Definidos os classificados para a segunda fase do Apertura 2021

Foto: Twitter Platense Feminino - @capfutfem

A primeira fase do Campeonato Argentino Feminino – Torneo Apertura 2021 chegou ao fim neste último fim de semana (26 e 27 de junho). Boca Jrs e River Plate classificaram-se sem grandes problemas. UAI Urquiza e San Lorenzo seguem na cola dos dois gigantes em busca do título.

Imagem
Foto: Twitter Platense Feminino – @capfutfem

O Campeonato Argentino 2021 chegou ao final da sua primeira fase. 19 equipes se enfrentaram em turno único, divididas em dois grupos, com o objetivo de definir quais as quatro melhores de cada. Boca Jrs e River Plate, os dois últimos representantes argentinos na Libertadores Feminina entraram como favoritos em seus grupos, sempre acompanhados de perto por San Lorenzo e UAI Urquiza, também favoritos a estarem entre os finalistas.

ZONA A

Boca Jrs e San Lorenzo entraram em campo já classificados e invictos na competição. A diferença entre eles é mínima: o San Lorenzo teve 3 empates, enquanto que o Boca não venceu apenas 2 vezes. Gimnasia LP, El Porvenir e o recém-ascendido Deportivo Español entraram em campo com chances de avançarem. Um deles ficaria de fora. O time de La Plata enfrentaria justamente o seu rival direto na busca da vaga, enquanto que o Español tinha uma missão quase impossível: derrotar as líderes do grupo.

O jogo na Estancia Chica foi emocionante: um empate com 4 gols para cada lado. O empate poderia significar a desclassificação do El Porvenir, caso a improvável vitória das Gallegas acontecesse. Mas ela não veio. Como de praxe, as Gladiadoras emplacaram mais uma goleada na competição: 6×0. Foram 28 gols em 8 partidas nesta primeira fase.

Em outra partida, o San Lorenzo também aplicou uma goleada: 6×2 pra cima do Racing de Tony Spinelli. O time de Avellaneda não conseguiu repetir a boa campanha da temporada passada e sofreu muito com a saída de peças muito importantes do time e terminou na 6° posição do grupo. O Defensores de Belgrano, da única brasileira no campeonato argentino, Amanda da SIlva, não conseguiu vencer e terminou na 8° posição com 3 empates.

ZONA B

Como na Zona A, duas equipes entraram em campo já garantidas na próxima fase: UAI Urquiza e River Plate lideraram com folga o grupo, com a equipe de Villa Lynch sendo a única 100% na competição. Huracán, Platense, Independiente e Rosário Central buscavam as duas últimas vagas do grupo.

O Globo jogava em casa e recebia o Excursionistas que só havia vencido uma partida na competição. Mesmo precisando vencer, o Huracán não conseguiu encaixar e caiu diante das visitantes por 3×2, eliminando quaisquer possibilidades de classificação.

As Diablas do Independiente entraram em campo com os mesmos 14 pontos do Central, mas com 3 gols a menos de saldo. Já o Platense tinha 13 e vencer era a sua única chance de classificação, pois enfrentavam justamente suas rivais diretas: as Canárias. Os dois jogos foram emocionantes: o Independiente acabou caindo por 4×1 diante do UAI e ficou roendo as unhas até o jogo concomitante terminar. O final foi positivo para as Rojas: Platense 1×1 Rosário Central, que classificaram-se graças a diferença no saldo de gols.

QUARTAS DE FINAL

Na segunda fase do Apertura 2021, os times de grupos diferentes se enfrantam: o 1° x 4° e 2°x 3°. Conheça os confrontos:

Boca Jrs x Independiente

San Lorenzo x Rosário Central

UAI Urquiza x El Porvenir

River Plate x Gimnasia LP

Os confrontos serão definidos em partida única, na casa dos melhores colocados (times à esquerda). Em caso de empate no tempo normal, disputa direta de pênaltis. As partidas serão disputadas no próximo final de semana: 3 e 4 de julho, com a final programada para o próximo dia 15.

CURIOSIDADE

Diferente do que se pode imaginar, não há chaveamento na competição. Após definidos os quatro vencedores das quartas de final, os resultados dessas partidas serão agregados à tabela de posição da primeira fase, unindo ambos os grupos e criando uma tabela de classificação geral. Então, o 1° enfrentará o 4° e o 2° medirá forças com o 3°.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Colo-Colo: campeão em 2012 e recordista no top 4 tenta buscar o topo da América novamente