Em tempos distintos, Santos consegue a virada diante do Cruzeiro em BH

Foto: Divulgação/Santos FC

Com muita emoção, Santos conta com ótima atuação de Tainá Maranhão e consegue a vitória na reta final de partida. 

No sábado (07), Cruzeiro e Santos se enfrentaram no Sesc Alterosas, em Venda Nova, em partida válida pela décima rodada do Campeonato Brasileiro Feminino. O duelo terminou com vitória das Sereias da Vila por 3×2. Os gols do jogo foram marcados por Byanca Brasil e Rafa Andrade, para a equipe Celeste, Tainá Maranhão e Ketlen (2x), marcaram para a equipe santista. Com o resultado, o Santos chegou a 20 pontos e assumiu a quinta colocação na competição. Já o Cruzeiro permanece com 14 pontos e pode terminar a rodada fora da zona classificatória. 

As duas equipes voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo fim de semana. O Cruzeiro visita o Palmeiras e o Santos enfrenta o Corinthians, fora de casa. Os confrontos possuem caráter decisivo para que as equipes consigam atingir seus objetivos no Brasileirão. 

O jogo

O Sesc Alterosas foi palco de um confronto intenso e de dois tempos distintos. Na primeira etapa, o predomínio foi da equipe Celeste que abriu o placar com apenas três minutos de jogo. Byanca Brasil aproveitou domínio errado de sua companheira, Marília, para, com uma bela finalização, colocar o Cruzeiro em vantagem no marcador. 

Em desvantagem logo no início do duelo o Santos tentou pressionar em busca do empate, mas as Sereias da Vila não conseguiram produzir chances claras de gol. Por sua vez, o Cruzeiro, bem compacto defensivamente, se armou para contra-atacar e, através de transições rápidas, conseguiram criar boas jogadas de ataque. Tal estratégia fez com que Stabile e Valverde ficassem penduradas com cartão amarelo logo na primeira etapa. Parecia questão de tempo para que as Cabulosas encaixassem boa jogada no um contra um para e, consequentemente, sofressem falta para deixar o Santos com uma atleta a menos. 

Entretanto, ao voltar para o segundo tempo, o técnico do Santos, Kleiton Lima, efetuou duas mudanças que melhoraram a equipe paulista. Saíram a meio-campista Yayá e a lateral-esquerda Stabile, ambas com amarelo, para as entradas de Tainá Maranhão e Ana Carla. Com isso, Laura Valverde assumiu a lateral-esquerda, Fabi Simões a lateral oposta e Tainá entrou na ponta direita. Essa mudança foi fundamental para que o Santos na segunda etapa voltasse pressionando e, logo aos oito minutos, já ameaçasse com ótima finalização de Ketlen, mas a bola passou por cima da meta de Kemelli. 

Com o Santos armado para atacar e ocupar o campo de ataque, restou ao Cruzeiro se compactar e buscar o jogo em velocidade para chegar ao campo de ataque. Entretanto, tal estratégia não se mostrou efetiva nos primeiros minutos da segunda etapa. As Cabulosas, como são chamadas, erraram em passes fundamentais para que a equipe conseguisse sair da pressão ofensiva e, por consequência, transicionar com perigo. 

Foi, então, aos 19 minutos da etapa final que as Sereias da Vila chegaram ao gol de empate. A meio-campista e capitã, Brena Carolina, achou belo lançamento para Tainá Maranhão, no setor direito. A atacante santista dominou, invadiu a grande área e finalizou cruzado, sem chances para a goleira Kemelli. Com 1×1 no placar, foi possível notar nos torcedores presentes, no Sesc Alterosas, uma tensão pelo segundo gol santista, mas foram as Cabulosas quem mexeram no marcador. 

Aos 31 minutos, Tipa recuperou a bola para o Cruzeiro e achou Rafa Andrade na intermediária ofensiva. A camisa 8 dominou e finalizou no canto de Camila Rodrigues para colocar a equipe mineira em vantagem no marcador. Faltando 15 minutos para o fim do duelo, o jogo adquiriu contornos de drama. Afinal, o Cruzeiro iria se fechar para assegurar os três pontos e o Santos se lançar ao ataque pelo gol de empate. Entretanto, poucos minutos depois, as Sereias empataram o confronto com Ketlen aproveitando ótima jogada de Tainá Maranhão pela direita e, de cabeça, deixou o placar do jogo em 2×2. 

Os minutos finais foram de um Cruzeiro sofrendo fisicamente para suportar o volume do Santos e, devido ao desgaste, não conseguiu segurar a bola no campo de ataque ou ameaçar a linha alta do alvinegro. Por sua vez, o Santos, contando com Tainá Maranhão inspirada, continuou acelerando o jogo e criando jogadas de perigo. Aos 41 minutos, após bela triangulação da equipe santista, Cristiane achou Ketlen dentro da área. A camisa 7 do Santos dominou e finalizou cruzado, sem chances para a goleira adversária, marcando seu gol de número 180 com a camisa santista, o terceiro da equipe no duelo. Com a virada sofrida, o Cruzeiro tentou de todo modo buscar o gol de empate, mas sem sucesso. Com isso o confronto terminou com vitória das Sereias por 3×2, em Belo Horizonte. 

Próximos compromissos

Diferentemente do Cruzeiro, que só está na disputa do Campeonato Brasileiro, o Santos tem, no meio de semana, um duelo pelo Campeonato Paulista. As Sereias da Vila enfrentam, na próxima quinta-feira (11), o Palmeiras, na Vila Belmiro, às 19 horas, pela segunda rodada da competição. Já pelo Brasileirão, o Santos volta a campo no domingo (14), contra o Corinthians, às 11h, no Parque São Jorge. O Cruzeiro, por sua vez, só volta a campo no domingo, às 11h, contra o Palmeiras, no Jayme Cintra, em Jundiaí, em jogo válido pela décima primeira rodada da competição nacional. 

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Copa 2019: Com goleada, Estados Unidos estreia com pé direito visando vaga para a Copa 2019. Veja os gols!