Mesmo com a paralisação do jogo, as Palestrinas conseguem o primeiro triunfo da história na competição continental e assumem a liderança do grupo C
Palestrinas começam com o pé direito na Libertadores Feminina de 2022. Um dos estreantes desta edição, o Palmeiras venceu o Libertad Limpeño, do Paraguai, pelo placar de 3 a 0. Duda Santos, em um belo chute, Byanca Brasil e Bia Zaneratto marcaram os gols do Verdão.
Com o resultado, o Palmeiras é o líder do grupo C, por conta do saldo de gols. Na próxima rodada, em busca de se aproximar da classificação à próxima fase, o Verdão enfrenta o IDV Dragonas, no dia 17, às 19h15.
Como foi o jogo?
A partida se iniciou de maneira mais estudada para o Palmeiras, que viu o Limpeño chegar um pouco mais na grande área. Aos 17 minutos, a energia acabou no Estádio devido à forte chuva que caía desde um pouco antes do começo da partida. Esta chuva estava acompanhada de raios e trovões, que ameaçaram a integridade de todos os presentes no gramado.
O jogo teve de ser interrompido por uma hora, e quando voltou, o Palmeiras estava melhor e abriu o placar aos 24 minutos, em um belo gol de Duda Santos, que até contou com a goleira Arianne González na defesa, mas não foi possível.
O Palmeiras continuou a atacar após o primeiro gol, criando boas oportunidades aos 34 minutos, mas por conta do gramado estar escorregadio, a bola rodava mais, fazendo com que o time brasileiro errasse mais.
No segundo tempo, o Palmeiras voltou um pouco melhor, com o objetivo de aumentar o saldo de gols, e aos seis minutos, Byanca Brasil ampliou, após jogada iniciada por Bia Zaneratto e a camisa 12 palestrina cabecear.
Para dar números finais ao placar, Bia Zaneratto, recém- chegada dos amistosos da Seleção Brasileira na Europa, marcou o terceiro gol, após se livrar da marcação da equipe paraguaia.
Depois de um tempo de gramado seco, a chuva voltou a pressionar em Quito, não impedindo que o jogo parasse, mas fazendo com que as equipes arriscassem um pouco menos até a partida acabar.
Ficha Técnica
Fase de Grupos- Rodada 1- Grupo C
Data: 14 de outubro
Hora: 19h15 (de Brasília)
Palmeiras: Amanda; Bruna Calderan (Juliana), Poliana, Julia Bianchi, Katrine; Ary Borges (Sâmia), Andressinha (Day Silva), Duda Santos, Camilinha ; Bia Zaneratto, Byanca Brasil (Carol Tavares). Técnico: Ricardo Belli.
Libertad Limpeño: Arianne González; Limpia Fretes, Tania Fretes, Tania Riso (Marta Aguero), Damia Cortaza. Laurie Cristalfo; Marialba Zambrano, Liz Peña (Ana Martínez), Ramona Martínez, Lourdes González (Soledad Garay), Natalia Barros (Fatima Acosta); Liza Larrea (Tania Espindola). Técnico: Rubén Subeldía.