Com bons reforços, Palmeiras fará sua estreia na primeira divisão do Campeonato Brasileiro

Se tratando de futebol, sem dúvidas, o Palmeiras é um dos times mais conhecidos no cenário nacional. Com o futebol feminino o clube tem, de certa forma, um extenso histórico de idas e voltas na modalidade, a mais recente foi sua retomada no ano de 2019.

O surgimento da primeira equipe feminina do Palmeiras aconteceu em 1997, se tornando, na época, um dos clubes pioneiros da modalidade no Brasil. Em 2001 a equipe alviverde conquistou o principal título de sua história, que foi a conquista do Campeonato Paulista.

Em 2011, após ficar alguns anos sem atividades no futebol feminino, a equipe voltou montando um time dos sonhos que contava com jogadoras de grande renome, como Tânia Maranhão, Formiga, Fabiana, Nildinha e Rosana. O que poderia se tornar um excelente projeto visando o futuro, durou um curto período. O time apenas disputou um torneio amistoso interclubes e o campeonato paulista do ano seguinte.

Já em 2019, com um projeto concreto e apoio da Prefeitura de Valhinos, o Palmeiras ressurge mais uma vez na modalidade. O elenco foi formado por jovens atletas, como a goleira Jully, as defensoras Isabella e Camila; a volante Karla e a experiente atacante Carla. Desta forma, com uma campanha de 11 jogos, nove vitórias, um empate e uma derrota, o clube conseguiu a terceira colocação no Campeonato Brasileiro série A2 e conquistou a tão esperada vaga na elite do futebol feminino brasileiro.

O término de 2019 e início de 2020 foi bem agitado para o Palmeiras com relação ao mercado da bola. A equipe foi uma das que mais se reforçou visando o Campeonato Brasileiro deste ano e um dos grandes destaques fica por conta da contratação da polivalente Rosana de 37 anos, que já defendeu a equipe lá em 2011.

Apresentação da jogadora Rosana. (Foto: Palmeiras.com)

Em bate-papo com o Planeta Futebol Feminino a jogadora comentou sobre este novo desafio. “Desde o primeiro momento que me procuraram foram transparentes. […] Gostei da mentalidade que se tem hoje por parte da diretoria do futebol feminino em desenvolvê-lo.”, apontou.

Mais algumas atletas de peso foram contratadas. A meio-campista Ary Borges de 20 anos e a atacante Otília de 22 anos estavam no São Paulo e chegam para reforçar a equipe alviverde. Vale destacar que ambas jogadoras foram carrascas do Palmeiras com gols decisivos em 2019.

A zagueira argentina, Augustina Barroso, que recentemente estava defendendo o UAI Urquiza do seu país e já teve outras passagens por times do Brasil, chega para ser a titular no setor defensivo. Seguindo com os reforços, uma das contratações surpresas foi a da meia-atacante de 21 anos, Stefany Krebs que, ano passado, foi campeã mundial com a seleção brasileira de futsal para surdos. Esta será a terceira oportunidade da atleta atuando no futebol de campo.

Outro importante destaque foi a contratação de uma das grandes promessas do futebol brasileiro, a volante e capitã da seleção sub-20, Angelina, que esteve os últimos três anos defendendo o Santos. Apesar de ainda se bastante jovem a jogadora tem em seu currículo a participação em dois Sul-americanos (sub-17 e sub-20) e dois Mundiais (sub-17 e Sub-20).

A goleira Karen Xavier de 25 anos, que estava no Audax, também chega para reforçar a equipe. Além dela, a jogadora Mônica Bitencourt retorna ao verdão, após termino do seu empréstimo com o Corinthians.

Reforços da equipe palmeirense. (Foto: Priscila Pedroso/Divulgação )

Das jogadoras que estiveram no elenco do ano passado, quinze renovaram seus contratos com o Palmeiras. São elas: as goleiras Jully e Vivi; as defensoras Isabella, Juliana, Stella, Thaís, Thalita Samara e Vitória; as meio-campistas Nicoly, Maressa, Karla e Livyan; e as atacantes Carla Nunes, Bianca e Lurdinha.

Em contrapartida, oito jogadoras deixaram a equipe do Palmeiras. Sendo elas a Keikei (goleira), Camila (zagueira); Letícia (lateral), Rayane (lateral), Rebeca (lateral), Tabata (atacante) e Moara (atacante). A atacante Kerolin, que foi destaque nas seleções de base do Brasil, também não renovou com o clube. A jogadora que não teve a oportunidade jogar no ano passado, já que em 2018 foi flagrada no doping durante a Libertadores Feminina.

Com a contratação de novas atletas e a permanência de importantes nomes, o Palmeiras desponta como uma equipe que pode e deve brigar pelas primeiras colocações na série A1. As expectativas da jogadora Rosana são grandes com relação a temporada de sua equipe. “O Palmeiras montou um bom elenco, então a expectativa é brigar pelo título”, concluiu.

O Palmeiras estreia no Campeonato Brasileiro série A1 no dia 09 de fevereiro, às 14h, contra o Corinthians, equipe vice-campeã da última edição do Brasileirão.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
12 Beauties Who Have Replaced the Legendary Supermodels