A Colômbia venceu a Coreia do Sul por 2 a 0 no Allianz Stadium, em Sydney. Na primeira etapa, a Coreia do Sul dominava as principais chances e fazia muitas faltas para evitar a chegada das colombianas no seu campo de ataque, mas os gols de Catalina Usme e Linda Caicedo deixaram a Colômbia à frente no placar. No segundo tempo, as sul-americanas dominaram a partida com 10 finalizações, enquanto as asiáticas pouco finalizaram ao gol.
O Jogo
O jogo começou bastante fechado entre as duas seleções, sem muitas oportunidades clares. Em contra-ataque pelo lado direito, Geum Min Lee passou para So Hyun Cho, que finalizou para fora. Aos 10 minutos, em cobrança de falta, Ji So Yun chuta forte, mas a goleira Catalina Perez defendeu.
Depois, a Seleção Colombiana armou alguns contra-ataques, contudo, sem sucesso. Aos 27 minutos, uma cobrança de falta resultou em outra grande jogada das sul-americanas, que terminou com a bola batendo na mão de uma das defensoras sul-coreanas, sinalizando pênalti. Catalina Usme bateu no canto esquerdo da goleira e abriu o placar para a Colômbia.
Em seguida, Linda Caicedo subiu em contra-ataque e finalizou direto ao gol, sem chances para a goleira Young Geul Yoon. Nos acréscimos, Choe Yu-ri cruzou para Geum Min-Lee, que cabeceou e a goleira colombiana espalmou para fora do campo.
No final da primeira etapa, a Colômbia somou 57% de posse de bola contra 43% da Coreia do Sul, com três finalizações no alvo cada uma. Grande destaque para a atuação de Catalina Perez na partida. As sul-coreanas fizeram mais faltas (10) do que as colombianas (seis), mas cada uma somou dois cartões amarelos.
No segundo tempo, apesar de a Colômbia ter finalizado 10 vezes, apenas duas foram diretamente ao gol, bem defendidas pela Geul Yoon. Uma das melhores oportunidades foi aos 15 minutos com Mayra Ramírez, mas o chute saiu do lado esquerdo da goleira. O período foi bastante paralisado com faltas principalmente das sul-coreanas, devido ao cansaço para a construção de jogadas.
Linda Caicedo se tornou a segunda sul-americana mais jovem a marcar na competição, com 18 anos, atrás apenas de Marta, que tinha 17. Além disso, a sul-coreana Casey Phair, de 16 anos, se tornou a jogadora mais jovem a disputar o torneio (entre homens e mulheres).
Próxima rodada
Na 2ª rodada do grupo H, a Coreia do Sul enfrentará Marrocos no domingo (30) às 01h30, em Adelaide, enquanto a Colômbia encara a Alemanha no mesmo dia às 06h30, em Sydney.