A lista conta com 12 atletas que atuam no futebol nacional, tento como uma das ausências de maior destaque a atacante Cristiane Rozeira, do Santos.
A seleção Brasileira comandada por Pia Sundhage, divulgou nesta manha, dia 18, a lista de 22 atletas para defender a seleção nos Jogos Olímpicos de Tóquio. A lista conta com 18 atletas e 4 suplentes, para eventuais lesões no período preparatório.
As escolhidas para brigar pelo ouro foram as goleiras Bárbara (Avaí/Kindermann) e Letícia Izidoro (Benfica-POR), as defensoras Poliana (Corinthians), Bruna Benites (Internacional), Rafaelle (Palmeiras), Erika (Corinthians), Tamires (Corinthians) e Jucinara (Levante-ESP), para o meio campo foram chamadas Formiga (São Paulo), Andressinha (Corinthians), Júlia Bianchi (Palmeiras), Marta (Orlando Pride-EUA), Duda (São Paulo), Debinha (North Carolina Courage-EUA), Adriana (Corinthians), para o ataque a Pia contara com Ludmila (Atlético de Madrid-ESP), Bia Zaneratto (Palmeiras) e Geyse (Madrid CFF).
As suplentes escolhidas foram a goleira Aline Reis (Granadilla Tenerife – ESP), a lateral Letícia Santos (Eintracht Frankfurt-ALE), a meia Andressa Alves (Roma-ITA) e a atacante Giovana Queioz (Barcelona-ESP).
O destaque dessa convocação fica por conta da presença de Giovana Queiroz, de 17 anos, na lista de suplentes e a ausência da já veterana Cristiane, atacante do Santos. Vale ressaltar que a experiente atacante é a atleta, independente do gênero, com mais gols pela seleção em Jogos Olímpicos com 14. A ausência da Cristiane pode indicar o fim de um ciclo para a atleta na Seleção Brasileira.
Apesar da ausência da Cristiane, a técnica Pia Sundhage destacou o coletivo da equipe e ressaltou a importância da versatilidade de suas atletas, já que as Olímpiadas é um torneio curto. A técnica ressaltou também o desejo de chegar as quartas de final da competição. A frente da seleção Pia têm 11 vitórias, 5 empates e 2 derrotas em 18 partidas disputadas, sendo convocadas por ela 73 atletas.
Os últimos ajustes se darão nos Estados Unidos, em Portland, antes da viagem para Tóquio. A estreia da Seleção no grupo F está marcada para o dia 21 de julho, diante da China. O segundo adversário da Seleção será a vice-campeã mundial, Holanda, no dia 24. O último compromisso na fase de grupos da seleção será diante da Zâmbia, no dia 27.