O FIFA The Best aconteceu na tarde desta segunda-feira (27) em Paris, na França, para coroar os melhores do mundo do futebol.
O prêmio foi votado por técnicos e capitães de seleções, bem como por jornalistas especializados e torcedores de todo o mundo.
Confira a seguir quem foram as vencedoras do FIFA The Best:
Melhor Goleira: Mary Earps
Na disputa entre Mary Earps (Manchester United e Inglaterra), Ann-Katrin Berger (Chelsea e Alemanha) e Cristiane Endler (Lyon e Chile), a inglesa foi a vencedora da premiação relativa a 2022. Seus principais feitos da temporada foi a conquista da Eurocopa com as Lionesses (sofrendo apenas dois gols em toda a competição) e a marca batida de 50 clean sheets na Women’s Super League durante os seus 12 anos de atividade na Inglaterra.
Melhor Treinadora: Sarina Wiegman
A holandesa Sarina Wiegman desbancou Sonia Bompastor (do Lyon) e Pia Sundhage (da Seleção Brasileira) e foi eleita a melhor treinadora de futebol feminino em 2022. Ela conquistou a Eurocopa pela segunda vez consecutiva, dessa vez com a Inglaterra, invicta sob o seu comando. São 22 vitórias e quatro empates em 26 partidas. Já é o terceiro prêmio The Best conquistado por Wiegman e ela é a única treinadora a receber a estatueta mais de uma vez.
Melhor Jogadora: Alexia Putellas
A espanhola Alexia Putellas conquistou o prêmio pela segunda vez consecutiva, após disputá-lo com Beth Mead (Arsenal e Inglaterra) e Alex Morgan (San Diego Wave e Estados Unidos). A capitã do Barcelona ganhou os três títulos domésticos e foi finalista da Women’s Champions League, marcando 34 gols pelo clube e pela seleção.
FIFPRO Best XI:
Christiane Endler; Lucy Bronze, Mapi León, Leah WIlliamson, Wendie Renard; Alexia Putellas, Keira Walsh, Lena Oberdorf; Alex Morgan, Sam Kerr, Beth Mead.
Participações Brasileiras
A brasileira Formiga esteve presente no FIFA The Best 2022 e entregou o prêmio de Fair Play, concedido ao zagueiro georgiano Luka Lochoshvili.