CBF anuncia a criação da terceira divisão do Brasileiro Feminino

Além das séries A1 e A2, agora teremos a A3 em 2022, chegando a 5 competições na categoria adulta no futebol feminino brasileiro (Foto: Thais Magalhães/CBF)

Com o objetivo de desenvolver a modalidade de forma mais rápida, a entidade do futebol brasileiro anuncia a A3 e assim teremos 64 equipes em atividade em 2022

Nesta terça-feira, 18, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) anunciou mais uma competição à nível nacional para o futebol feminino: trata-se de do Brasileiro Feminino A-3. O torneio vai reunir 32 equipes e vai diminuir de forma significativa o número de times da A-2, para 16, somando em três divisões 64 equipes.

E, assim, teremos quatro torneios na categoria adulta, pois além das três divisões, contaremos também com a Supercopa do Brasil, que está prevista para o início da temporada de 2022 e conta com 08 equipes, com vagas divididas entre as equipes da A-1 e as semifinalistas da A-2.

Para a próxima temporada, as competições vão ser da seguinte maneira:

BRASILEIRO FEMININO A-1:

Em 2022, a equipe continua com o mesmo formato das quatro edições anteriores: serão 16 equipes, divididas em grupo único, onde todos se enfrentam entre si em jogos únicos. Os oito melhores classificados se garantem nas quartas de final e se enfrentam em sistema eliminatório, em jogos de ida e volta.

Enquanto em 2021 ainda teremos quatro equipes rebaixadas, a partir de 2022 isso será diferente: serão apenas duas equipes rebaixadas.

BRASILEIRO FEMININO A-2

A competição que deve sofrer a maior mudança deve ser a A-2, com a criação de mais um torneio para comportar mais equipes, a segunda divisão sai dos 36 equipes, para o mesmo número da A-1: 16. E conta a partir de 2022 com as 12 equipes classificadas para as oitavas de final deste ano (do quinto ao décimo sexto colocado), fazendo com que estas equipes já tenham um calendário fixo, além das 04 equipes rebaixadas da A-1 de 2021.

Em vez dos seis grupos, teremos apenas quatro grupos com quatro equipes cada, os dois melhores de cada grupo se classificam para as quartas de final, e assim se enfrentam em jogos de ida e volta. Apenas os finalistas se garantem na A-1 do ano seguinte.

BRASILEIRO FEMININO A-3

E vem aí a nova competição: o Brasileiro Feminino A-3, serão 32 equipes: os campeões estaduais ou representantes estaduais (27), sem que estejam nas duas divisões (A-1 e A-2), quatro equipes do ranking masculino e um time do ranking feminino.

A competição vai funcionar em formato semelhante ao da Copa do Brasil: na primeira fase, as equipes se enfrentam e, em caso de derrota por 3 a 0 ou mais, teremos apenas um jogo, com o time perdedor é eliminado. A partir da segunda fase, as 16 equipes classificadas jogam em duelos eliminatórios, com partidas de ida e volta, até a final.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
7 Examples, When the Subconscious Gives Us Tips in a Dream