As dez maiores artilheiras da história da Seleção Brasileira de Futebol Feminino

A primeira partida oficial da seleção brasileira de futebol feminino aconteceu em junho de 1986. O Brasil viajou até a Itália para enfrentar os Estados Unidos, as brasileiras acabaram perdendo para as americanas por 2×1, porém esta partida marcou a história da modalidade.

Desde este memorável dia, até hoje, o Brasil já disputou mais de 300 jogos oficiais. Durante todo este período passaram diversas jogadoras pela seleção, muitas delas marcaram seus nomes vestindo a camisa amarelinha e algumas destas foram responsáveis por marcar com gols suas brilhantes trajetórias.

Portanto, o Planeta Futebol Feminino se propôs a fazer um levantamento das jogadoras que mais marcaram gols com a camisa da seleção. É preciso confessar que não foi uma tarefa fácil, já que muitos dados sobre os jogos da seleção feminina foram perdidos com o decorrer do tempo.

Para esta pesquisa foram utilizados dados da Rec.Sport.Soccer Statistics Foundation, organização responsável por registrar dados esportivos do mundo todo. No Brasil, o responsável pelo material referente a seleção brasileira de futebol feminino é o Marcelo Leme de Arruda. É possível acessar o site desta organização clicando AQUI. Também foram utilizados outros sites esporádicos para completar a pesquisa.

*Os número aqui presentes não correspondem fidedignamente aos dados oficias de cada jogadora. Como ressaltado acima, muitos dados sobre os jogos da seleção brasileira foram perdidos com o decorrer do tempo. Muitos amistosos realizados pela CBF e algumas competições da CONMEBOL não existe se quer informações nos sites das instituições. O intuito desta pesquisa é se aproximar ao máximo aos números reais.

Sem mais delongas, confira as dez jogadoras que mais fizeram gols com a camisa da seleção brasileira:

10. Daniela Alves – 18 gols

Foto: Fernando Pilatos/Gazeta Press –

Na décima colocação temos uma das grandes jogadoras da história do Brasil. A meia Daniela Alves defendeu a camisa do Brasil de 1999 a 2008. Participou de 57 jogos pela seleção, onde marcou 18 gols. Seu primeiro gol foi contra a equipe de Trinidad e Tobago na Copa Ouro realizada nos Estados Unidos em 2000.

Em seu currículo a eterna camisa sete do Brasil tem participações em duas Copas do Mundo e três Olimpíadas. Conquistando um vice-campeonato mundial e duas medalhas de prata olímpicas. Durante o período de 2016 a 2018 se tornou auxiliar técnica na seleção brasileira sub-20.

9. Beatriz Zaneratto – 23 gols

Foto: foxsports.com.br/

Em nono lugar temos Beatriz Zaneratto. A atacante de 25 anos defende a seleção brasileira desde 2011 e em 72 jogos marcou 23 gols. Seu primeiro gol foi marcado contra a Suíça na Copa Algarve de 2015.

Bia, como é conhecida, já participou de três Copas do Mundo e uma Olimpíada. Atualmente, defende as cores do Hyundai Steel Red Angels, da Coréia do Sul.

8. Formiga – 27 gols

Foto: Agência Reuters

A imparável Formiga é a oitava jogadora com mais gols pela seleção brasileira. Defendendo o Brasil desde 1995, a volante tem 27 gols marcados, além de ser a atleta com mais jogos pela seleção. Seu primeiro gol aconteceu em 1998, em partida contra a Argentina válida pela Copa América.

Formiga nasceu para quebrar recordes, são sete participações em Copas do Mundo e seis em Jogos Olímpicos. É a única atleta, seja homem ou mulher, no mundo a conseguir tal feito. Será que ano que vem veremos Formiga em sua sétima Olimpíada?

7. Debinha – 28 gols

Foto: Denis Balibouse/Reuters

A sétima colocação é ocupada por Debinha, uma das atacantes que acenderam a essa lista de uma forma bem rápida. Defendendo a seleção desde 2011, Debinha já marcou 28 gols com a camisa da seleção. Seu primeiro gol foi marcado contra a Costa Rica nos Jogos Pan-americanos de 2011.

A camisa 9 do Brasil participou das Olimpíadas de 2016 no Rio e, recentemente, disputou a Copa do Mundo da França, onde, para muitos, foi considerada a melhor jogadora da campanha brasileira.

6. Katia Cilene – 29 gols

Foto: CHOI WON-SUK/AFP/Getty Images)

A sexta posição é ocupada por Katia Cilene, uma das grandes atacantes da história do futebol mundial. O seu poderio no ataque fez com que marcasse 29 gols representando o Brasil. Seu primeiro gol aconteceu em partida contra o Japão nas Olimpíadas de 1996.

Em sua carreira, Katia vestiu a camisa de clubes brasileiros como o Vasco, Saad e São Paulo, além de jogar em dois grandes clubes franceses, o Lyon e o PSG. Representando o Brasil, a atacante esteve em quatro Copas do Mundo e em dois Jogos Olímpicos.

5. Sissi – 33 gols

Foto: Tony Marshall/EMPICS via Getty Images

Sissi é com certeza uma das percussoras do futebol feminino do Brasil. Com sua maestria e grande talento estreou na seleção brasileira em 1988. Neste mesmo ano participou do Mundialito, torneio teste realizado pela FIFA, onde marcou seu primeiro gol verde amarelo contra a Tailândia.

A primeira camisa 10 do Brasil participou de duas Copas do Mundo, sendo artilheira com 7 gols e conquistando o terceiro lugar da competição em 1999, e de duas Olimpíadas.

4. Pretinha – 42 gols

Foto: medium.com

Pretinha estreou na seleção brasileira com apenas 16 anos e com essa idade disputou sua primeira Copa do Mundo em 1991. Seu primeiro gol representando o Brasil aconteceu em 1995 em partida contra o Equador, nesta partida ela não só marcou seu primeiro gol e sim os quatro primeiros.

Pretinha disputou quatro Copas do Mundo e quatro Olimpíadas. Em 2004, marcou na final dos Jogos Olímpicos, na ocasião, o Brasil perdeu por 2×1 para os Estados Unidos. Esse gol fez com que Pretinha se tornasse a primeira e, até então, única jogadora brasileira a marcar em uma final de um grande torneio (Copa do Mundo ou Olimpíadas).

3. Roseli – 42 gols

Foto: Luz Bittar/ Gazeta Press 02/09/2004

Mais uma das pioneiras do futebol feminino brasileiro. Roseli de Belo, assim como Sissi, estreou na seleção em 1988. Com 42 gols, a histórica atacante ocupa a terceira colocação na tabela de artilheiras da história do Brasil.

Roseli marcou seu primeiro gol contra a Noruega no Mundialito de 88, nesta competição também foi escolhida, pela imprensa chinesa, como uma das melhores jogadoras do torneio. A atacante defendeu a seleção brasileira até 2004 e disputou duas Copas do Mundo e três Olimpíadas.

*Roseli e Pretinha empataram com 42 gols, porém Roseli ocupa a terceira colocação por ter participado de menos jogos com a seleção.

2. Cristiane – 94 gols

Foto: DENIS BALIBOUSE (REUTERS)

A segunda maior artilheira do Brasil é a grande camisa 11, Cristiane Rozeira. Estreou na seleção em 2003, seu primeiro gol com veio ainda neste ano. A atacante marcou um contra a Colômbia na Copa América.

Apesar de passar em branco na Copa do Mundo de 2003, Cristiane mostrou para o mundo sua força e talento nas Olimpíadas de Atenas em 2004, quando conquistou a medalha de prata e terminou como artilheira da competição com cinco gols, junto a Birgit Prinz.

Cristiane se tornou um dos grandes nomes da história do futebol feminino e em 2012 conquistou o posto de maior artilheira da história das Olimpíadas. Em seu currículo tem a participação em cinco Copas do Mundo e quatro Olimpíadas.

1.Marta – 107 gols

Foto: Daniel Kfouri

O topo da artilharia, a jogadora que mais vezes balançou a rede representando o Brasil, é nada mais nada menos do que a Marta. A seis vezes melhor jogadora da FIFA tem 107 gols. Marta estreou com a camisa do Brasil na Copa América de 2003, logo em seu primeiro jogo marcou o seu primeiro gol em partida contra o Peru.

Marta participou de cinco Copas do Mundo e em todas as edições que esteve marcou gols. Seu poderio ofensivo fez com que neste ano se tornasse a maior artilheira da história dos Mundiais, seja feminino ou masculino, com 17 gols. Em Jogos Olímpicos a atacante tem quatro participações, conquistou duas medalhas de prata e é a terceira maior artilheira das Olimpíadas.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
DE PRIMEIRA #50 – Tipos de Goleiras