao final os pontos são somados e vence quem tiver a maior soma. Se um votante também for um indicado, ele ou ela não votará na categoria em que concorre. Cabe destacar que, dentre as 202 pessoas selecionadas para votar, conforme encontrado na página, o número de mulheres não chega nem a 10.
A criação de duas novas categorias para o futsal feminino
Até o ano de 2019 apenas duas categorias contemplavam exclusivamente o futsal de mulheres, a de melhor jogadora do mundo e a de melhor goleira. Já no ano de 2020, foi divulgada a criação das categorias de melhor treinador ou treinadora de clubes e a de melhor clube de futsal feminino. Essa foi uma excelente notícia para a modalidade, demonstrando que aos poucos o esporte praticado por mulheres tem ganhado espaço e valorização no cenário mundial.
O futsal feminino brasileiro nas indicações do Futsal Awards 2020
O futsal brasileiro é referência mundial tanto para os homens quanto para as mulheres, especialmente quando se fala em talento nas quadras, mesmo não recebendo ainda toda a atenção e investimento necessários. Isso fica claro quando olhamos para o Futsalplanet Awards e encontramos representação do Brasil em todas as categorias, tanto no masculino quanto no feminino, com exceção de melhor árbitro ou árbitra do mundo.
Focando especificamente nas categorias dedicadas às mulheres, tivemos, concorrendo a melhor goleira do mundo, três indicadas nascidas no nosso país:
- Ana Sestari (Montesilvano-ITA)
- Giga (Female-BRA)
- Re (Leoas da Serra-BRA)
Já na disputa de melhor jogadora do mundo, quatro brasileiras marcaram presença:
- Amandinha (Leoas da Serra-BRA)
- Renatinha (Italcave Real Statte-ITA)
- Débora Vanin (Kick OFF-ITA)
- Tampa (Leoas da Serra-BRA)
Fechando com as duas categorias estreantes tivemos Cris Souza e Esquerda indicados a melhor treinador ou treinadora do mundo e seus respectivos clubes concorrendo a melhor clube do mundo, o Taboão Magnus (SP) e o Leoas da Serra (SC).
Das indicações ao pódio: resultados da premiação
Algumas semanas depois de terem sido divulgadas as indicações veio o tão esperado momento: a revelação das vencedoras de cada categoria.
O título de melhor goleira do mundo ficou com a portuguesa Ana Catarina Pereira (Sport Lisboa e Benfica-POR), com as brasileiras Ana Sestari (Montesilvano-ITA) em segundo e Giga (Female-BRA) em terceiro.
Já a vencedora de melhor jogadora do mundo foi Amandinha (Leoas da Serra-BRA), seguida pela espanhola Peque (Burela-ESP) e Renatinha (Italcave Real Statte-ITA), respectivamente. Essa é a sétima vez consecutiva que Amandinha leva o prêmio para casa, sendo a única a alcançar esse feito entre homens e mulheres.
Falando dessa categoria em especial, é interessante notar que desde 2007, quando a premiação foi estendida para mulheres, somente duas vezes a vencedora não foi uma brasileira.
Cris Souza foi eleita a melhor treinadora de clubes de futsal feminino do mundo. Concorrendo com oito homens e apenas mais uma mulher dentre todas as indicações, a treinadora brasileira do Taboão Magnus (SP), que ficou com a quinta posição na categoria de melhor clube, marca seu nome na história como a primeira vencedora da categoria. A segunda posição ficou com Julio Delgado, do Burela (ESP), e a terceira com Andrés Sanz, treinador do Atlético Navalcarnero (ESP).
Na premiação de melhores clubes de futsal feminino, o Brasil foi representado pelo Leoas da Serra, de Santa Catarina, que ficou com a terceira colocação. O primeiro colocado foi o Burela, da Espanha, e o segundo o Sport Lisboa e Benfica, de Portugal.
Abrindo um último espaço para falar sobre a categoria de arbitragem, que abrange conjuntamente os dois gêneros, dentre as dez indicações, três eram árbitras e a russa Irina Velikanova conquistou o segundo lugar. A primeira e a terceira posição ficaram respectivamente com o croata Nikola Jelic e o suíço Daniel Matkovic.
Fontes: