Com pouca eficiência ofensiva, Gabi Nunes marca e Brasil abre a Copa Ouro feminina com vitória

Foto: Leandro Lopes/CBF

Seleção domina os 90 minutos de jogo, apresenta problemas no último terço de campo, mas conquista os três pontos com gol de Gabi Nunes na reta final de partida

O Snapdragon Stadium, em San Diego, nos Estados Unidos,  foi o palco do confronto entre Brasil e Porto Rico, válido pela Copa Ouro Feminina. A partida que aconteceu na madrugada desta quinta-feira (21) terminou com vitória brasileira pelo placar de 1×0. O gol do jogo foi marcado por Gabi Nunes. Com este resultado, as canarinhas estreiam na Copa Ouro com vitória e enfrentam, na próxima rodada, a Colômbia.

Primeira etapa

O duelo começou com a Seleção Brasileira tomando a iniciativa do jogo e, logo no primeiro minuto de jogo, Duda Santos e Julia Bianchi levaram perigo ao gol portorriquenho. Entretanto, as finalizações foram por cima da meta defendida por Sydney Martinez. A primeira chance de mais clara do jogo saiu depois de bela associação entre Duda Santos e Bia Zanerato, que finalizou, e obrigou a arqueira de Porto Rico a fazer a primeira defesa do jogo. 

Aos 6 minutos, Juelle Love aproveitou cruzamento na área e, de cabeça, assustou Luciana, que viu a bola se perder em linha de fundo. pouco tempo mais tarde, a goleira brasileira precisou, através de um chute de fora da área, fazer boa intervenção para manter o placar em 0x0. 

A resposta brasileira veio dos pés da estreante Bia Menezes. A lateral recebeu na entrada da área e finalizou com perigo, mas a bola acabou se perdendo em linha de fundo. Logo na sequência, Bia Menezes conseguiu belo lançamento para Ary Borges que, de cabeça, empurrou para o fundo das redes. Porém, a arbitragem assinalou impedimento da meio-campista canarinha e invalidou o que seria o primeiro gol do Brasil no jogo. 

Na reta final da primeira etapa, o Brasil chegou com perigo, novamente. Bia Menezes, muito bem no jogo, acertou belo cruzamento para Adriana na segunda trave. A camisa 11 finalizou de primeira, mas a bola acabou não ganhando o caminho do gol. Aos 42 minutos, Debinha bateu falta perigosa e obrigou Martinez a fazer boa intervenção. A seleção porto-riquenha respondeu de forma instantânea. Entretanto, a finalização, de dentro da área brasileira, acabou saindo fraca e ficou tranquila para Luciana fazer a defesa. 

Após boa chegada de Bia Menezes pelo lado esquerdo, praticamente no último lance da primeira etapa, Debinha aproveitando cruzamento rasteiro chutou de primeira, mas acabou acertando a trave. Com isso, o jogo foi para o intervalo sem que o placar fosse modificado. 

Segunda etapa 

O segundo tempo, a exemplo da primeira parte do jogo, começou com a Seleção Brasileira tomando a iniciativa do jogo e ocupando o campo de ataque. Entretanto, erros no último terço de campo impediram que as canarinhas abrissem o marcador. A primeira chegada de perigo da etapa complementar saiu após belo cruzamento de Bia Zaneratto que achou Duda Santos dentro da área, mas a meio-campista acabou cabeceando a bola na trave e, com isso, o 0x0 persistiu no placar. 

O domínio brasileiro persistiu e aos 19 minutos, Bia Zanerato finalizou de fora da área e obrigou Martinez a fazer importante defesa. No minuto seguinte, Yasmin achou belo cruzamento para Ary Borges dentro da área, mas, novamente, a cabeçada acabou não ganhando o caminho do gol. Após bela jogada individual, Debinha driblou a defesa adversária e finalizou de fora da área obrigando Martinez a fazer boa defesa. 

Novamente após bola cruzada na área, Debinha cabeceou, mas não conseguiu tirar o zero do marcador. Mesmo tendo mais posse e dominando as ações do jogo, o Brasil não conseguiu transformar este volume ofensivo em gols. Foi somente aos 35 minutos que, após jogada individual de Adriana, Gabi Nunes, bem colocada, aproveitou cruzamento rasteiro na segunda trave e colocou o Brasil em vantagem no marcador. 

O Brasil quase ampliou o marcador aos 41 minutos da etapa complementar. Aline Gomes aproveitou erro da defesa porto-riquenha e finalizou de perna direita obrigando Martinez a fazer boa intervenção. Os minutos finais do jogo foram marcados pelas brasileiras em busca do segundo gol. Entretanto, erros na finalização impediram que o placar fosse ampliado. Portanto, o confronto terminou com o placar em 1×0. 

Próximo duelo

Com este resultado, o Brasil inicia a Copa Ouro com o pé direito e, agora, enfrenta a Colômbia pela segunda rodada da competição. O duelo acontece na madrugada de domingo (25), às 00:15h, horário de Brasília. A partida terá transmissão da ESPN e cobertura completa no Planeta Futebol Feminino.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Com Botafogo, Fluminense e Fortaleza, quartas de final do Brasileiro Feminino A2 estão definidas