Brasileiro Feminino: como as equipes chegam para a competição (Parte 1)

Foto: Staff Images/ CBF

A principal competição do futebol feminino brasileiro começa nesta sexta-feira, 24, e vamos falar um pouco sobre como as equipes chegam

Estamos em uma semana muito importante para o futebol feminino brasileiro, pois a partir da próxima sexta-feira, 24, Santos e Flamengo fazem o jogo de abertura, na Vila Belmiro, às 20h.

A competição reúne 16 equipes, que se enfrentam entre si, em jogos únicos, por pontos corridos, e os oito melhores avançam para a fase final, no qual temos um cruzamento olímpico:

1ºx 8º

2ºx 7º

3ºx 6º

4ºx5º

Os quatro piores são rebaixados para o Brasileiro Feminino A2 de 2024 e o dois finalistas se classificam para a Libertadores Feminina de 2024.

Esta é a décima primeira edição do principal torneio do futebol feminino brasileiro, com o Corinthians como o maior campeão, com quatro títulos. Aliás, o estado de São Paulo é dominante, vencendo 09 das 10 edições disputadas. Veja a lista de campeões:

4x- Corinthians (2018, 2020, 2021 e 2022);

2x- Ferroviária (2014 e 2019);

1x- Centro Olímpico (2013), Rio Preto (2015), Flamengo (2016) e Santos (2017);

Antes do início da competição, vamos falar um pouco sobre as equipes que vão disputar a décima primeira edição, começando com as equipes que conseguiram o acesso (Bahia, Real Ariquemes, Athletico PR e Ceará) e as equipes que ficaram da 12ª até a 09ª posição.

Bahia

As atuais campeãs baianas, conseguem o acesso pela segunda vez, sendo a terceira vez que disputam a competição. Semifinalistas do último Brasileiro Feminino A2, sendo eliminado pelo Athletico PR, por 3 a 2 nos pênaltis, depois de empatar em 2 a 2 no tempo regulamentar. Ao todo, foram 5 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota.

Para a temporada de 2023, que tem 3 competições confirmadas: a Copa Maria Bonita, o Brasileiro Feminino Neoenergia e o Campeonato Baiano. O principal objetivo das Meninas de Aço é permanecer na elite do Brasileiro Feminino e trouxe ao todo 14 novos nomes: as goleiras Lorrana e Mayke, as zagueiras Leticia Fernandes e Aila, a lateral Débora Sorriso, a volante Tchula, as meias Flavia Pissaia, Taba e Vilma e as atacantes Yenni Acuña, Nath Fabem, Ary, Juliana Faria e Dani.

Este é o elenco das Meninas de Aço para a temporada de 2023:

Goleiras: Monique, Lorrane, Maike e Camila Ferreira;

Laterais: Sorriso, Lindiane, Dymenor, Dan, Camila Santos e Ariely;

Zagueiras: Thayná, Suellen, Aila e Letícia;

Meio- campistas: Vilma, Tchula, Taba, Lane, Laís, Kaylane, Kaiusja, Jordana, Flávia Pissaia e Fabi Ramos;

Atacantes: Ary, Ellen Santana, Juliana, Miúda e Nathane.

Técnico: Igor Morena

As Meninas de Aço estreiam no dia 25 de fevereiro, às 16h, diante do São Paulo, fora de casa, em Cotia. Estes são os jogos da primeira fase:

Para saber de mais informações, confira o vídeo do comentarista Thiago Ferreira, que está publicado no canal do YouTube do Planeta Futebol Feminino:

Real Ariquemes

O Furacão do Vale do Jamari é um dos estreantes da edição de 2023 do Brasileiro Feminino e faz história pelo estado de Rondônia, ao se tornar a primeira equipe do estado de Rondônia a jogar uma competição nacional de elite.

Atuais campeãs rondonienses, o Real Ariquemes é uma equipe com bastante características defensivas, sendo a terceira equipe com menos gols sofridos, sendo apenas 8 em 10 partidas disputadas no Brasileiro Feminino A2, que foi eliminado nas semifinais diante do campeão Ceará, pelo placar agregado de 3 a 2.

Para a temporada de 2023, o time rondoniense teve sete reforços: a goleira Ariane, a lateral Laura Marin, a volante Luana, a meia Graciela Martinez e as atacantes Karol Lins, Pimentinha e Maria Vitória.

Este é o elenco do Furacão do Vale do Jamari para a temporada de 2023*

Goleiras: Nany, Leticia Rodrigues;

Defensoras: Laura Marin, Jack, Gabi Lira, Amanda, Dulce, Thaisa e Monik;

Meia: Pimentinha, Graciela Martinez, Laura Marques, Mafe, Flavia Pissaia e Geisi;

Atacantes: Karol Lins, Naiane, Martinha e Alice.

Técnico: Paulo Eduardo.

*Informações retiradas do site Ogol.

O Real Ariquemes estreia fora de casa, diante do Palmeiras, no próximo domingo, 25, às 11h e faz o seu primeiro jogo em casa na segunda rodada, quando recebe o atual campeão Corinthians. Veja os jogos da primeira fase:

Para saber mais sobre o time rondoniense, temos o vídeo do comentarista Thiago Ferreira, no canal do PFF, no YouTube:

Athletico PR

Finalistas do último Brasileiro Feminino A2 e atuais campeãs paranaenses, as Gurias Furacão iniciaram com o projeto do time feminino em 2019, motivados pela obrigatoriedade da CBF, no qual todos os times que estavam na série A do Brasileiro Masculino, as Gurias Furacão começaram com a parceria com times locais e depois investiram de fato na modalidade.

As Gurias Furacão fizeram uma série A2 com muitos altos e baixos, e vitórias importantes garantiram a equipe na elite do Brasileiro Feminino pela primeira vez e assim como Real Ariquemes e Ceará, é um dos estreantes da edição de 2023.

Para esta temporada, além de manter o técnico Brendo Basso, o Athletico conta com 14 novos reforços, que são eles: a goleira Thais Helena, as zagueiras Hilary e Jajá, as laterais Rafinha e Evellyn, as meias Camila Pini, Ellen, Joyce, Duda e Nathalia e as atacantes Thayslane e Verônica.

Um dos principais destaques e que deve ser o pilar do meio de campo é a meia Camila Pini, que estava no Real Brasília e se destacou na temporada de 2021, quando as Leoas do Planalto disputaram pela primeira vez o Brasileiro Feminino Neoenergia.

Lembrando que o time paranaense já estreou na temporada, pela Supercopa Feminina, quando foi eliminado nas quartas de final, após ser derrotado por 5 a 1 pelo Internacional.

Confira o elenco das Gurias Furacão para a disputa do Brasileiro Feminino:

Goleiras: Yasmin, Thais Helena, Adelayne e Renata;

Laterais: Rafinha, Evellyn, Leila, Thais Prado, Rafa Vargas e Isa Leone;

Zagueiras: Hilary, Jajá Amorim, Paloma, Nayara, Bia e Alessandra;

Meias: Andressa, Duda, Nathalia, Joyce, Ellen, Camila, Duda Tosti, Milena Bispo e Tainá;

Atacantes: Verônica, Thayslane, Iasmyn, Maiara, Giovanna e Lilian.

Técnico: Breno Basso.

As Gurias Furacão estreiam fora de casa, no Rio Grande do Sul, diante do Internacional, no próximo sábado, 25, às 11h. Veja a primeira fase do time paranaense:

Mais informações sobre as Gurias Furacão, o comentarista Thiago Ferreira trouxe em detalhes para o canal do PFF no YouTube:

Ceará

O primeiro time da região Nordeste a ganhar um título nacional, as Meninas do Vozão são as atuais vice-campeãs cearenses, perdendo a final para o Fortaleza por 2 a 1. Com o rebaixamento do time masculino para a série B, o time feminino teve uma redução drástica no investimento para a temporada de 2023, chegando a ficar ameaçado de não continuar.

Contudo, com os patrocinadores anunciados, o time cearense continuou, perdendo a grande maioria do elenco campeão brasileiro de 2022 e contando com diversas atletas das categorias de base e de times locais.

Até o comando técnico passou por mudanças, saindo o técnico Erivelton, dando lugar a Felipe Soares, que treinou as categorias de base do Vozão. Ao todo, tiveram apenas 3 contratações, todas para a defesa: as goleiras Manu e Mirian e a zagueira Karen, que retornou ao time em 2023.

Um detalhe bem importante é que a média de idade do Ceará é bem baixa, de 20 anos.

Veja a equipe do Ceará para esta temporada:

Goleiras: Yasmin, Maria, Laís Quesia, Júlia, Manu e Mirian;

Laterais: Ester, Bruna Moana, Maria Fernanda, Isabely, Gabriela Barbosa, Mirela;

Zagueiras: Karen, Rebeca Soares, Rebeca Silva, Luiza e Laís Stephanny;

Volantes: Lylyane, Gabriela Campelo, Mariana e Eduarda;

Meias: Beatriz Alves, Emilly Kayllane, Bianca, Emilly Freitas, Val e Ana Kézia;

Atacantes: Amália, Sara, Tayla, Larissa, Laís Gomes, Bruna Souza, Sabrina Cosmo, Emilly Sorriso, Larissa Ketlen, Kaká e Kaylane Silva.

Técnico: Felipe Soares.

As Meninas do Vozão já estrearam nesta temporada, perdendo de 10 a 0 do Flamengo, que foi o vice-campeão. E pelo Brasileiro Feminino estreiam no próximo sábado, 25, às 11h, fora de casa, diante do atual campeão Corinthians. Estes são os jogos do Ceará na competição:

Para mais informações, confira este vídeo do canal do PFF, sobre as Meninas do Vozão:

Cruzeiro

As atuais vice-campeãs mineiras conseguiram permanecer por mais uma temporada na primeira divisão, sendo a quarta edição seguida. De muitos altos e baixos em 2022, as Cabulosas se reforçaram com nomes já bem conhecidos pelos torcedores, como Luaninha, que teve bastante destaque nas categorias de base do Santos, a goleira Kemelli e a dupla de ataque do Palmeiras na última temporada: Carol Rodrigues e Byanca Brasil. Ao todo, foram 12 reforços para esta temporada: as goleiras Kemelli e Guitarrari, as laterais Clara e Camila Arrieta, as zagueiras Sara, Kelly Caicedo e Vitória Calhau, as meias Luaninha e Maii Maii e as atacantes Carol Baiana, Byanca Brasil e Larissa.

Além disso, as Cabulosas continuam com o comando de Felipe Freitas e tiveram algumas saídas, como é o caso de Robinha, que é um dos novos reforços do São Paulo e a atacante Karen, que foi para o Minas Brasilia.

Este é o elenco do Cruzeiro para a temporada de 2023*

Goleiras: Guitarrari e Kemelli;

Defensoras: Kelly Caicedo, Camila Arrieta, Ana Clara, Janaina, Nine e Vitória Calhau;

Meias: Maii Maii, Larissa Vasconcelos, Luaninha, Sara Piveta, Rita Bove, Camila Ambrózio e Anna Luiza;

Atacantes: Carol Rodrigues, Byanca Brasil, Fernanda Tipa, Vanessa, Marília, Carol e Lala.

Técnico: Felipe Freitas.

*Informações Retiradas do site ogol.

As Cabulosas estreiam no Brasileiro em casa, recebendo o Grêmio, no próximo sábado, às 19h. Veja os confrontos da primeira fase do time mineiro:

Se você quer saber um pouco mais sobre as Cabulosas, confere este vídeo:

Atlético MG

As atuais campeãs mineiras, as Vingadoras vão em busca de voltar a disputar a fase final de uma competição nacional. Comandadas por Lindsay Camila, foram as únicas remanescentes das equipes que conseguiram o acesso do Brasileiro Feminino A2 de 2021, sendo o melhor mineiro na principal competição de clubes do Brasil, garantindo assim, a vaga para a Supercopa Feminina, no qual foram eliminadas pelo campeão Corinthians por 1 a 0.

Para a temporada de 2023, as Vingadoras optaram pela manutenção do projeto, trazendo oito reforços, com destaque para a atacante do Deportivo Cali, Ingrid Guerra, uma das principais atletas na Libertadores Feminina de 2022. Além de Guerra, as Vingadoras trouxeram a goleira Taluane, a zagueira Jorelyn, as meias Gabi Arcanjo e Neném e as atacantes Emily, Ludmila e Manuela Paví.

Confira o elenco do Atlético para a temporada de 2023*

Goleiras: Nicole, Marcelle e Raíssa;

Defensoras: Katielle, Karol Arcanjo, Leidi, Jorelyn Carabalí, Bárbara Santos e Ilana;

Meias: Karol Bermúdez, Dayana Rodríguez, Luciana Gómez, Gabi Arcanjo e Jayanne;

Atacantes: Soraya, Emily, Nenem, Iara, Ingrid Guerra, Rafa Barros, Manuela Paví, Ludmila e Milena;

Técnica: Lindsay Camila

*Informações retiradas do site ogol

As Vingadoras estreiam em casa, e fazem o último jogo da primeira rodada, diante da Ferroviária. Veja a primeira fase do time mineiro:

Para mais informações das Vingadoras, confira o vídeo abaixo:

Avaí/Kindermann

Atuais campeãs catarinenses, as Leoas de Caçador vem de uma temporada de altos e baixos, conseguindo o principal objetivo, que era a permanência no Brasileiro Feminino Neoenergia.

Sem o apoio da família Kindermann, o time catarinense passou a ter o investimento e o suporte do time do Avaí, que continua com a parceria para esta temporada.

Já pensando em se manter, as Leoas reformularam a equipe novamente, restando poucas remanescentes da temporada de 2022, e contam com 16 novos nomes para este ano: a goleira Leilane, as laterais Miriam, Raquel Beatriz e Kaila, a zagueira Riveros, as meias Thaynara, Rafinha M., Luciene Baião, Limpia Fretes, Ximena Velazco, L. González e Joyce e as atacantes Brendha, P. dos Santos, Annaysa e Thaiciane.

Este é o elenco das Leoas da Ilha para a temporada de 2023:

Goleiras: Bia Nicoletti, Lori, Lu e Renata;

Laterais: Kaila, Mira, Raquel e Raquelzinha;

Zagueiras: Dani Venturini, Méia, Thay e Verônica;

Meias: Baião, Bichão, Bichão, Kamila Santos, Pia e Rafinha Marques;

Atacantes: Annaysa, Brendha, dos Santos, Jamel, Joy e Lule.

Técnica: Carine Bosetti.

As Leoas de Caçador estreiam em casa, no próximo domingo, 26, às 15h, diante do Real Brasília, o mesmo adversário das quartas de final da Supercopa Feminina. Veja a tabela completa da primeira fase do time catarinense:

Para mais informações de um dos times mais tradicionais da modalidade, confira este vídeo no canal do PFF:

Santos

Campeãs em 2017, as Sereias da Vila são as atuais vice-campeãs do Paulista Feminino e tentam nesta temporada voltar à fase final do Brasileiro Feminino.

Mantendo a base da última temporada, as Sereias da Vila perderam algumas jogadoras, como é o caso de Analuyza (Goiás), que foi para o Internacional, Sassá, que foi para o rival Palmeiras e a meia Fernanda, que foi para o também rival Corinthians . Além disso, o Santos continua com o comando do supercampeão Kleiton Lima.

Ao todo, foram 10 reforços para esta temporada: a goleira Jully, a lateral Giovana, as zagueiras Adriana Sachs, Kelly e Luciana Ortega, a volante Yaya e as atacantes Jourdan Ziff, Bianca Gomes, Tainá Maranhão e Fabi Simões.

Os destaques ficam por conta da finalista da Libertadores Adriana Sachs, a volante Yayá, que foi bronze no Mundial Feminino sub-20 e a atacante Fabi Simões, finalista com o Internacional do último Brasileiro Feminino Neoenergia.

Veja o elenco do Santos para a temporada de 2023:

Goleiras: Camila R., Anna Bia, Michelle e Jully;

Defensoras: Tayla, Stabile, Camila M., Kelly, Giovana, Sachs, Kaká, Bia Menezes e Gi Fernandes;

Meias: Brena, Ana Carla, Ketlen, Thaisinha, Erikinha, Laura Valverde, Yaya, Julia e Raissa C.;

Atacantes: Jourdan, Fabi Simões, Bianca Gomes, Tainá Maranhão e Cristiane.

Técnico: Kleiton Lima

As Sereias da Vila fazem o jogo de abertura, diante do Flamengo, nesta sexta-feira, 24, às 20h, na Vila Belmiro. Veja os adversários do Santos na primeira fase:

Para mais informações do Santos, confira o vídeo abaixo:

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Conexão FA WSL #22 – Terceira rodada de clássicos