Com gol no último segundo Grêmio vence o Cruzeiro de virada e conquista sua primeira vitória no brasileiro.

Foto: Flickr/Grêmio Oficial

Cruzeiro sai na frente, mas recua muito e vê a estrela de Lais Estevam brilhar para conduzir o Grêmio a virada.

O estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, foi o palco da segunda rodada do campeonato brasileiro. O confronto marcou o duelo entre Cruzeiro e Grêmio. O jogo teve como resultado final triunfo das gurias gremistas por 2 a 1, com direito a partida de gala de Lais Estevam.

O embate começou com o Cruzeiro propondo o jogo e logo aos três minutos  uma falta na entrada da área colocou as visitantes em vantagem. A meia atacante Vanessinha assumiu a cobrança e com maestria bateu no canto da goleira Raíssa para colocar o Cruzeiro a frente do marcador.

Com a vantagem no placar a equipe visitante, comandada por Marcelo Frigério, baixou as linhas e deu a bola para a equipe gremista. Buscando ampliar o marcador com contra ataques em velocidade, mas não foi o que aconteceu.

O gol sofrido fez com que as gurias gremistas, comandadas por Patrícia Gusmão, buscasse o jogo. A primeira chegada ao gol da goleira Mary Camilo não demorou muito para acontecer, Nathane teve uma oportunidade de finalizar, mas pegou mal e a bola saiu fraca. Fácil para a defesa da goleira celeste.

Com quinze minutos as estratégias das equipes eram bem claras, o Grêmio com a posse tentando penetrar nas entrelinhas do Cruzeiro, que, por sua vez, buscava sair em velocidade e no talento individual de suas atletas.

Foto: Flickr/Grêmio Oficial

Aos 17 minutos da etapa inicial Pri Back, em cobrança de falta, obriga a Mary Camilo a fazer boa defesa jogando a bola para escanteio. Poucos minutos depois Sinara pega uma sobra de bola na área e finaliza, a bola parecia despretensiosa, mas passou a direita assustando a goleira celeste.

As visitantes tentavam sair, mas esbarravam na falta de criatividade de suas meio campistas. Em especial, Mayara Vaz, que não conseguia cadenciar o jogo e, por consequência, também não conseguia criar boas oportunidades. A forte marcação das gaúchas também foi um fator. A essa altura o gol de empate parecia questão de tempo.

Aos 28 minutos Nathane roubou a bola de Vanessinha na intermediária ofensiva, a atacante gremista finalizou e obrigou Mary Camilo a fazer outra ótima intervenção.

Poucos minutos após a finalização gremista Eudimilla, destaque da equipe, caiu sentindo uma lesão. Parecia ser o anúncio de uma tragédia para as gaúchas, afinal sua melhor atleta saíra machucada com a equipe em desvantagem na partida. Foi então que surgiu para a equipe a heroína improvável, Lais.

Lais aproveitou o volume da equipe e rapidamente se adaptou ao jogo, participando da maioria dos momentos ofensivos, com muita entrega e qualidade técnica. Foi então que o volume das gurias foi transformado em gol, com ela, Lais. A atleta aproveitou um cruzamento vindo da direita, que atravessou toda a extensão da área até encontrar seu peito, um chute firme foi o suficiente para superar Mary.

Após o gol sofrido, as cruzeirenses não conseguiram sair da pressão adversária sendo envolvidas. A diferença no volume de jogo só não foi convertida em desvantagem no placar graças a ex gremista Mary que com ótimas intervenções segurou o empate no placar.

Já nos acréscimos da etapa inicial as visitante conseguiram acertar um contra ataque, mas a atacante Pâmela não bateu bem na bola, fazendo o empate persistir no placar.

O domínio gremista continuou durante todo o segundo tempo, com Lais aparecendo muito bem. O Cruzeiro, por outro lado, só se defendia e corria atrás da bola, exceção feita a atacante Mariana que tentava em jogadas individuais isoladas, mas sem perigo algum a meta gremista.

Foto: Flickr/Grêmio Oficial

Como era esperado o ritmo da partida caiu. O grêmio esbarrava em um aparente desgaste físico, natural de um início de temporada. O cruzeiro, por sua vez, esbarrava na falta de criatividade, Não se via uma jogada trabalhada, uma aproximação. A equipe se resumia em dar a bola em Mariana, Vanessinha e Lucero torcendo que uma jogada individual desse certo.

Aos 36 minutos um raro momento de sucesso em jogada individual, Vanessinha deu um belo passe para Lucero que, em posição irregular, marcou. O gol foi invalidado pela arbitragem.

Já no apagar das luzes, a zagueira Thamirys demorou na tomada de decisão e acabou perdendo a bola para Nathane na intermediária defensiva. A atacante gremista abriu na direita para Lais, que cruzou na cabeça de Pri Back para com requintes de crueldade, transformar a vantagem do jogo em números no placar. A bola da vitória acertou a trave e entrou lentamente dando números finais a partida.

Com a vitória por 2 a 1 as gurias conseguiram sua primeira vitória na competição, já as mineiras continuam sem vencer na atual temporada. Agora o próximo desafio das equipes é dia 24. O grêmio vai a Caçador enfrentar o Avaí Kindermann, já o Cruzeiro vai a São Paulo enfrentar o Palmeiras.   

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
GAMES: EA Sports entra no embalo da Copa lança DLC com seleções femininas