Buenos Aires x Espanha: o voo das argentinas rumo à Europa

Por: Matheus Guimarães.

O mercado de transferências na Argentina segue a todo vapor, não só internamente, onde diversas jogadoras já renovaram com seus clubes ou anunciaram seus novos destinos, como também externamente rumo à Europa, mas precisamente para a Espanha.

O cancelamento abrupto do primeiro torneio semiprofissional da AFA por causa da COVID-19 foi um banho de água fria nos desejos de clubes e jogadoras em fortalecer o campeonato nacional. Com o novo cenário, a Europa se tornou um porto seguro para as argentinas que desejam seguir o caminho da profissionalização.

Até esta janela, 22 argentinas atuavam no exterior, sendo 15 delas somente na Espanha. A facilidade da língua, o crescimento da liga e a seriedade dos clubes tornam o mercado espanhol um grande desejo para as Hermanas, que esse ano terá o Real Madrid como grande novidade.

Grandes craques argentinas como Estefania Banini (Levante UD), Flor Bonsegundo (Valência CF) e Vanessa Santana (CD Sporting Huelva) já atuam na Espanha há algumas temporadas e são exemplos para as jogadoras que chegam agora.

Entre as novas jogadoras está Mili Menéndez, atacante ex-Racing e que fará sua estreia no continente europeu pelo Granada CF, na segunda divisão. Mili fez 10 gols no torneio da AFA deste ano e foi peça-chave na “remontada” argentina contra a Escócia na Copa do Mundo 2019.

No UAI Urquiza, Miriam Mayorga já anunciou que deixa o clube, mas não definiu seu destino. Dalila Ippolito também não continua na equipe e seu destino provável é a Juventus-ITA, podendo tornar-se a principal jogadora argentina no mercado europeu com apenas 18 anos.

Solana Pereyra e Adriana Sachs, entretanto, já anunciaram seus destinos: a goleira da seleção irá jogar na UD Tacuense, enquanto Sachs segue para a UD Collerense, ambas equipes jogam a segunda divisão espanhola. Belén Spenig, principal goleadora do Racing no Torneo Rexona será companheira de Sachs e será mais uma argentina na Reto Iberdrola.

Algumas argentinas que já estavam na Espanha também anunciaram seus novos clubes: a xerife Aldana Cometti, ex-Sevilla, será companheira de Banini no Levante UD. Vanessa Santana, volante que também jogou a Copa do Mundo deixou o CD Logroño e migrou para o CD Sporting Huelva. Belén Potassa é outra que anunciou sua saída do Albacete, mas ainda não fechou com um novo clube.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Holanda encontra dificuldades, mas vence e garante vaga para a próxima fase da copa