Entre as melhores: Aline Gomes compõe a lista das maiores promessas do futebol mundial

Aline Gomes integra a lista de maiores promessas do futebol mundial.
Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SAF

A atacante de 17 anos está na lista das nove maiores promessas do futebol feminino da NXGN. 

Na última terça-feira (21), a NXGN divulgou, através do site da GOAL, nove nomes com 19 anos ou menos que são considerados as principais promessas do futebol mundial. No contexto do futebol feminino, o nome de Aline Gomes, atacante da Ferroviária, de 17 anos, se faz presente como um dos nomes mais promissores do cenário mundial. 

O que é NXGN?

NXGN é uma lista dos melhores jovens jogadores, que possuem 19 anos ou menos, do futebol mundial dentro de um determinado período. O NXGN masculino foi criado em 2016. Já o feminino surgiu em 2020, com 10 nomes, mas, hoje, três anos depois, a lista passou de 10 jogadores para 25. 

O prêmio NXGN, a princípio era dado apenas para o atleta melhor eleito. Entretanto, na atual edição, passaram a ser premiados os nove melhores de cada categoria: Masculina e Feminina.

Como a lista é definida?

Especialistas em futebol de todo o mundo, liderados pelos especialistas em futebol juvenil da NXGN, monitoram as melhores promessas do futebol e, ao final deste monitoramento, elegem os melhores. 

A elite do futebol

A atacante da Ferroviária, Aline Gomes, compõe a lista das maiores promessas com a colombiana Linda Caicedo, do Real Madrid; Aoba Fujino, do Tokyo Verdy Beleza; Wieke Kaptein, do Twente; Fanziska Kett, do Bayern de Munique; Vicky López, do Barcelona; Monique Ngock, do Reims; Jaedyn Shaw, do San Diego Wave e Alyssa Thampson, do Angel City.

No Brasil, Aline é nome certo na escalação da Ferroviária nas mais diversas competições que a equipe de Araraquara disputa. Por essa ascensão meteórica, a atacante já faz parte do ciclo da Seleção Brasileira sub-20 e foi, na última segunda-feira (20), convocada pela treinadora Pia Sundhage para o último teste antes da Copa do Mundo de 2023.

Futuro promissor

É inegável que o futuro de Aline Gomes é bastante promissor. Quando questionada sobre a geração sub-20, Pia Sundhage não hesitou e apontou o nome da jovem atacante como uma das atletas que mais lhe chamou a atenção. “A maneira como Aline decolou – a maneira como ela leva as jogadoras, usa o espaço, é uma ameaça nas pontas – tem sido realmente impressionante”, observou Sundhage.

Certamente, o futuro da jovem promessa brasileira será em gramados internacionais. Aline corre por fora por uma vaga para a disputa da Copa do Mundo de 2023, mas é, caso mantenha o alto nível, questão de tempo para disputar a principal competição de seleções.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Internacional e São Paulo são os finalistas do Brasileiro Feminino sub-20