Diante da sua torcida, Ferroviária derrota o Bahia e assume a terceira colocação no Brasileirão Feminino

Foto: Jonathan Dutra/ Ferroviária SAF

Guerreiras Grenás derrotaram, por 3×0, o Tricolor Baiano e chegaram a 15 pontos, assumindo a terceira posição no campeonato nacional. 

A Fonte Luminosa, em Araraquara, foi o palco do duelo, deste domingo (02), entre Ferroviária e Bahia. O confronto terminou com vitória das Guerreiras Grenás por 3×0. Os gols do jogo foram marcados por Camila, Luana Menegardo e Laryh. Com o resultado a equipe de Araraquara chegou a 15 pontos e subiu para terceiro colocado no Campeonato Brasileiro Feminino. Já o Bahia, com a derrota, permaneceu com 7 pontos e pode cair para a décima primeira posição em caso de vitória do Atlético-MG. 

As duas equipes voltam a campo após a data FIFA. A Ferroviária vai enfrentar, no domingo (16), às 15h, horário de Brasília, o Athletico Paranaense. Já o Bahia recebe o Real Brasília, também no domingo, às 18h. Os duelos são válidos pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. 

Primeira etapa

O duelo entre Ferroviária e Bahia começou muito disputado, com as donas da casa ficando mais com a posse de bola e, por consequência, ocupando o campo de ataque. O Bahia, por sua vez, apostou nas transições rápidas para ameaçar o gol de Luciana. Entretanto, os primeiros minutos de jogo foram sem oportunidades claras para as duas equipes. 

A primeira chance de gol da primeira etapa saiu somente aos 18’ de jogo. Aline Gomes bateu escanteio na cabeça de Camila, que foi mais alta que a defesa Tricolor e conseguiu testar firme para o gol de Maike, que nada pode fazer para impedir o primeiro gol do jogo. 

Apesar da vantagem no marcador, a Ferroviária continuou pressionando e manteve mais a posse de bola. A primeira chegada do Bahia, portanto, saiu somente aos 25’. Após bola lançada em profundidade, Juliana ganhou da zaga grená e finalizou firme obrigando a goleira Luciana a fazer boa defesa. 

Os minutos finais da primeira etapa foram marcados por um Bahia com mais posse de bola buscou envolver a defesa da Ferroviária. Entretanto, erros no último terço de campo não permitiram que a equipe Tricolor chegasse ao gol de empate. Com isso, a primeira etapa terminou com 1×0 em favor das donas da casa. 

Segunda etapa

Precisando do resultado, o Bahia voltou para o segundo tempo buscando o gol. Logo aos 2’ Nathane recebeu pelo setor direito do campo, dominou e cruzou. Porém, a bola acabou ganhando o caminho do gol e terminou acertando o travessão de Luciana. Logo na sequência, foi a vez da Ferroviária chegar com perigo. Eudimilla recebeu da entrada da área e finalizou de perna esquerda. A bola foi prensada pela defensora baiana e quase encobriu Maike, que fez ótima defesa.

O segundo gol do jogo saiu depois de cobrança de escanteio de Aline Gomes. Raquel Domingues pegou a sobra de bola dentro da área e achou Luana Menegardo melhor colocada. A defensora grená finalizou com força e ampliou o marcador. 2×0 em favor da Ferroviária. 

Com 2×0 contra, o Bahia passou a ficar mais com a bola, mas não conseguiu envolver a defesa afeana em seu campo de ataque. Com isso, a goleira Luciana não foi incomodada. Por outro lado, as Guerreiras Grenás quando tinham a bola transitavam rápido e levavam perigo à meta baiana. Foi em uma transição em velocidade que Sochor quase marcou o terceiro para as donas da casa, mas a finalização acabou saindo sem muita força, facilitando a defesa de Maike. 

Pouco tempo depois, Mylena Carioca foi derrubada na área. Pênalti para a Ferroviária. Laryh foi para a cobrança e, com uma batida firme, ampliou o placar para 3×0. Com a vantagem no marcador e pouco tempo no cronômetro, as Guerreiras Grenás passaram a controlar os espaços e não correram riscos defensivamente. Quando recuperaram a bola, as afeanas transitavam rapidamente, mas pecaram na finalização e, por isso, não conseguiram ampliar o marcador. 

Próximos duelos

As duas equipes voltam a campo somente após a data FIFA de abril. A Ferroviária vai a Curitiba enfrentar o Athlético Paranaense, no domingo (16), às 15h, no CAT do Cajú. Já o Bahia recebe o Real Brasília, no Pituaçu, em Salvador, o Real Brasília, às 18h de domingo.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Mercado da Bola: PSV anuncia a primeira jogadora brasileira na história