A competição vai se iniciar no dia 15 de março, com 03 jogos. E finaliza no dia 22 de setembro, com mais de 06 meses de duração
Após a realização do Conselho Técnico com todas as equipes participantes, a Diretoria de Competições da CBF divulgou a Tabela Básica do Brasileiro Feminino Neoenergia de 2024, que vai contar com 16 equipes e se inicia no dia 15 de março.
O principal torneio do futebol feminino brasileiro deve ter a duração de um pouco mais de seis meses, se encerrando no dia 22 de setembro. O formato continua o mesmo: as 16 equipes se enfrentam na primeira fase, em jogos únicos, e os oito melhores avançam para as quartas de final, e se enfrentam em cruzamento olímpico (1×8; 2×7; 3×6; 4×5), em jogos de ida e volta, eliminatórios até a grande final.
Os finalistas se classificam para a Libertadores Feminina de 2025 e os quatro piores são rebaixados para o Brasileiro Feminino A2 de 2025. A competição deve apenas ser transmitida pelo SporTV (toda a competição) e a fase final por parte da Globo. Os clubes mandantes devem transmitir os jogos da primeira fase que não estão sob os direitos do SporTV.
A primeira rodada não vai ter o confronto entre o campeão da A1 com o campeão da A2. O Corinthians, o maior e atual campeão do Torneio, estreia fora de casa, diante do Grêmio.
Estes são os jogos da primeira fase:
Santos x Real Brasília
Ferroviária x Botafogo
Palmeiras x Flamengo
Avaí/Kindermann x RB Bragantino
Fluminense x Atlético MG
Cruzeiro x São Paulo
América MG x Internacional
Grêmio x Corinthians
COMPETIÇÃO VALIOSA!
Na primeira fase, as equipes recebem 300 mil reais, além de terem todos os custos arcados pela CBF (arbitragem, exame anti-doping, viagens e hospedagens), e a cada fase que os times avançam, ganham mais 100 mil. No total, serão 6 milhões em premiações de cotas aos clubes.
A premiação da final também vai ser a maior da história, com 1,5 milhão para o vencedor e 750 mil para o vice, sendo 25% maior que no ano passado.