Djeni marca duas vezes e garante a vitória do Internacional sobre o Atlético-MG, em BH

Foto: Daniela Veiga/Atlético

Surpresa na escalação, a meio-campista Djeni foi a protagonista do jogo e garantiu mais três pontos para o Colorado no Brasileiro Feminino. 

Na tarde deste domingo (14), o Internacional foi à Belo Horizonte enfrentar o Atlético-MG, em partida válida pela décima primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto entre as Vingadoras e as Gurias Coloradas aconteceu no Sesc Alterosas e terminou com vitória da equipe gaúcha por 2×0. Os gols do jogo foram marcados por Djeni, que iniciou a partida como titular após Pati indicar mal-estar no aquecimento. 

Com a vitória as gaúchas chegam a 22 pontos e se mantêm firmes na busca pelo G-4 da competição. Já a equipe mineira com o resultado negativo pode ver a distância para os oito primeiros aumentar para 4 pontos, em caso de vitória ou empate do São Paulo amanhã contra o Flamengo. Tanto Inter quanto Galo voltam a campo somente no próximo fim de semana pelo Campeonato Brasileiro. O Atlético-MG vai à São Paulo enfrentar o Santos, enquanto o Inter recebe o Bahia.

O jogo

O confronto no Sesc Alterosas começou equilibrado, com as duas equipes se estudando e alternando no controle da posse de bola. A primeira chegada de perigo, portanto, foi somente aos 7 minutos de jogo, em favor da equipe visitante. Tamara Bolt recebeu pelo setor direito, levantou a cabeça e achou Priscila dentro da área. A centroavante colorada finalizou firme e obrigou a goleira Taluane a fazer boa intervenção. 

Passado o susto inicial, o Atlético tentou responder, mas erros na transição ofensiva impediram que a equipe alvinegra obrigasse a goleira Gabi Barbieri a trabalhar de forma mais efetiva. Aos 10 minutos de jogo, Sandoval e Belén Aquino envolveram a defesa atleticana com uma bela triangulação que terminou em ótima assistência de Aquino para Djeni que não desperdiçou e colocou as coloradas em vantagem no duelo. 

O detalhe do gol ficou por conta da treinadora atleticana, Vantresa Ferreira, que reclamou com seu sistema defensivo pela passividade na marcação e, consequentemente, por não pressionarem a portadora da bola. Por outro lado, o técnico Mauricio Salgado parabenizou suas atletas pela ótima jogada criada. 

Dez minutos mais tarde, o Internacional, que suportava bem o domínio territorial do Atlético e não corria riscos defensivamente, balançou as redes novamente. Após ótima jogada de Belém Aquino, a uruguaia, recém-chegada ao futebol brasileiro, achou Djeni dentro da área e, a exemplo do primeiro gol, a meio-campista não desperdiçou e dobrou a vantagem colorada. Os minutos finais da primeira etapa foram de um Galo com mais posse de bola, mas que não conseguiu envolver a defesa colorada e sofreu nas transições do adversário, mas não o suficiente para sofrer o terceiro gol.

O cenário da partida mudou na segunda etapa. O Atlético-MG voltou mais organizado ofensivamente e a técnica Vantressa conseguiu realizar os ajustes para impedir que as Coloradas transitassem com facilidade. A melhora atleticana fez com que o Internacional se preocupasse mais defensivamente. Pensando em dar uma maior solidez defensiva e oxigenar o meio de campo, o técnico Mauricio Salgado promoveu a entrada da jovem Marzia Coutinho. A atleta atuou como uma meio-campista mais defensiva pelo setor esquerdo e gerou muita dificuldade de criação das Vingadoras por aquele lado. 

Mesmo com um pouco de dificuldade em criar, o Atlético-MG obrigou a goleira Gabi Barbieri a fazer boa intervenção aos 11 e aos 23 minutos da etapa complementar, sua defesa mais difícil na partida após cobrança de falta de Jorelyn. Com o passar do tempo e as mudanças das duas equipes, o jogo perdeu intensidade. O Internacional não conseguiu atacar os espaços em velocidade, como na primeira etapa, e o Atlético-MG não conseguiu ter volume ao ponto de diminuir o marcador. Com isso o duelo terminou com vitória das Gurias Coloradas por 2×0. 

Próximos compromissos 

O Campeonato Brasileiro Feminino se aproxima de sua reta final. Com isso, as rodadas assumem, cada vez mais, um caráter decisivo. As duas equipes voltam a atuar pelo campeonato nacional na décima segunda rodada. O Atlético-MG enfrenta o Santos, no litoral paulista, no domingo (21), às 15h, na Vila Belmiro. Já o Internacional encara o Bahia, no sábado (20), às 11h, no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo. 

O Inter espera conquistar mais três pontos para entrar no G-4 e ter, ao fim da primeira fase, a vantagem de decidir em casa o confronto de quartas de final. Já o Atlético-MG precisa vencer o Santos para manter vivo o sonho de vaga no G-8 da competição e, consequentemente, no mata-mata.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
DE PRIMEIRA #50 – Tipos de Goleiras