Em partida histórica no Mineirão, Grêmio vence o Cruzeiro por 2 a 1.

Cruzeiro e Grêmio fizeram partida histórica no Mineirão com vitória das gaúchas por 2 a 1 mantendo o sonho de classificação vivo na competição.

Por: Christian Maia
Foto: Igor Sales/Flickr Cruzeiro oficial

O Governador Magalhães Pinto mais conhecido como Mineirão foi palco da sexta rodada do campeonato brasileiro feminino. A partida foi entre Cruzeiro e Grêmio com vitória da equipe gaúcha por 2 a 1. O jogo entrou pra história por ser a segunda partida feminina que o estádio recebeu. Foi a primeira por competição oficial, a outra partida foi um amistoso entre América MG e Atlético MG no dia 23/03/2019. A atacante do Cruzeiro Miriã falou sobre a sensação de jogar num estádio histórico “jogar no Mineirão é um momento inexplicável, quando vim pra Minas Gerais sempre foi meu objetivo pisar nesse gramado.”

A partida foi em sua maioria equilibrada com uma disputa intensa em seu meio campo. O gol que abriu o marcador foi de Jajá para a equipe celeste após escanteio, com a vantagem o cenário parecia ideal para a velocidade das atacantes celestes, mas foram as gurias do Grêmio que levaram mais perigo empatando o jogo rapidamente com Karina. Após o gol de empate o jogo se tornou truncado, com muitas faltas de ambas as equipes e era o Grêmio quem levava mais ameaçava mais o gol adversário.

Na volta do segundo tempo a equipe do Cruzeiro voltou pressionando o adversário, mas sem muito sucesso, a equipe parecia sentir o ritmo de jogo devido ao tempo parado. Duda, Micaelly e Eskerdinha fizeram uma partida bem abaixo do habitual, o que influenciou o bom desempenho da equipe. Já o Grêmio levou mais perigo em seus ataques e conseguiu a vantagem no marcador com Marisa, passando assim a controlar bem o jogo utilizando suas duas linhas de quatro para se defender.

Foto: Jéssica Maldonado/ Flickr Grêmio Oficial

O Cruzeiro por sua vez tentou construir seu jogo usando uma linha de três com Mayara aberta pela direita, Jajá aberta pela esquerda e Capelinha no miolo de zaga pra qualificar a saída, mas a marcação gremista forçou o trio a sair com bolas longas buscando as extremas.  Após a partida o técnico Jorge Victor falou sobre o que pensou para o confronto e sobre a  estreia da atacante Mariana Santos “A Mariana veio pra cumprir as mesmas funções que a Thamirys e a Kim já cumpriam, vejo que ela se destaca das demais em seu ataque em profundidade. Esse foi o objetivo para usar a saída de três acionar as meias ou a Mariana em profundidade.”  Jorge também comentou sobre a sensação de atuar no gigante da Pampulha “Foi uma sensação indescritível. Foi um prazer estar com a equipe feminina aqui, no maior palco de Minas Gerais. Tentamos fazer o nosso melhor, mas o adversário foi melhor que o nosso melhor hoje. Fica um gostinho amargo, pois estará na história que fomos derrotados.” 

Com a vitória a equipe gaúcha somou 12 pontos, a treinadora Patrícia Gusmão também falou sobre jogar no Mineirão “deixar as meninas tranquilas foi a primeira coisa que tentamos, acredito que elas não sentiram.” Patrícia também falou sobre a partida “sabíamos que seria equilibrado, a gente respeita muito o adversário, pois sabemos da qualidade que tem o Cruzeiro. Então a gente procurou neutralizar as principais qualidades delas e quando tivéssemos a bola fazermos o que treinamos durante essas três semanas. Sabíamos que poderíamos levar o resultado positivo pra Porto Alegre.” 

O próximo desafio das duas equipes é em São Paulo, as gurias jogam contra a Ferroviária enquanto o Cruzeiro enfrenta o Corinthians.

Por Christian Maia

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Letícia Ferreira: “Adversário direto, vamos focadas!”