A competição tem a sua primeira edição disputada a partir do dia 21 de setembro e classifica 02 seleções, além da França, para os Jogos Olímpicos de Paris
À menos de um mês para o início da primeira edição da Liga das Nações Feminina, a UEFA divulgou mais detalhes da competição, que vai classificar duas seleções, além da França, para os Jogos Olímpicos de 2024, que ocorre na capital francesa.
Diferente do que acontecia anteriormente, a Copa do Mundo não será mais um fator decisivo para a classificação das seleções europeias para os Jogos Olímpicos e ficará a cargo da Liga das Nações, que deve se tornar uma competição fixa dentro do calendário das seleções.
Além da vaga para as Olímpiadas, o Torneio também deve garantir 08 seleções para a Eurocopa Feminina, que ocorre em 2025. A competição tem os mesmos moldes da edição masculina: os quatro melhores da Liga A (primeira divisão) se classificam para um final four (uma final com as quatro melhores seleções).
A final tem previsão de ser disputada em fevereiro, entre os dias 21 e 28, provavelmente na primeira Data FIFA de 2024. Lembrando que se a França for uma das finalistas, outras duas seleções e o terceiro melhor ficam com a vaga para as Olímpiadas.
As atuais campeãs mundiais, a Espanha, está no grupo 4, com Suécia, Itália e Suíça. Espanha e Suécia se enfrentam na primeira rodada, reeditando a semifinal desta edição da Copa do Mundo, no qual as espanholas venceram por 2 a 1.
Os grupos foram definidos de acordo com a classificação dentro do Ranking de Seleções da UEFA.
Veja os grupos da competição:
Liga A:
Grupo A1: Inglaterra, Holanda, Belgica e Escócia;
Grupo A2: França, Noruega, Áustria e Portugal;
Grupo A3: Alemanha, Dinamarca, Islândia e País de Gales;
Grupo A4: Suécia, Espanha, Itália e Suíça.
Liga B:
Grupo B1: Irlanda, Irlanda do Norte, Hungria e Albania;
Grupo B2: Finlândia, Romênia,Eslováquia e Croacia;
Grupo B3: Polônia, Sérvia, Ucrânia e Grécia;
Grupo B4: República Tcheca, Eslovênia, Bosnia e Hezergovínia e Belarussia.
Liga C:
Grupo C1: Malta, Moldova, Letônia e Andorra.
Grupo C2: Turquia, Luxemburgo, Lituania e Georgia.
Grupo C3: Azerbaijão, Montenegro, Chipre e Ilhas Faroé
Grupo C4: Israel, Estonia, Cazaquistão e Armenia.
Grupo C5: Macedônia do Norte, Kosovo e Bulgaria.