Pia Sundhage destaca evolução e objetivos para Copa do Mundo

Lucas Figueiredo/CBF
Pia Sundhage em amistoso contra a Suécia. Foto: Lucas Figueiredo/CBF.

Para a treinadora sueca, alguns ajustes devem ser realizados até o início da Copa América e a evolução será gradual até a classificação para a Copa do Mundo de Futebol Feminino. 

A Seleção Brasileira finaliza sua preparação para a Copa América com duas derrotas para equipes europeias de alto nível – 2 a 1 contra a Dinamarca e 3 a 1 contra a Suécia. Em entrevista coletiva após a partida de hoje, 28, a treinadora Pia Sundhage projetou as alterações finais para a competição continental. 

Os gols saíram na segunda etapa da partida, quando aos cinco minutos Debinha abriu o placar. Porém, bastaram 15 minutos para as suecas empatarem com Johanna Kaneryd, virarem aos 22 minutos com Lina Hurtig e, por fim, no último minuto de jogo, ampliarem com um gol de cobertura de Stina Blackstenius.

O jogo 

Em relação ao primeiro tempo, Pia Sundhage ressaltou que a seleção sueca não criou chances e o Brasil foi minimamente melhor. Apesar de fazer o certo e atacar, a equipe não aproveitou as chances. “Acho que, emocionalmente, se fizéssemos um gol, isso mudaria o jogo. E é ruim que não conseguimos jogar os 90 minutos com alta intensidade”, disse. 

No segundo tempo, a Seleção perdeu rendimento e foi um dos motivos para a consolidação da derrota. “Elas atacaram muito mais e não conseguimos defender da mesma maneira. As jogadoras que saíram do banco… É importante que você receba 110% delas também. Isso é algo para o qual eu devo prepará-las melhor, para que façam a diferença quando entrarem em campo”. 

Além disso, a treinadora ressaltou sobre as duas partidas foi a falta de conectividade entre as jogadoras da seleção, além da lentidão durante as tomadas de decisão. Em consonância. Sundhage deu importância para a preparação física da equipe: “Poderíamos estar um pouco melhor preparadas fisicamente, e isso será importante na Copa América. Para que façamos o melhor com as jogadoras que temos”, analisou.  

Rafaelle e Luana são duas jogadoras chave que ainda não conseguiram tantos minutos devido a recuperação de lesões. Por outro lado, a treinadora acredita que há margem para melhora e tempo para preparações finais para a competição continental. Dessa forma, foco, concentração e capricho são esforços que Sundhage ressaltou para a evolução e classificação para a Copa do Mundo de Futebol Feminino. 

A Seleção Brasileira finaliza a sua preparação e estreia na Copa América no dia 9 de julho, contra a Argentina, no Estádio Centenário, em Armênia, na Colômbia.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.

Mais histórias
Deportivo Cuenca: campeão equatoriana tenta usar a vantagem de anfitriã para ir longe