TOP 5 maiores artilheiras da seleção sub-20

A categoria sub-20 de seleções no futebol feminino é um tanto quanto recente. Enquanto no futebol masculino o primeiro mundial realizado pela FIFA aconteceu em 1977 na Tunísia, já na modalidade feminina o primeiro campeonato aconteceu apenas em 2002. A edição de estréia aconteceu no Canadá.

Deste modo, este ano vai completar 18 anos da criação desta categoria no futebol feminino. Categoria esta que é de extrema importância, pois o futuro da modalidade se inicia nestes campeonatos. Jogadoras como Marta, Cristiane, Bárbara, Érika, Rafaelle, Debinha, entre tantas outras, representaram o Brasil na seleção sub-20.

Se nos propusermos a fazer uma viagem de 2002 até este momento, a seleção sub-20 durante sua história já disputou cerca de 112 partidas oficiais, marcou cerca de 330 gols. Para chegar nestes números foram utilizados dados das participações da seleção brasileira nos Mundias sub-20, nos Sul-americanos e também as partidas amistosas disputadas do ano de 2014 até esta presente data.

Muitas destas jogadoras que passaram pela seleção sub-20 marcaram literalmente seus nomes marcando gols com a camisa do Brasil. Com isso, após uma grande pesquisa realizada, o Planeta Futebol Feminino conseguiu apurar quem são as cinco maiores artilheiras desta categoria. Bora conferir?!

5º Duda – 10 gols

Foto: Divulgação – Liga_sud

A Duda é a única atleta desta lista que ainda representa a seleção brasileira sub-20. Deste modo, é a jogadora que ascendeu a este top 5 de forma mais rápida. O primeiro jogo da Duda com a seleção aconteceu em setembro de 2019 contra o Uruguai e nesta mesma partida marcou o seu primeiro gol. A meio-campista do Cruzeiro soma 10 gols com a camisa do Brasil e é muito provável que aumente seu número de gols no Sul-americano que vai começar já nesta semana.

4º Gabi Nunes – 11 gols

Foto: Getty Images/Fifa

A atacante do Corinthians, Gabi Nunes, representou a seleção nesta categoria entre o anos de 2015 e 2016. Durante sua passagem vestindo a camisa da seleção foi peça fundamental para o ataque da equipe brasileira. Seu primeiro gol foi contra os Estados Unidos em um torneio amistoso. Gabi Nunes encerrou sua participação na seleção sub-20 com um total de 11 gols, sendo que cinco destes foram marcados durante o Mundial de 2016, o que lhe rendeu a chuteira de prata da competição.

3º Ketlen – 13 gols

Foto: Reprodução / WEB

Ketlen esteve representando o Brasil na seleção sub-20 de 2008 até 2012. Durante este período a atacante disputou três Mundias, tantas participações fez com que ela se tornasse a terceira maior artilheira do Brasil nesta categoria. O seu primeiro gol foi contra o México em 2008, depois disso marcou mais 12 em sul-americanos. Com isso, totalizando, em sua passagem com a seleção, 13 gols verde-amarelos.

2º Geyse – 16 gols

Foto: Reprodução / Instagram

A jovem atacante esteve com a seleção sub-20 de 2015 até 2018, estando assim em dois ciclos diferentes reapresentando o Brasil. Seu primeiro gol, ou melhor, seus dois primeiros gols foram marcados contra a seleção do Peru em 2015. Porém o seu grande auge nesta categoria aconteceu em 2018, durante o sul-americano, quando se tornou a artilheira da competição marcando incríveis 12 gols, cinco destes na final contra o Paraguai. Os seus outros dois gols foram marcados em mundiais, com isso tendo 16 gols, o que fez com que se consagrasse como a segunda maior artilheira brasileira nesta categoria.

1º Marta – 23 gols

Foto: Lucy Nicholson – 23.jun.2019/REUTERS

Em primeiríssimo lugar não é nada mais nada menos do que a grande Marta. Ela é a maior artilheira da seleção principal e também a maior artilheira da seleção sub-20. Sua passagem por esta categoria se deu de 2002 até 2006, durante este período marcou um total de 23 gols em competições oficiais, sendo sul-americanos e mundiais. Sua estreia balançando as redes com a sub-20 aconteceu no jogo contra a França durante o mundial de 2002, na ocasião não saiu apenas o seu primeiro gol, mas sim os seus três primeiros gols. Este foi o primeiro hat-trick da história da Copa do Mundo sub-20.

Os números aqui apresentados não são considerados 100% oficiais, já que alguns torneios em que a seleção sub-20 participou, como o sul-americano de 2008, não possuem informações concretas nos sites das instituições responsáveis (CONMEBOL e CBF). O intuito desta matéria é manter os dados, que estão disponíveis, atualizados para não serem perdidos e que assim possam ser utilizados em pesquisas futuras.

Planeta Futebol Feminino

Todos os direitos reservados. 2021.