Brasil vence a Venezuela e garante vaga antecipada para a semifinal da Copa América

Staff images Woman/ CONMEBOL

O Brasil enfrentou, no estádio Centenário, a Venezuela em partida válida pela penúltima rodada da Copa América. A partida teve como resultado vitória canarinha por 4×0. Os gols do duelo foram marcados por Bia Zaneratto, Ary Borges e Debinha, duas vezes.

Com o resultado, o Brasil conseguiu, de forma antecipada, garantir o primeiro lugar e, consequentemente, a classificação a semifinal da competição. Os destaques da partida ficaram por conta de Debinha, autora de dois gols, e de Gabi Portilho, que entrou no segundo tempo e melhorou, consideravelmente, o nível de jogo da seleção brasileira.  

Primeira etapa

O jogo começou com o Brasil apresentando muita movimentação ofensiva e bastante intensidade na marcação. Com isso, o Brasil ficou com a posse de bola e passou a ocupar o campo ofensivo. As comandadas de Pia Sundhage criaram boas oportunidades de abrir o placar, mas acabaram pecando na finalização.

Foi só aos 21 minutos da primeira etapa que a seleção conseguiu abrir o placar com Bia Zaneratto. A atacante aproveitou bom cruzamento vindo de Tamires, no setor esquerdo, e cabeceou firme, sem chances para a goleira venezuelana.

Com a vantagem no marcador, a seleção voltou a apresentar problemas nas construções de jogadas o que atrapalhou no volume ofensivo da equipe. Por outro lado, a seleção venezuelana não conseguiu criar jogadas de perigo. Passando, assim, a só ameaçar nas bolas paradas de longa distância.

Segunda etapa

O segundo tempo começou com a seleção brasileira demonstrando outra postura. A equipe canarinha, a exemplo do inicio da primeira etapa, voltou pressionando. Aos 5 minutos, Bia Zaneratto recuperou bola no meio campo e disparou em velocidade. A atacante achou belo passe para Ary, na esquerda, que driblou a zagueira e finalizou cruzado sem chances para a goleira adversária.

Mesmo com a vantagem, o Brasil continuou pressionando e obrigou a goleira Cáceres a fazer boa intervenção após cabeçada de Debinha. Poucos minutos mais tarde, Debinha teve outra oportunidade de marcar e, desta vez, a atacante não perdoou. A lateral Antônia, chegou a linha de fundo e achou Debinha dentro da área. A atacante com uma cabeçada certeira ampliou o placar para a seleção canarinha.

A pressão da seleção brasileira continuou e, aos 29 minutos, Debinha ampliou o placar com um golaço. A atacante recebeu a bola pela direita, deu um belo drible na defensora venezuelana e finalizou sem chances para a goleira. O gol foi o segundo de Debinha na partida, o quarto dela na competição.

Próximos compromissos

Com a classificação para as semifinais garantida, a seleção brasileira volta a campo na quinta-feira (21), contra o Peru. O duelo acontece no estádio Olímpico Pascual Guerrero, às 21h, horário de Brasília. Já a Venezuela volta a campo na quinta-feira (21), contra a Argentina. O confronto valerá a segunda vaga do grupo B e acontece às 21h.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Pela sexta vez consecutiva, Amandinha é eleita melhor jogadora de futsal do mundo